Astrônomos descobrem cometa que pode ser o maior da história

Enorme rocha tem entre 100 e 200 quilômetros de diâmetro e massa mil vezes maior do que de outros cometas estudados

 

 

Pedro Bernardelli e Gary Bernstein, dois astrônomos da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, descobriram, em meados de junho deste ano, o cometa que, possivelmente, é o maior já registrado na história. Outros cientistas chegaram a observar o mesmo corpo rochoso no espaço, em 2014, mas não conseguiram confirmar que se tratava de um cometa a partir dos dados coletados.

O astro tem entre 100 e 200 quilômetros de diâmetro e massa mil vezes maior do que a da maioria dos cometas já estudados. O Halley, um dos mais conhecidos pela população em geral, por exemplo, tem aproximadamente 5,6 quilômetros de diâmetro.

Segundo a Nasa, agência espacial norte-americana, não existe o risco de uma colisão do cometa Bernardelli-Bernstein, como foi chamado, com a Terra. No entanto, um possível impacto com a superfície do planeta poderia causar desde mudanças no clima até acabar com a humanidade. O asteroide que provocou a extinção dos dinossauros teria 11 quilômetros de diâmetro e formou no local do choque uma cratera de 200 quilômetros

O corpo celeste deve atravessar o Sistema Solar interno, região onde orbitam Mercúrio, Vênus, Terra e Marte, até 2031 e provocar um verdadeiro espetáculo para nós, aqui na Terra, uma vez que esta será a primeira vez que ele chegará tão próximo do Sol em milhões de anos.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.