O céu como patrimônio histórico, cultural e natural da humanidade
O CCBB Educativo- Arte e Educação encerra a programação de junho com uma edição de Transversalidades, curso voltado para professores e educadores, que aborda temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando as questões presentes nas exposições às urgências e reflexões cotidianas.
Em “A resiliência das estrelas: o céu como patrimônio histórico, cultural e natural da humanidade”, Alan Alves-Brito, mestre e doutor em Ciências, aborda o céu diurno e o céu noturno numa perspectiva museológica, de valor cultural, histórico e natural, em que variadas narrativas de povos distintos que passaram pela Terra serão revisitadas, traduzindo a resiliência de estrelas, planetas e da própria Via-Láctea.
Alan Alves-Brito é homem negro, nordestino, astrofísico, mestre e doutor em ciências, com pós-doutorados no Chile e na Austrália. Professor adjunto no Instituto de Física da UFRGS, desenvolve atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Integra os Programas de Pós-graduação em Física, Ensino de Física e coordena o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos da UFRGS. Autor de 2 livros de educação/divulgação, um deles finalista do Prêmio Jabuti 2020 na categoria Ensaio de Ciências, tem experiência em temas variados de astrofísica, educação e divulgação da Astronomia e da Física. É idealizador e coordenador dos projetos Zumbi Dandara dos Palmares e Akotirene Kilombo Ciência, ambos voltados para a promoção da equidade racial na educação básica.
A semana ainda terá Visitas Mediadas e Visitas Mediadas em Libras, no modo presencial, e Visitas para Escolas e Instituições, no modo digital.
__
Sobre o CCBB Educativo
O Programa CCBB Educativo – Arte & Educação desenvolve ações que estimulam a experiência, a criação, a investigação e a reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Todo mês oferece visitas educativas, cursos, oficinas, encontros e práticas culturais. As atividades dialogam com a programação do CCBB e destinam-se a todos os públicos, com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, cultura e interessados.
PROGRAMAÇÃO DIGITAL
30/06 TRANSVERSALIDADES – A resiliência das estrelas: o céu como patrimônio histórico, cultural e natural da humanidade, Com Alan Alves-Brito
Quarta, às 15h
Duração: 2h
Encontro em formato Webinar
Acessível em libras
Vagas: 500
Classificação indicativa: a partir de 16 anos
Inscrições: www.ccbbeducativo.com
Local: redes do CCBB e site do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação
__
VISITAS PARA ESCOLAS E INSTITUIÇÕES
O que é: Atividades de mediação cultural para escolas e outras instituições em grupos de 10 a 45 pessoas, nos turnos da manhã, tarde e noite.
As visitas mediadas realizadas pelos educadores são sempre pautadas pela conversa em torno de temas relevantes do presente, como as produções artísticas que nos ajudam a compreendê-lo e o patrimônio cultural como forma de construção de nossa identidade, levando em consideração a pluralidade de nossos públicos.
Na modalidade virtual, as visitas acontecem mantendo essa vocação. Acreditamos que é possível manter a intensidade e a potência das conversas, mesmo à distância. A partir de ativações, questões e de uma escuta sempre atenta às experiências do público, os educadores prepararam visitas com temas distintos.
As atividades envolvem o contato com conteúdos das exposições em conversas e exercícios de reflexão e invenção, preparados e acessíveis para pessoas de todas as idades.
Serviço:
Durante todo o mês de junho
Duração: de 50min a 1h30min
Capacidade: grupos de até 45 pessoas, com mínimo de 10 participantes.
Classificação indicativa: a partir de 5 anos.
Inscrições: www.ccbbeducativo.com/visitas
PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL
VISITAS MEDIADAS
O que é: Visitas à exposição Egito Antigo- do cotidiano à antiguidade. Nessas visitas, educadores e público dialogar, trocam ideias, compartilham impressões sobre as obras, produzindo novos significados a partir das narrativas presentes nas exposições em cartaz.
Serviço:
Terças, quartas e sextas, às 10h, às 12h e às 18h
Quintas, às 10h e às 12h
Duração: 1h
Classificação indicativa: a partir de 5 anos
Capacidade: 6 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM
Inscrições: www.ccbbeducativo.com/visitas.
_
VISITAS MEDIADAS EM LIBRAS
O que é: Nas visitas mediadas em Libras, ocorrendo simultaneamente em português, com tradução em língua brasileira de sinais (Libras), os educadores se juntam ao público para dialogar, trocar ideias, compartilhar impressões sobre as obras, produzindo novos significados a partir das narrativas presentes nas exposições em cartaz.
Serviço:
Quintas e sábados, às 18h.
Duração: 1 hora.
Classificação indicativa: a partir de 5 anos.
Capacidade: 6 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM.
www.ccbbeducativo.com/visitas.
https://www.sympla.com.br/produtor/ccbbeducativo
_