O que é consulta de gravame? Saiba a importância

0

 

 

Se você chegou até aqui, está procurando saber o que é consulta de gravame, não é mesmo? Neste artigo, vamos explicar o seu conceito, para que serve, como funciona, entre outras questões. O nosso objetivo é desenvolver um guia de um jeito simples, sem aqueles termos complicados.

 

O gravame é um documento muito importante, especialmente para as pessoas que pretendem comprar um carro usado. Nesse tipo de automóvel, é necessário verificar certas questões. Dentre as mais comuns, encontra-se: procedência, limitações, danos na estrutura, entre outros.

 

Para evitar problemas durante a negociação, vamos cobrir os seguintes tópicos.

 

  • Afinal, o que é Gravame?
  • O que preciso saber sobre gravame?
  • O gravame influência na compra de um seminovo?
  • Quem é responsável por fazer baixa no Detran?
  • Como descobrir se o Gravame deu baixa?

Afinal, o que é Gravame?

É um registro que certos carros contêm no Detran (Departamento Estadual de Trânsito) sobre o seu estado de origem. O que determina se o automóvel tem o documento ou não é a maneira como ele foi adquirido. Quando ocorre um financiamento, também haverá limitações nesse órgão público.

O que preciso saber sobre gravame?

Ao adquirir um veículo por financiamento, uma instituição financeira ou rede bancária também participa da transação. O documento é uma maneira de os intermediários serem comunicados e liberarem as ações do proprietário do automóvel, por exemplo, a transferência para outra pessoa.

 

Muita gente não sabe, mas existem certos tipos de restrições financeiras que estão relacionadas a esse registro. Abaixo, vamos explicar sobre a alienação fiduciária e o arrendamento mercantil.

Alienação fiduciária

Aqui, o automóvel está sob responsabilidade da financeira. O comprador fica bloqueado de efetuar a negociação até que o carro seja quitado.

Arrendamento mercantil

Trata-se de um contrato que é desenvolvido entre a pessoa física e jurídica. Nele, o credor cede ao devedor, por um determinado período e valor, o uso do automóvel. Os dados sobre o arrendamento são acoplados aos documentos dos carros para bloquear a transferência até que o contrato seja finalizado.

O gravame influência na compra de um seminovo?

Ao contrário do que muita gente imagina, o gravame pode influenciar na aquisição de um carro seminovo. Você não deve adquirir um veículo que contém esse bloqueio. Não feche uma negociação até que o dono do carro adquira o gravame negativo.

 

Para ter direito a esse documento, é necessário quitar o valor do financiamento com a instituição financeira. Dessa forma, o banco não tem mais relação com o veículo e ele pode ser transferido sem problemas.

 

Mas você deve estar se perguntando: como descobrir se a negociação foi finalizada? Basta acessar o site do Detran da sua cidade. Dessa forma, evitará futuros problemas.

Quem é responsável por fazer baixa no Detran?

O proprietário do automóvel não é responsável por fazer a baixa no Detran. É a financeira que tem como missão comunicar ao órgão que o débito pendente foi quitado. Ele também emite uma certidão que prova o saldo do débito.

 

A administração dos gravames é conduzida pelo Sistema Nacional de Gravames (SNG). A comunicação é feita de forma online. Nela, os bancos e financeiras podem ter mais domínio da emissão e baixa dos financiamentos.

Como descobrir se o Gravame deu baixa?

O Certificado de Registro de Automóveis (CRV) contém um campo que mostra se o automóvel contém gravame. Para facilitar a rotina do proprietário, o Detran também oferece uma ferramenta para que você descubra se o veículo tem alguma limitação.

 

Após descobrir o que é consulta de gravame, agora você estará mais tranquilo para adquirir qualquer veículo seminovo. A Karvi Brasil é uma das melhores opções para quem está pensando em ter um carro zero quilômetro. Os automóveis contêm certificação mecânica de mais de 280 itens, garantia de 1 ano, documentação em dia e monitoramento durante o processo.

 

 

 

anuncio patrocinado
Anunciando...