PROGRAMA CCBB EDUCATIVO – ARTE E EDUCAÇÃO

0

A Revolução pelo Afeto

A atividade digital Com a Palavra, é um dos destaques da programação do CCBB Educativo de julho. A visita é mediada pelo médico Vitor Pordeus, fundador do Núcleo de Cultura Ciência e Saúde, do Instituto Municipal de Assistência à Saúde Nise da Silveira, da Secretaria Municipal de Saúde Rio de Janeiro e fundador do Teatro de DyoNises, Hotel e Spa da Loucura e Universidade Popular de Arte e Ciência no Rio de Janeiro. Na visita mediada, Vitor propõe um percurso pela exposição Nise da Silveira: A Revolução pelo Afeto”, abordando o trabalho da revolucionária médica alagoana. Em cartaz no CCBB Educativo, a exposição pode ser acessada graças a atividades digitais como esta que acontece na segunda 12 de julho, às 10h.

Nise da Silveira é o Galileu da medicina, e seu telescópio é o Museu de Imagens do Inconsciente, uma das maiores e mais sistemáticas explorações no psiquismo humano, demonstrando cientificamente as teorias de seu mestre Carl Jung com quem Nise trabalhou em Zurich, na Suíça. O museu é uma obra pioneira em relacionar a produção de imagens, a expressão de arquétipos junguianos e a melhora clínica de esquizofrênicos/ psicóticos crônicos abandonados para morrer dentro do Hospício do Engenho de Dentro, o Hospício de Pedro II fundado pelo próprio imperador em 1852 e transferido para o subúrbio carioca em 1911“, explica Pordeus.

Ainda segundo o convidado, “no museu, Nise e sua equipe puderam detalhar e documentar milhares de casos de gravíssima doença mental que encontraram cura e novo sentido na realidade a partir da experiência científica da Emoção de Lidar, conforme a médica alagoana denominou. Seu trabalho constitui método científico de promoção de saúde mental e hoje é uma esperança e uma prática para milhares de trabalhadores de saúde mental e seus clientes no Brasil e no mundo. Ao lado de Nise da Silveira no Rio de Janeiro, destacamos obras paralelas de artistas psiquiatras como Osório Thaumaturgo Cesar em São Paulo, Hans Prinzhorn na Alemanha, Eric Cunningham-Dax na Inglaterra e na Australia, Frederick Hickling na Jamaica, Lula Wanderley discípulo de Nise e Lygia Clark, também no Rio de Janeiro, como exemplos da reprodutibilidade e eficácia clínica da abordagem psiquiátrica transcultural através das artes que a Dra. Nise é referência mundial e precisa se tornar referência na política pública de saúde mental brasileira“, afirma.

Sobre Vitor Pordeus

O convidado é médico formado pela UFF (2005), com vínculos com Wilhelm Agricola Research Fellow, Zabludowicz Center for Autoimmune Diseases, Chaim Sheba Medical Center, Tel Aviv University, Tel Aviv. Membro da Oxford University’s Centre for Values-based practice in health and social care em Oxford, Inglaterra desde 2014. Professor na Division of Social and Transcultural Psychiatry na McGill University em Montreal, Canadá desde 2015. Coordenador fundador do Núcleo de Cultura Ciência e Saúde, do Instituto Municipal de Assistência à Saúde Nise da Silveira, da Secretaria Municipal de Saúde Rio de Janeiro (2009-2016). Fundador do Teatro de DyoNises, Hotel e Spa da Loucura e Universidade Popular de Arte e Ciência no Rio de Janeiro (desde 2010).

Outras atrações

A semana traz ainda as Visitas para Escolas e Instituições, realizadas mediante agendamento, em modo on-line. Presencialmente, Visitas Mediadas e Visitas Mediadas em Libras ao acervo do Museu BB e exposição Egito Antigo- do cotidiano à antiguidade, e o Lugar de Criação, que esta semana oferece Jogos de Arte Encontros voltados à criação em artes, explorando brincadeiras e jogos de criação que envolvem estratégias das artes visuais, teatro, música, práticas corporais e escrita.

 

PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL:

 

10/07- LUGAR DE CRIAÇÃO

O que é: Vivências para todos os públicos com atividades artísticas de criação e mediação cultural que estimulam o convívio e o diálogo com as artes e com temas da atualidade.

