Organização da Sociedade Civil (OSC) conta sobre a sua obra e indica títulos similares para quem deseja entender os aspectos que envolvem um processo adotivo
Brasília, 2 de julho de 2021 – No mês de janeiro deste ano, o Grupo Aconchego lançou o livro “Adoção Tardia – Relatos de famílias nascidas de uma escolha”. O projeto tem o intuito de apresentar relatos de pais e mães que se uniram para registrar as suas histórias com a adoção de crianças mais velhas e adolescentes. As vendas da obra, que pode ser adquirida virtualmente (https://cutt.ly/5z4xIk9), são repassadas em benefícios de projetos como Apadrinhamento Afetivo e Família Acolhedora.
A ideia do livro surgiu em um dos encontros realizados pelo Grupo Aconchego, com pais que compartilham experiências sobre o assunto. “Os pais vivem etapas parecidas, contam um com o outro. É um processo de reviver histórias e trocar apoio. E, então, pensamos: por que não escrever um livro?”, explica Soraya Pereira, presidente do Grupo Aconchego.
Sabe-se que a preferência da maioria das pessoas que está na fila para adotar é por crianças menores. Atualmente, existem mais de 34 mil pretendentes para adoção, entretanto, menos de 10% optam por quem já está acima dos oito anos. Os bebês, quando são entregues para adoção, de uma forma geral, encontram mais rapidamente uma família para chamar de sua e passam por menos dificuldades relativas ao abandono.
Por essa razão, o livro do Aconchego se torna necessário. Com a iniciativa, o Aconchego leva conhecimento e vivências práticas – com histórias reais e emocionantes – para os indivíduos que buscam construir uma família por meio dos processos de adoção. Dessa forma, é possível desmistificar preconceitos enraizados da adoção de crianças mais velhas e adolescentes.
“Este livro foi escrito a muitas mãos, direta e indiretamente. Mãos que estão aqui nomeadas, mãos cujos nomes não aparecem na lista de autores, mãos que estão a milhares de quilômetros de distância, mãos que nunca vimos ou conhecemos. Ele é resultado do esforço de dezenas de famílias para, com honestidade e respeito, registrar suas experiências com a adoção”, explica Soraya.
Para quem se interessa pelo assunto, a Organização da Sociedade Civil (OSC) também indica outras obras, relacionadas ao mundo da adoção, para serem conhecidas. Confira:
1. Adoção e Doação. Halia Pauliv de Souza. Ed Juruá
2. Adoção: Duas mães para uma vida, Anete Hilgemann, Editora Rígel, 2010
3. Adoção: exercício de fertilidade afetiva, Hália Pasuliv de Souza, Ed. Paulinas, 2008
4. Adoção: Origem Segredo e Revelação. Luis Schettini Filho. Ed. Bagaço
5. Adoção: os vários lados dessa história. Luiz Schettini Filho e Suzana Schettini. Edições Bagaço. Recife. 2006
6. Adoção – Significados e Possibilidades, Leila Dutra de Paiva. Ed Casa do Psicólogo
7. Adoção Tardia: Da família sonhada à família possível, Marlizete Maldonato Vargas, Casa do Psicólogo
8. Adoção Tardia: Relatos de famílias nascidas de uma escolha. Org. Soraya Pereira Rodrigues. Edição dos Autores. Brasília. 2020
9. Aspectos Psicológicos da Adoção, Lidia Natalia D. Weber, Juruá Editora Ltda. 1999
10. Amor Perdido Amor, Luiz Schettini Filho. Ed. Bagaço, 2000
11. Caminhos da Adoção, Claudia Fonseca, Ed Cortez
12. Compreendendo o Filho Adotivo, Luis Schettini Filho, Ed. Bagaço, 2006
13. Compreendendo os Pais Adotivos, Luis Schettini Filho, Ed. Bagaço, 1998
14. Diálogos sobre adoção, Maria Ducatti, Ed Casa do Psicólogo, 2004
15. Histórias de Adoção – As Mães. Ana Amélia Macedo e Solange Diuana. Letra e Imagem. Rio de janeiro. 2017
16. Histórias de Adoção – Os Pais. Ana Amélia Macedo e Solange Diuana. Letra e Imagem. Rio de janeiro. 2017
17. O filho de mil homens. Valter Hugo Mãe. Cosac & Naify. 2012
18. Os Caminhos do Coração, Maria Tereza Maldonado
19. Pais e filhos por Adoção no Brasil, Lidia Natalia D. Weber,Juruá Editora Ltda.
20. Por que ser feliz quando se pode ser normal? Jeanette Winterson. Record. 2014
21. Pós-Adoção: Depois que o filho chegar. Hália Pauliv de Souza. Juruá Editora Psicologia. Curitiba. 2015
22. Tempo de Espera: Como vivem as crianças, o casal e os trabalhadores sociais a espera da adoção. Antonio D’Andrea. Instituto de Terapia Familiar. São Paulo. 2012
23. Tornando-se pais: A adoção em todos os seus passos. Gina Khafif Levinzon. Casa do Psicólogo. São Paulo.2014.
24. Vinte coisas que FILHOS ADOTADOS gostariam que seus pais adotivos soubessem, Sherrie Eldridge. Ed Globo, 2004
Sobre o Grupo Aconchego – O Aconchego é uma entidade civil, sem fins lucrativos, fundada em dezembro de 1997, que trabalha em prol da convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em acolhimento institucional.
Filiado à Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção – ANGAAD o aconchego é reconhecido como referência em Brasília e conta com grande projeção nacional na criação de tecnologias sociais com vistas à garantia do direito das crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária, por meio de ações de intervenção com potencial para a transformação social e cultural.