China divulga vídeos do robô que está explorando Marte

Equipamento registrou desde os momentos que antecederam o pouso até quando tocou pela primeira vez a superfície do planeta

 

A CNSA, agência espacial chinesa, divulgou novos vídeos de Marte feitos pelo robô Zhurong que pousou no planeta vermelho em maio deste ano.

Um dos vídeos mostra, pela primeira vez, como foi a descida do equipamento. A câmera filmou quando os paraquedas usados para diminuir a velocidade de entrada no planeta foram liberados.

Uma outra câmera registrou imagens da parte de baixo do robô até a conclusão do pouso na Utopia Planitiada, região escolhida pelos cientistas para a missão chinesa.

O rover filmou também a descida de sua plataforma depois de meses de viagem cruzando o espaço. Os microfones do robô conseguiram ainda gravar o som ao redor.

Na sequência, o robô virou suas câmeras e exibiu uma imagem mais ampla de onde estava e confirmando que chegou em segurança.

O lançamento em julho de 2020 da missão Tianwen-1 para Marte foi um marco no programa espacial chinês. O equipamento controlado remotamente pelos cientistas tem o objetivo procurar sinais de vida antiga, incluindo qualquer sinal de água subterrânea ou gelo.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.