CCBB Educativo- Transversalidades e Lugar de Criação

PROGRAMA CCBB EDUCATIVO – ARTE E EDUCAÇÃO

Esta semana, o CCBB realiza o curso Transversalidades. Nele o professor, curador e artista Claudinei Roberto da Silva investiga o que os museus comunicam através de seus “Acervos Falantes“, visando realçar a importância vital dos museus enquanto equipamentos de educação e formação cidadã, observando o que eles têm a nos dizer a partir de seus acervos.

Para todos, incluindo os pequenos e suas famílias, duas opções de Lugar de Criação. Na versão digital, iniciando uma série de quatro encontros, o Lugar de Criação Digital abre um diálogo com o Patrimônio Cultural e Natural com o objetivo de conectar este tema com cotidiano dos participantes. Para quem prefere uma visita ao CCBB Brasília, o Lugar de Criação Presencial realiza a Oficina de Artes, com exercícios de experimentação de materiais, sons e movimentos em processos artísticos voltados à criação de imagens. Também presencialmente, com atenção às medidas de contenção do coronavírus, o CCBB Educativo ainda oferece as Visitas Mediadas e Visitas Mediadas em Libras.

O acervo do Museu Banco do Brasil e a exposição Egito Antigo- do cotidiano à antiguidade também poderão ser acessados presencialmente através das Visitas Mediadas e Visitas Mediadas em Libras. Já a modalidade Visitas para Escolas e Instituições, realizadas mediante agendamento, permanecem em modo on-line.

 

Sobre o CCBB Educativo

O Programa CCBB Educativo – Arte & Educação desenvolve ações que estimulam a experiência, a criação, a investigação e a reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Todo mês oferece visitas educativas, cursos, oficinas, encontros e práticas culturais. As atividades dialogam com a programação do CCBB e destinam-se a todos os públicos, com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, cultura e interessados.

PROGRAMAÇÃO DIGITAL

14/07 – TRANSVERSALIDADES – Acervos Falantes, com Claudinei Roberto da Silva

Sinopse: O que nossas coleções falam sobre nós? O encontro visa realçar a importância vital dos museus enquanto equipamentos de educação e formação cidadã, observando o que eles têm a nos dizer a partir de seus acervos. O professor, curador e artista Claudinei Roberto abordará os diálogos possíveis entre o museu e seu público.

Sobre o convidado: Claudinei Roberto da Silva nasceu em São Paulo, em 1963, vive e trabalha na cidade. Graduado em Educação Artística na Escola de Comunicações e Artes da USP Universidade do Estado de São Paulo. Em 2011 foi bolsista Programa “International Visitor Leadership Program” do Departamento de Estado do Governo dos Estados Unidos. Foi sub-coordenador do Educativo da 27ª Bienal de São Paulo (2007) e coordenador interino dos Núcleos de Educação do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, do Paço das Artes (2009/10). Foi Coordenador do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil (2010 a 2013) e coordenador Artístico Pedagógico do projeto multinacional “A Journey trough African diáspora” do American Aliance of Museuns em parceria com o Museu Afro Brasil e Prince George African American Museum (2013/14). Coordenou o Núcleo Educativo da 13ª edição de Bienal Naïfs do Brasil do SESC e itinerância (2016-2017). Realizou entre outras a curadoria da exposição “PretAtitude: insurgência, emergência e afirmação na arte afro-brasileira contemporânea” nos SESC São Carlos, Ribeirão Preto, Vila Mariana, Santos e São José do Rio Preto (2018/21) e Curador da exposição Sidney Amaral “O Banzo, o amor e a Cozinha” Museu Afro Brasil – São Paulo. (2014). Curador da “13ª Edição da Bienal Naïfs do Brasil” no SESC Piracicaba (2016) com Clarissa Diniz e Sandra Leibovitz. Como artista já participou de várias exposições individuais e coletivas entre elas: “Para nunca esquecer: Negras memórias, memórias de negros” no museu Oscar Niemeyer em Curitiba no Paraná em 2005, curadoria de Emanoel Araujo e “A nova mão afro-brasileira” curadoria de Emanoel Araujo para o Museu Afro Brasil de São Paulo em 2014. Tem algumas obras no Museu Nacional de Cultura Afro Brasileira MUNCAB na cidade de Salvador na Bahia.

