Conversas sobre arte e cultura reúnem artistas de vários países

22º CENA CONTEMPORÂNEA

FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE BRASÍLIA

 

ENCONTROS DO CENA 2021

Memória, afeto, revolução

7 a 10 de julho de 2021

 

 

Começam amanhã, quarta-feira, dia 7 de julho, mais uma edição dos Encontros do Cena – Espaço Internacional de Intercâmbio e Cooperação Cultural, que há 11 anos vêm contribuindo para a reflexão e o debate em torno das artes e cultura no Brasil e no mundo. Sob o tema “Memória, afeto, revolução”, serão promovidas três conversas, com criadores de várias partes do mundo. Tudo isso começa com “Conversas Transoceânicas”, um papo que vai reunir o ator brasileiro Chico Diaz, a atriz e diretora angolana Zia Soares, a bailarina e coreógrafa moçambicana Edna Jaime e a escritora e diretora portuguesa Patrícia Portela. Os Encontros do Cena vão acontecer até o próximo dia 10, sempre às 17h, e podem ser acompanhados ao vivo pelo canal YouTube do Cena – youtube/cenabsb.

 

Além desse debate sobre criação artística e identidades interculturais Brasil/Áfricas/Portugal, teremos, na sexta-feira, dia 9, uma mesa para falar sobre transformações íntimas e sociais na América Latina – contando com a presença de criadores que participam da programação do Cena 2021, como o chileno Mauro Vaca Valenzuela, o uruguaio Gabriel Calderón e a peruana Diana Daf – e, no sábado, dia 10, o papo sobre corpo negro criativo e denunciante na cena, com a presença do francês Smaïl Kanouté, a bailarina, coreógrafa e diretora brasileira Cristina Moura e o ator e educador brasileiro Wallace Lino.

 

A programação dos Encontros do Cena estará 100% disponível online, sem inscrições prévias e com uma duração média de 1h30. Pelo chat do canal, vai ser possível participar, enviando perguntas e/ou comentários.

 

PROGRAMAÇÃO

 

ü  07/07 (quarta) às 17h – Conversas Transoceânicas

Um diálogo sobre a relação cultural entre Brasil, Portugal e países africanos lusófonos na perspectiva poética e artística. O encontro propõe um debate entre os artistas da cena e transitará entre a história, os limites, as curas, a contemporaneidade e a língua portuguesa, estimulando reflexões culturais e poéticas sobre presente, passado e futuro dessas relações.

 

Fala de abertura: Guilherme Reis (Cena Contemporânea)

 

Participam: Edna Jaime (Moçambique), Zia Soares (Angola-Portugal) do Teatro Griot, Chico Diaz (Brasil), Patrícia Portela (Portugal).

Mediação: Gonçalo Amorim (Portugal)

 

 

ü  09/07 (sexta), às 17h

América do Sul: Memória / Afeto / Revolução

 

Artistas da América do Sul se encontram para conversar, a partir da perspectiva de suas obras e de suas memórias afetivas – íntimas e coletivas – as suas relações com as transformações sociais vividas em cada um de seus países.

 

Participam: Mauro Vaca Valenzuela (Chile), Diana Daf (Perú), Gabriel Calderón (Uruguai), Alexandre Dal Farra (Brasil), Patricia Ariza (Colômbia – Teatro Candelária)

Mediação: Felipe Assis (Brasil)

 

 

ü  10/07 (sábado), às 17h

Corpos Negros: O Olhar da Arte

 

O coreógrafo, dançarino e artista visual francês Smaïl Kanouté abriu a 22ª edição do Cena Contemporânea com um conjunto de obras intitulado “Corpo e Identidades”. No último dia de festival – depois de uma incursão criativa por obras brasileiras, portuguesas, chilenas, peruanas, uruguaias – convidamos o artista para conversar com artistas de referência no Brasil, sobre temas como as identidades e o cruzamento de linguagens.

 

Participam: Smaïl Kanouté (França), Cristina Moura (Brasil), Wallace Lino (Brasil)

Mediação: Jaqueline Fernandes (Brasil)

 

 

 

22º CENA CONTEMPORÂNEA – FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE BRASÍLIA

Direção geral e curadoria: Guilherme Reis

Coordenação geral: Michele Milani

Direção artística: Carmem Moretzsohn

Produção: Clara Nugoli

Coordenação atividades paralelas: Mariana Soares

Programação visual: JJBZ

 

O festival foi contemplado pelo FAC – Fundo de Apoio à Cultura – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF e pelo Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas do Programa Iberescena. 

 

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.