Aracnoidite torácica: como é a doença rara que matou global de 21 anos

Inflamação na medula pode estar relacionada à anestesia raquidiana que a atriz Mabel Calzolari recebeu durante o parto do primeiro filho

 

A atriz Mabel Calzolari morreu nesta terça (22/6) aos 21 anos. A atriz lutava contra uma doença rara na medula espinhal descoberta em 2019 logo depois de dar à luz seu único filho, Lucas.

A aracnoidite torácica é uma inflamação na medula, que pode ter várias causas. No caso de Mabel, a suspeita é de que o problema tenha sido provocado pela anestesia raquidiana que a atriz recebeu durante o parto do filho.

A neurologista Thaís Augusta Martins, coordenadora da Neurologia do Hospital Santa Lúcia, explica que a aracnoidite é uma condição muito rara e grave. “A anestesia oferece um risco muito pequeno, e os casos de aracnoidite torácica são raríssimos, mas Mabel pode sim ter tido uma reação inflamatória ao anestésico administrado”, explica a médica.

Em entrevista à revista Quem, em janeiro do ano passado, logo após passar por uma cirurgia para controlar a doença, Mabel afirmou que seu quadro estava sendo investigado nos Estados Unidos.

“Os neurocirurgiões foram muito sinceros comigo. Meu caso foi mandado para fora, para os EUA, sou o segundo caso de aracnoidite pós-raque no Brasil. E eles me disseram que eu teria que fazer uma cirurgia. A preocupação era que eu pudesse ficar paraplégica ou tetraplégica porque a medula é muito sensível”, disse.

A doença provoca a formação de cistos na medula espinhal e se manifesta com sintomas como dor incapacitante nas costas, fraqueza muscular, falta de sensibilidade no corpo ou formigamento de pés e braços.

No caso da atriz, ela chegou a relatar que a dor nas costas era tão forte que parecia a dor do parto. “Era uma dor insuportável, como se estivesse parindo pelas costas. Fiquei com essa dor uma semana, com dificuldade para respirar, doía muito. Quando deitava dava um aliviada, então ficava mais deitada”, afirmou à revista Quem.

Em suas primeiras crises, a atriz também perdeu a capacidade de controlar o sistema excretor. O quadro de aracnoidite torácica, caso não seja controlado, pode levar à paraplegia e, em alguns casos, até a morte.

Segundo Monique Curi, amiga de Mabel, a atriz passou por nove cirurgias na coluna para controlar a doença e, isso teria acabado por ter consequências no funcionamento do sistema nervoso dela, pois Mabel passou a apresentar convulsões.

Na sexta-feira (18/6), a atriz teve uma parada respiratória, seguida por uma parada cardíaca de 12 minutos. Desde então, passou a ter suporte respiratório para continuar viva. Nesta terça, a morte cerebral foi confirmada.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.