Casal morre após consumir solvente comprado como óleo de semente de abóbora

0

Caso aconteceu no Espírito Santo; composto tóxico foi o mesmo que no começo do ano matou 10 pessoas após ser misturado em cerveja no estado de Minas Gerais

 

Com o resultado da perícia nesta terça-feira (6/7), a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) concluiu o inquérito que investigava a morte de Rosineide e Willis Oliveira. O casal foi vítima de uma intoxicação por Dietilenoglicol, um solvente industrial, que estava em um suposto óleo de semente de abóbora consumido após compra na internet.

O solvente foi o mesmo que matou 10 pessoas no começo de 2020 ao ser misturado com a cerveja Belorinzontina, da Backer, em Minas Gerais. O casal foi internado ainda em fevereiro deste ano, a mulher morreu no dia 15 do mesmo mês e o homem em 16 de março.

A polícia começou a investigar as causas da morte do casal — sob o comando de Rodrigo Rosa, delegado do 12º Distrito Policial da Serra — após o filho deles suspeitar do óleo de semente de abóbora. “Fizemos um laudo preliminar e constatamos que não era óleo de semente de abóbora. Em buscas na sede da empresa desse suspeito, o que encontramos foi um local improvisado, com produtos armazenados, inclusive, ao lado de um vaso sanitário. Ele usava óleo de girassol com corantes e saborizantes”, detalhou Rosa ao portal G1.

Prisão

Segundo as investigações, o homem responsável pelo óleo de semente de abóbora tóxico foi preso por estelionato, crime contra a ordem econômica, falsificação de produto terapêutico e agora por homicídio culposo. Ele tem 34 anos e não teve a identidade revelada pela polícia.

Para chegar até o homem que vendia os supostos óleos de semente de abóbora na cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo, a PCES fez uma operação conjunta com a Polícia Civil de São Paulo (PCSP).

De acordo com a perita criminal que fez a análise do produto, Daniela de Paula, a substância ingerida pelo casal não tinha nada de óleo vegetal, além de ter uma quantidade de dietilenoglicol 130 vezes maior do que o suportado por um adulto por via oral. O solvente causa casos graves de insuficiência renal e hepática, que podem levar até a morte.

anuncio patrocinado
Anunciando...