TEAs – transtorno do espectro do autismo, são quase 5 vezes mais comuns entre os meninos (1 em 42) do que entre as meninas (1 em 189)

0

1 em cada 54 crianças foi identificada com um transtorno do espectro do autismo (TEA) nos Estados Unidos. Os dados são do CDC (Centers for Disease and Prevention [CDC], 2020).

TEAs – transtorno do espectro do autismo, são quase 5 vezes mais comuns entre os meninos (1 em 42) do que entre as meninas (1 em 189).

Aqui no Brasil, os dados ainda são muito limitados, mas informações do Censo Escolar mostram que o número de alunos com autismo que estão matriculados em classes comuns no Brasil aumentou 37,27% entre os anos de 2017 (77.102) e 2018 (105.842). A estimativa é de que o país tenha aproximadamente 2 milhões de pessoas com autismo, já que já ultrapassou os 200 milhões de habitantes.

O autismo é um espectro de transtorno do desenvolvimento neurológico, geralmente caracterizado por atraso na comunicação social; déficit nas interações sociais; comportamentos restritos e repetitivos.

Alguns sinais já podem ser entre 2 e 3 anos de idade. Por isso o diagnóstico precoce é a chave para o tratamento precoce e só quem pode diagnosticar é o médico.

Até o fim deste ano, Brasília vai receber uma filial da clínica Equanimity, que chega ao Brasil com a qualidade e a excelência do padrão norte americano na prestação dos serviços em ABA. A Equanimity, que é oficialmente uma empresa da ABA internacional, também irá abrir uma clínica na cidade.

Criada nos Estados Unidos, a Análise do comportamento aplicada (ABA), é um dos poucos tratamentos terapêuticos para o autismo recomendado pela National Autistic Society como um método para ajudar a melhorar a qualidade de vida de crianças com autismo.

A responsável pela Equanimity, é a Dra. Kelly Negrón. Nascida em Caracas, na Venezuela, ela se mudou para os Estados Unidos ainda criança. Lá começou os estudos na San Francisco State University. Depois, se mudou para Roma, Itália, onde estudou na The American University of Rome.

anuncio patrocinado
Anunciando...