Nova meta: Leitos de covid devem se tornar leitos comuns

O secretário Gustavo Rocha informou que, atualmente, existem 8.092 casos ativos de coronavírus no DF

Em coletiva nesta segunda-feira (28), o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, informou que a nova meta do Distrito Federal é zerar a fila por leitos de covid, que atualmente está em quatro pessoas, porém com 46 vagas, para transformá-los em leitos comuns. A diferença entre o número de pacientes em aguardo para as vagas é por causa da espera na confirmação dos resultados. Atualmente, existem 75 pacientes na fila para leitos comuns, ou seja, 91,32% de ocupação.

Rocha informou que, atualmente, existem 8.092 casos ativos de coronavírus no DF. Na lista de espera para leitos existem quatro pessoas, porém com 46 vagas. Essas quatro pessoas aguardam confirmação de infecção para transferência.

O secretário ainda informou que o Índice de Transmissibilidade está em 0,93. Vale lembrar que, acima de 1, a taxa indica que a pandemia está tendendo a avanças. Em momento mais crítico da pandemia, o índice chegou a 1,38.

Vacinas

Rocha ainda alertou para a baixa na busca dos rodoviários por vacinas contra a covid-19. Segundo ele, são 11 mil pessoas que fazem parte do grupo, mas que apenas 4.337 se imunizaram. Como exemplo, ele utilizou o último final de semana, onde foram disponibilizadas cerca de duas mil doses, mas que apenas 583 procuraram os postos.

Ainda de acordo com Rocha, mais de oito mil doses foram aplicadas apenas no final de semana, sendo cinco mil grávidas e puérperas, e, para essa semana, existem 29 mil marcações para vacinações.

Junto a Rocha, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto comentou sobre as doses remanescentes. A “xepa” será liberada para pessoas que estão no grupo atual de imunização, ou seja, pessoas com 48 ou mais, gestantes e puérperas sem comorbidades, pessoas com deficiência, aeroportuários e rodoviários, profissionais das forças de segurança pública, pessoas da área da educação pública e pessoas em situação de rua.

Anteriormente, essas doses eram exclusivas apenas para as forças, mas a vacinação do grupo já está quase completa. Para se imunizar com a xepa, é necessário ir ao posto e aguardar para saber se sobraram, o que não é garantido. No final de semana, apenas seis doses sobraram. Ainda assim, essa vacinação não é por ordem de chegada, mas sim por ordem de idades.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.