Serviço:

Quarta, às 15h

Duração: 2h

Encontro em formato Webinar

Vagas: 500

Inscrições: 500

Classificação Indicativa: a partir de 16 anos

Inscrições: www.ccbbeducativo.com

Local: redes do CCBB e site do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação

__

16/07 – LUGAR DE CRIAÇÃO DIGITAL – O que é Patrimônio Cultural?

Sinopse: Entre julho e outubro, o Lugar de Criação abre um diálogo com o Patrimônio Cultural e Natural em uma série de quatro propostas que, em pequenos experimentos, conectam esse tema a nossa vida cotidiana. Nesta primeira atividade, que tal conhecermos o que é patrimônio cultural de uma maneira bem divertida? Vamos praticar juntos?

Serviço:

Sexta-feira, às 10h

Classificação Indicativa:  a partir de 3 anos

Local: redes do CCBB e site do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação

VISITAS PARA ESCOLAS E INSTITUIÇÕES

O que é: Atividades de mediação cultural para escolas e outras instituições em grupos de 10 a 45 pessoas, nos turnos da manhã, tarde e noite.

As visitas mediadas realizadas pelos educadores são sempre pautadas pela conversa em torno de temas relevantes do presente, como as produções artísticas que nos ajudam a compreendê-lo e o patrimônio cultural como forma de construção de nossa identidade, levando em consideração a pluralidade de nossos públicos.

Na modalidade virtual, as visitas acontecem mantendo essa vocação. Acreditamos que é possível manter a intensidade e a potência das conversas, mesmo à distância. A partir de ativações, questões e de uma escuta sempre atenta às experiências do público, os educadores prepararam visitas com temas distintos.

As atividades envolvem o contato com conteúdos das exposições em conversas e exercícios de reflexão e invenção, preparados e acessíveis para pessoas de todas as idades.

Serviço:

Durante todo o mês de julho

Duração: de 50min a 1h30min 

Capacidade: grupos de até 45 pessoas, com mínimo de 10 participantes.

Classificação indicativa: a partir de 5 anos. 

Inscrições: www.ccbbeducativo.com/visitas

__

PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL

 

17/07-LUGAR DE CRIAÇÃO- Oficina de Arte

Sinopse: Exercícios de experimentação de materiais, sons e movimentos em processos artísticos voltados à criação de imagens.

Sábados às 15h

Duração: 1h

Classificação indicativa: a partir de 3 anos

Capacidade: 24 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM.  Para esta atividade é emitido apenas um ingresso por CPF; o representante poderá estar acompanhado por até cinco (05) pessoas de sua família, com o mesmo ingresso. 

Inscrições: www.ccbbeducativo.com/atividades-infantis

__

VISITAS MEDIADAS

O que é: Visitas à exposição Egito Antigo- do cotidiano à antiguidade. Nessas visitas, educadores e público dialogam, trocam ideias, compartilham impressões sobre as obras, produzindo novos significados a partir das narrativas presentes nas exposições em cartaz.

Serviço:

Terças, quartas, quintas e sextas, às 10h, às 12h e às 18h.

Classificação indicativa: a partir de 5 anos

Capacidade: 6 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM

Inscrições: www.ccbbeducativo.com/visitas

__

VISITAS MEDIADAS EM LIBRAS

O que é: Nas visitas mediadas em Libras, ocorrendo simultaneamente em português, com tradução em língua brasileira de sinais (Libras), os educadores se juntam ao público para dialogar, trocar ideias, compartilhar impressões sobre as obras, produzindo novos significados a partir das narrativas presentes nas exposições em cartaz.

Serviço:

Quintas e sábados, às 18h.

Duração: 1 hora.

Classificação indicativa: a partir de 5 anos.

 Capacidade: 6 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM.

www.ccbbeducativo.com/visitas.

https://www.sympla.com.br/produtor/ccbbeducativo

__

PROGRAMAÇÃO DIGITAL

 

Assessoria de imprensa CCBB Educativo – Conteúdo Comunicação

Adriana Morais- (61) 98156-9563

Charlotte Vilela- (61) 98151-2400

conteudocomunicacao@gmail.com

 

Assessoria de imprensa CCBB: Bárbara Lusieux Dias Burnier – barbaraburnier@bb.com.br  – (11) 98968-4586

CCBB Brasília

Aberto de terça a domingo das 9h às 21h

SCES Trecho 2 – Brasília/DF | Tel.: (61) 3108-7600

E-mail: ccbbdf@bb.com.br   Site: bb.com.br/cultura

Redes sociais: facebook.com/ccbb.brasilia, twitter.com/CCBB_DF e instagram.com/ccbbbrasil

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.