Saiba o que está por trás do boom do social trading na América Latina

Tiago Cardoso, IX Social Product Manager da INFINOX Capital traz dicas para os novos traders que têm o seu primeiro contato com o trading online

Tiago Cardoso, IX Social Product Manager da INFINOX Capital, afirma que o crescimento do social trading, de moedas a commodities em toda a América Latina, é muito mais do que uma tendência. Para ele, o momento reflete a coincidência perfeita de três tendências distintas. Primeiramente, as taxas de juros (reais e nominais) que permanecem em níveis baixos e históricos em toda a região; em alguns casos, abaixo de zero em termos de retorno. “É provável que isso continue assim num futuro próximo, logo, é natural que os investidores busquem retorno em outro lugar”, disse ele, completando que: “em segundo, as restrições que foram impostas devido à pandemia da COVID-19 normalizaram a ideia de se trabalhar em casa, um fator chave para a adoção do trading online, como vimos em outros mercados”.

Desde o início da pandemia, a tecnologia -e o trading online, em particular – têm garantido que a quantidade de operações de negociação online se mantenha consistente. De acordo com a Bloomberg, o número de operações de negociações aumentou acentuadamente no primeiro trimestre de 2020 (conforme a pandemia foi se tornando global), incluindo derivativos, o que pode ser notado mais visivelmente em contratos a termo, que subiram 40% em março. “Hoje, por exemplo, os traders de moeda de varejo nos EUA quase superam seus colegas institucionais; o trading feito a partir de casa, precipitado pela tendência de trabalhar em home office explica, de certa forma, essa tendência. E esse efeito está começando a se enraizar na América Latina; de acordo com pesquisa da Organização Global do Trabalho, 31% das ocupações podem ser realizadas remotamente na Argentina, taxa semelhante às já observadas no Chile (27%), Brasil (27%) e Uruguai (26%). Portanto, esta é uma tendência que veio para ficar”, afirma Tiago.

E os números se refletem no negócio da empresa. No último trimestre, a INFINOX Capital registrou volumes recordes de novos clientes e de trading em sua própria plataforma, o IX Social, em toda a região. “O trading social literalmente vira a natureza competitiva do trading tradicional de cabeça para baixo. Em vez de competir com especialistas, os traders agora podem segui-los, além de aprender diretamente com eles. Na verdade, é um novo tipo de trading: baseado na colaboração e compartilhamento, ao invés da competição aberta. Ou seja, estamos falando de traders das gerações Y e Z, vindos de uma cultura da chamada ‘economia compartilhada’ e soluções de ‘crowdsourcing’ para dar fim aos problemas. Para eles, o comércio social é uma extensão lógica dele”, acrescenta.

Para isso, Tiago Cardoso traz algumas orientações simples para os ‘novos traders’ – millennials ou não – que procuram experimentar o trading social por conta própria.

Confira as cinco dicas do especialista!

 

  1. Mantenha-se informado: para que uma negociação on-line tenha sucesso, é preciso estar bem informado sobre o mercado. Leia, estude e fique por dentro das novidades do mercado em geral, principalmente do financeiro tradicional, que acaba ditando as regras.

  1. Participe de comunidades de trading online: no mundo digital, é natural que cada vez mais ações também sejam digitais. Participar de um aplicativo voltado para a comunidade de trading online permitirá o acesso aos principais mercados financeiros, ao mesmo tempo que compartilha conhecimentos, negociações e experiências com traders que têm ideias semelhantes, o que se chama Social Trading.

  1. Faça um orçamento: é fundamental para não perder dinheiro. Como todo investimento tem risco, o ideal é fazer um plano com um valor que será investido em um determinado período. Assim, você estará mitigando riscos e tendo uma melhor chance de ter um retorno vantajoso.

  1. Não deixe que as emoções tomem controle de você: embora muitos traders iniciantes saibam disso, operar com base em um impulso emocional geralmente resulta em perda de dinheiro. Portanto, é necessário entender as motivações por trás da negociação com viés emocional para mitigar o risco de tomar decisões ruins no trading.

  1. Cuidado com os golpes – eles existem e, embora possam estar evoluindo, você precisa estar equipado com o conhecimento e a educação adequados antes de entrar no mercado. Além disso, busque apenas parcerias com brokers de renome que ofereçam diversas oportunidades de investimento, além de serem reconhecidos por autoridades regulatórias legítimas e proeminentes.

Sobre a INFINOX

INFINOX Capital é uma provedora global de serviços financeiros online com sede na cidade de Londres. Autorizada e regulamentada pela Autoridade de Conduta Financeira, ela permite que clientes em todo o Reino Unido, UE e outros países negociem uma ampla gama de classes de ativos, de câmbio a ações e commodities. Seu negócio é baseado na integridade e confiança e oferece aos clientes o acesso a uma variedade de ferramentas de inteligência de mercado, bem como produtos dinâmicos, parâmetros competitivos de trading e atendimento premium personalizado. www.infinox.co.uk

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.