8 Dicas valiosas para nunca cair em golpes na internet

0

Talvez não haja um único usuário frequente da internet que não tenha sofrido uma tentativa de fraude cibernética. Golpes como o do Whatsapp clonado, cobranças de dívidas por email e SMS com mensagem suspeita de bancos e financeiras já fazem parte da nossa realidade.

Mas os fraudadores também estão melhorando seus esquemas. Compreender os princípios gerais de segurança evitará cair em uma armadilha específica.

Conheça os tipos mais comuns de fraude online e o que fazer se cair em uma dessas armadilhas.

1 – Compras online fraudulentas

Os golpistas criam lojas online falsas que oferecem produtos de marca a preços incrivelmente baixos. Ao fazer compras nessas lojas, você corre o risco de comprar coisas “falsas” ou simplesmente transferir dinheiro para a conta de golpistas. Essas lojas desaparecem muito rapidamente, levando consigo os dados bancários de clientes crédulos.

Como proceder?

Leia as avaliações dos clientes antes de fazer uma compra. Tente entrar em contato com a loja por telefone ou e-mail – os golpistas geralmente não respondem. Faça compras em sites conhecidos e relativamente confiáveis.

2 – Vitória repentina na loteria

Chega a boa notícia em seu e-mail que você ganhou um milhão ou outra quantia impressionante na loteria de pessoas selecionadas aleatoriamente. Apenas uma coisa é exigida de você – pagar pela transferência de dinheiro para sua conta … Infelizmente, isso é um “golpe” e o dinheiro que você transferiu vai acabar no bolso de bandidos.

Como proceder?

Se você não se lembra de que participou da loteria, cancele imediatamente a assinatura de tais correspondências e exclua a correspondência. Se você entrou na loteria, verifique quem é o remetente da carta e entre em contato com uma atendente da Caixa, responsável pelas Loterias, para ter certeza de que realmente ganhou. Lembre-se de que os golpistas, via de regra, lucram com a ingenuidade e a ganância humanas, e os ganhos são sempre concedidos sem qualquer pagamento – no local ou por transferência.

3 – Contratos de assinatura ocultos

A empresa, ostensivamente oferecendo os serviços de um provedor de Internet, dá aos novos clientes um “período de teste” gratuito – uma assinatura mensal ou anual. Geralmente, é oferecida a opção de encerrar a associação antes do final do período de avaliação. No entanto, verifica-se que o processo de rescisão é tão intrincado e complexo que é praticamente impossível passar por ele. Na melhor das hipóteses, você terá que pagar por outro período de assinatura de um serviço cuja qualidade nem mesmo remotamente corresponde à declarada.

Como proceder?

Sempre leia os termos e condições e a política de privacidade que você deve confirmar. Certifique-se de que você pode cancelar facilmente sua assinatura a qualquer momento e lembre-se da data em que o período de avaliação termina. Antes de firmar um contrato, digite o nome da empresa no Google e para ver se existe e se alguém já fez uma reclamação a respeito. Vá para o Internet Bank ou ligue para o contato do seu banco e verifique se a taxa de assinatura não foi cobrada de sua conta. Tente não fornecer suas informações bancárias a serviços desconhecidos por um período de teste.

4 – Promessas de milhões

Os fraudadores criam sites “falsos” ou perfis de mídia social que mostram uma vida de luxo e muito dinheiro. Tudo isso acompanhado de uma incrível história de sucesso ao alcance de todos. Você só precisa adquirir o “pacote de conhecimento necessário” e abrir as portas para uma vida despreocupada! Na verdade, eles vão mandar teorias banais que estão disponíveis na Internet de graça e não têm nada a ver com a vida real, ou ofertas para investir em projetos duvidosos. Como resultado, alguém certamente ganhará muito dinheiro, mas é improvável que seja você.

Como proceder?

Se você decidir investir, invista tanto dinheiro quanto puder perder. Pesquise no Google informações sobre a empresa e seus investimentos propostos. Cuidado com as transações com criptomoedas, ações e ouro em plataformas de negociação: elas podem ser legais, mas ainda assim, 9 em cada 10 novatos geralmente perdem todo o seu dinheiro devido à falta de experiência.

5 – Por favor atualize seus dados

O objetivo deste esquema é convencê-lo a compartilhar informações valiosas, como detalhes do seu cartão, para supostamente verificar sua identidade e atualizar seus dados. Essas cartas geralmente se parecem com mensagens oficiais enviadas por bancos ou outras instituições.

Como proceder?

Observe o endereço do remetente e verifique se ele contém letras ou números extras. Se a mensagem parecer suspeita, exclua-a e denuncie a tentativa fraudulenta à instituição real. Tente não abrir arquivos suspeitos, pois até mesmo os programas antivírus mais avançados às vezes não conseguem identificar ataques cibernéticos.

6 – Conteúdo estranho de um amigo

Tendo obtido acesso ao e-mail do usuário, os golpistas podem enviar mensagens a seus amigos e conhecidos, oferecendo-se para abrir um link ou um aplicativo que contenha um vírus. Se você fizer isso, os golpistas terão acesso ao seu e-mail e ao seu conteúdo. Normalmente, essas mensagens são muito curtas e lacônicas, tipo, “abra isso, você está engraçado aqui” ou “olha a foto que encontrei na internet”.

Como proceder?

Entre em contato com o remetente antes de abrir arquivos obscuros e suspeitos. Normalmente ele nem sabe que caiu na armadilha de golpistas e seu e-mail é usado para encontrar novas vítimas.

7 – Questionários de mídia social

Questionários e testes solicitando que você descubra com que tipo de animal ou celebridade você se parece são frequentemente criados para obter seus dados e, em seguida, usá-los em esquemas fraudulentos.

Como proceder?

Por mais que você queira saber qual é a estrela de Hollywood que você se parece, evite fontes desconhecidas e não use o conteúdo que elas contêm.

8 – Sites de notícias falsas

Sites de notícias falsos não só enchem a Internet e, consequentemente, nosso cérebro com todo tipo de bobagem e mentiras, mas também podem ser uma armadilha com anúncios, abrindo os quais, você irá baixar automaticamente software malicioso para o seu computador.

Como proceder?

Leia fontes confiáveis ​​e não se deixe enganar por manchetes em voz alta em sites obscuros. Pense criticamente.

Nem todos são esquemas fraudulentos usados ​​na Internet, portanto, seja cuidadoso e avalie criteriosamente cada uma de suas ações.

anuncio patrocinado
Anunciando...