Comprar carros e automóveis é “cringe”? Veja as preferências econômicas da geração Z

0
A man's hand holding a car key

Quando o assunto são veículos, consumidores mais jovens têm mais interesse em uso do que em posse

 

A pandemia popularizou práticas que até então eram desconhecidas ou pouco comentadas, como é o caso do aluguel de carros, algo que vem ganhando destaque especialmente entre a geração Z (composta pelos jovens que nasceram na segunda metade da década de 1990). Não tem nada de “cringe” em financiar um carro novo, mas certamente é algo que pesa muito no bolso a longo prazo. Diante disso, muitos estão recorrendo aos aluguéis, que priorizam o uso, ao invés da posse.

Esse já era um mercado promissor antes da pandemia, mas sua explosão veio de 2020 em diante. Diversos fatores como os preços em alta e até mesmo a dificuldade dos fabricantes de produzir veículos novos tornaram o sonho de usufruir de um carro novo consideravelmente mais difícil. As locadoras foram a alternativa perfeita para tornar isso viável, sem se preocupar com dívidas extensas, já que tudo é feito à base de contratos temporários.

De acordo com Andy Palmer, ex-executivo de grandes montadoras como Aston Martin e Nissan, a tendência da geração Z é investir em serviços por assinatura, que são simples de fazer e não possuem nenhum tipo de amarra. Ele usa como exemplo o fenômeno dos serviços de streaming, que chegaram timidamente ao mercado e hoje dominam o setor do entretenimento.

O que contribui com esse sucesso é o estilo de vida e a renda dos jovens. Os serviços por assinatura acabam saindo muito mais em conta que qualquer tipo de financiamento, especialmente se tratando de veículos. Além disso, essa opção também se provou útil para aqueles que trabalham ou desejam trabalhar com aplicativos de carona, já que disponibiliza um carro de última linha por um preço bem mais acessível.

A geração Z foi a primeira a crescer com contato direto com a tecnologia, e isso foi decisivo em suas preferências de consumo. Para angariar esse público, é necessário oferecer serviços práticos e rápidos de solucionar, mas que também sejam mais individualizados. Os jovens de hoje se atraem pelo que melhor representa seus gostos, personalidade e ideais – três fatores que precisam andar lado a lado nesse mercado.

Sendo assim, está mais que comprovado que carro por assinatura vale a pena para qualquer um, especialmente para os jovens que não estão dispostos a abraçar posses tão cedo. É um modelo de negócios seguro, vantajoso e que tende a crescer ainda mais nos próximos anos.

anuncio patrocinado
Anunciando...