Goiânia bate 50% de vacinados com a primeira dose e reduz taxa de ocupação de leitos de UTI

0

Enquanto Aparecida de Goiânia, com a população menor, atingiu 40% da vacinação da população adulta do município com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 com a aplicação de 170.797 doses

 

Durante a primeira semana do mês de julho, a taxa de ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) destinados a pacientes com Covid-19 da rede pública de Goiânia está em ritmo decrescente. No dia 01, 75,25% dos leitos estavam ocupados.

Nesta sexta-feira, 09, a ocupação está em 66,11%. De acordo com a pasta, dos 325 leitos implantados, 197 estão em uso, 27 bloqueados e 101 disponíveis. Nos nove primeiros dias deste mês, a taxa não passou de 75,85%, registrado no último dia 05.

Segundo o levantamento divulgado pela prefeitura de Goiânia, já receberam a primeira dose do imunizante contra a Covid-19 575. 981 pessoas o que representa quase 50% da chamada população vacinável no município. Com 899.443 doses recebidas e 814.123 doses de vacinas aplicadas na população desde o início da campanha, já foram totalmente imunizados 20,36% do público alvo, com segunda dose ou dose única.

O objetivo da prefeitura de Goiânia, de acordo com o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, é vacinar o maior número de pessoas possível. “Mais importante do que a idade é a quantidade de cidadãos vacinados, o que possibilita a diminuição da propagação do vírus”, reitera o secretário. A meta da capital é atingir 1.169.128 pessoas vacinadas maiores de 18 anos.

Para completar o ciclo de imunização completo, Goiânia lançou nesta semana um cronograma de aplicação da segunda dose das vacinas Astrazeneca e Coronavac. A estratégia adianta o reforço em cerca de cinco dias, respeitando a indicação dos laboratórios e garantindo imunização mais rápida da população.

Para a aplicação da segunda dose, foram determinados sete postos fixos, entre cinco escolas municipais, um salão comunitário e a Área I da PUC, todos na modalidade pedestre, sem agendamento. As datas do cronograma e locais de vacinação da segunda dose podem ser visualizados no site oficial da Prefeitura.

“A imunização é completa após a segunda dose da vacina, então temos tido o cuidado de chamar a atenção de todos que receberam a primeira dose, para que fiquem atentos e tomem a segunda dose assim que chegar a sua vez”, alerta o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz. “Estamos falando de vidas e os números mostram que estamos no caminho certo. A campanha segue trazendo esperança de dias melhores a todos que vivem em nossa querida Goiânia”, arremata.

Aparecida de Goiânia

Aparecida de Goiânia atingiu nesta terça-feira, 6 de julho, 40% da vacinação da população adulta do município com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 ao aplicar 170.797 doses. De acordo com a prefeitura de Aparecida, a população adulta com imunização completa, duas doses ou dose única, é de 13,8%, totalizando 58.370 pessoas vacinadas.

A população adulta é aquela aptas a se vacinar, conforme orientação do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, e que segundo o IBGE, é estimada em 422.600. A prefeitura de Aparecida lembra que a vacinação segue rigorosamente o PNI e de acordo com a quantidade de doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde, via Secretaria Estadual de Saúde.

Neste sábado, 10, Aparecida inicia a aplicação da primeira dose em todas as pessoas a partir de 37 anos de idade. Ou seja, independente da condição ou comorbidade, qualquer morador da cidade nessa faixa etária poderá ser vacinado mediante apresentação de documento de identidade, Cartão SUS de Aparecida e comprovante de endereço. Todos os oito postos vão funcionar, das 8 às 17 horas.

Os interessados podem procurar, sem necessidade de agendamento, os drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades. Quem preferir receber o imunizante nas Unidades de Saúde (UBS’s) dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim ou na Central Municipal de Imunização, precisa agendar pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. O acesso pode ser feito pelo site da Prefeitura (aparecida.go.gov.br). As vagas para as pessoas com mais de 37 anos serão liberadas ainda nesta sexta-feira, 09.

Maratona da Vacinação

Com intuito intensificar o ritmo de vacinação na capital, o prefeito Rogério Cruz, determinou a realização, neste final de semana, da primeira Maratona da Vacinação contra a Covid-19. A ação acontece no Paço Municipal, das 8h de sábado, 10, às 8h de domingo, 11, no sistema drive-thru, sem necessidade de agendamento. É destinada à aplicação da primeira dose do imunizante na população a partir de 43 anos, sem comorbidades. Além de carros, a população poderá utilizar moto e bicicleta para participar da ação.

Agendamento

Para facilitar o acesso da população ao imunizante, o município também viabilizou o agendamento da vacinação pelo site oficial da Prefeitura de Goiânia. “O nosso trabalho é garantir o acesso à vacina e, para isso, não poupamos esforços. Sabemos que a vacina salva vidas então esse é o nosso foco”, assegura Rogério Cruz. O agendamento também pode ser feito pelo aplicativo Prefeitura 24 horas.

Para utilizar o serviço de agendamento via web, o cidadão deverá acessar o link disponível na página inicial do Portal da Prefeitura, inserir o CPF e a mesma senha usada para acessar o aplicativo Prefeitura 24 horas. Caso ainda não tenha se cadastrado para acessar o app, é possível criar uma nova conta diretamente na página do serviço online. Para os cidadãos que já fizeram seu pré-cadastro pelo aplicativo, não é necessário realizar novo cadastramento, já que aplicativo e site compartilham a mesma base de dados.

anuncio patrocinado
Anunciando...