Sinopse: Encontros voltados à criação em artes, explorando brincadeiras e jogos de criação que envolvem estratégias das artes visuais, teatro, música, práticas corporais e escrita.

Serviço:

Sábados às 15h

Duração: 1h

Classificação indicativa: a partir de 3 anos

Capacidade: 24 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM.  Para esta atividade é emitido apenas um ingresso por CPF; o representante poderá estar acompanhado por até cinco (05) pessoas de sua família, com o mesmo ingresso. 

Inscrições: www.ccbbeducativo.com/atividades-infantis

VISITAS MEDIADAS

O que é: Visitas à exposição Egito Antigo- do cotidiano à antiguidade. Nessas visitas, educadores e público dialogam, trocam ideias, compartilham impressões sobre as obras, produzindo novos significados a partir das narrativas presentes nas exposições em cartaz.

Serviço:

Terças, quartas, quintas e sextas, às 10h, às 12h e às 18h.

Classificação indicativa: a partir de 5 anos

Capacidade: 6 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM

Inscrições: www.ccbbeducativo.com/visitas

 

VISITAS MEDIADAS EM LIBRAS

O que é: Nas visitas mediadas em Libras, ocorrendo simultaneamente em português, com tradução em língua brasileira de sinais (Libras), os educadores se juntam ao público para dialogar, trocar ideias, compartilhar impressões sobre as obras, produzindo novos significados a partir das narrativas presentes nas exposições em cartaz.

Serviço:

Quintas e sábados, às 18h.

Duração: 1 hora.

Classificação indicativa: a partir de 5 anos.

Capacidade: 6 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM.

www.ccbbeducativo.com/visitas.

https://www.sympla.com.br/produtor/ccbbeducativo

PROGRAMAÇÃO DIGITAL

12/07 – COM A PALAVRA

O que é: Visitas mediadas realizadas por especialistas ou profissionais referência em temas diversos. Aborda as exposições a partir de outros campos de conhecimento, assim como múltiplos olhares, modos de conhecer e de se relacionar com a arte.

Sinopse: O médico Vitor Pordeus Vitor propõe um percurso pela exposição “Nise da Silveira: A Revolução pelo Afeto”, em cartaz no CCBB Rio.

Serviço:

Segunda, às 10h

Classificação indicativa Livre – recomendado para pessoas acima de 10 anos

Local: redes do CCBB e site do CCBB Educativo

Acesso: Evento gratuito

 

VISITAS PARA ESCOLAS E INSTITUIÇÕES

O que é: Atividades de mediação cultural para escolas e outras instituições em grupos de 10 a 45 pessoas, nos turnos da manhã, tarde e noite.

As visitas mediadas realizadas pelos educadores são sempre pautadas pela conversa em torno de temas relevantes do presente, como as produções artísticas que nos ajudam a compreendê-lo e o patrimônio cultural como forma de construção de nossa identidade, levando em consideração a pluralidade de nossos públicos.

Na modalidade virtual, as visitas acontecem mantendo essa vocação. Acreditamos que é possível manter a intensidade e a potência das conversas, mesmo à distância. A partir de ativações, questões e de uma escuta sempre atenta às experiências do público, os educadores prepararam visitas com temas distintos.

As atividades envolvem o contato com conteúdos das exposições em conversas e exercícios de reflexão e invenção, preparados e acessíveis para pessoas de todas as idades.

Serviço:

Durante todo o mês de julho

Duração: de 50min a 1h30min 

Capacidade: grupos de até 45 pessoas, com mínimo de 10 participantes.

Classificação indicativa: a partir de 5 anos. 

Inscrições: www.ccbbeducativo.com/visitas

Assessoria de imprensa CCBB Educativo – Conteúdo Comunicação

Adriana Morais- (61) 98156-9563

Charlotte Vilela- (61) 98151-2400

conteudocomunicacao@gmail.com

 

Assessoria de imprensa CCBB: Bárbara Lusieux Dias Burnier – barbaraburnier@bb.com.br  – (11) 98968-4586

CCBB Brasília

Aberto de terça a domingo das 9h às 21h

SCES Trecho 2 – Brasília/DF | Tel.: (61) 3108-7600

E-mail: ccbbdf@bb.com.br   Site: bb.com.br/cultura

Redes sociais: facebook.com/ccbb.brasilia, twitter.com/CCBB_DF e instagram.com/ccbbbrasil

anuncio patrocinado
Anunciando...