Junho é o mês de alerta do câncer de rim: Doença afeta principalmente os homens

Pesquisas indicam que cerca de 40% dos diagnósticos da doença no Brasil são feitos em estágio avançado

 

Conhecido por ser uma doença silenciosa, o que dificulta o tratamento em seu estágio inicial. Por isso esse tipo de câncer assume um  ranking que o coloca entre os 15 tipos de câncer mais comum. De acordo com levantamento realizado recentemente pela Farmacêutica Pfize Brasil, apontou que 1 a cada 5 brasileiros relatou não ter pensado sobre a saúde dos rins e 44% não sabe se o câncer de rim não apresenta sintomas nas fases iniciais da doença. A pesquisa ouviu 2 mil pessoas em algumas capitais brasileiras.

 

A pesquisa apontou também a falta de informação sobre as formas de se cuidar do rim e possíveis causas da doença. Dos entrevistados, 76% disse que era verdadeira a afirmação que beber pelo menos 2 litros de água por dia ajuda a prevenir o câncer de rim, 59% não soube afirmar se a doença acomete mais as mulheres e 42% se a doença é mais comum em adultos jovens, sendo o consumo excessivo de álcool, o principal fato de risco.

 

O médico urologista Dr. Renato Argollo, explica a sua principal função do rim para o organismo. “Eles são responsáveis por eliminar substâncias metabolizadas do organismo, além de manter o equilíbrio de água e sais do corpo. Os rins também ajudam a fabricar hormônios que estimulam a produção de glóbulos vermelhos”, destaca. Os rins filtram cerca de 180 litros de sangue por dia e formam cerca de 1,5 litros de urina.

 

Tipos de Câncer de Rins

 

Carcinoma de Células Renais Claras – é o tipo mais comum de câncer de rim. O órgão é responsável pela produção do hormônio que regula a fabricação de células vermelhas do sangue, a eritropoietina, e eliminar, pela urina, substâncias tóxicas para o corpo, como a ureia, amônia e o ácido úrico. O carcinoma de células renais é responsável por cerca de 70% dos casos de câncer de rim. Homens têm duas vezes mais chances de desenvolver câncer de rim do que as mulheres, sendo que a doença atinge pessoas entre 50 e 70 anos principalmente.

Carcinoma Papilar de Células Renais – representa entre 10% a 15% dos casos. Ele é pequeno, pouco palpável, mas pode bloquear a urina e vias urinárias, além de causar dor. Carcinoma Cromófobo de Células Renais – responsável por 4% a 5% dos casos, esse câncer não pode ser visto em exames sem cor e reage apenas a corantes azul escuro ou roxo. Ele tende a ser menos agressivo que os outros tipos.

Duetos Coletores – é um tipo raro, porém agressivo, e representa apenas 1 % dos casos. Ele se origina em uma das estruturas do rim, chamado tubo de Bellini.

Sarcomatoides – também é raro e agressivo, representando 1 % dos casos. As características são parecidas com as do carcinoma renal de células claras.

 

 

Corpo Clínico

Dr. Rodrigo Carvalho

Paulista, apaixonado por medicina desde criança sempre se viu inspirado a ajudar pessoas, por isso, em 2002, graduou-se em medicina pela Faculdade de Medicina de Marília (SP). Se especializou em Urologia pelo instituto de Urologia e Nefrologia de São José do Rio Preto (SP) com experiência em Uropediatria e Transplante Renal em 2010, mesmo ano em que ganhou o título de especialista em Urologia, no concurso da Sociedade Brasileira de Urologia. Possui aperfeiçoamento na área de microcirurgia urológica e videolaparoscopia, com certificado de treinamento em cirurgia robótica pelo AdventHealth Nicholson Center na Flórida (EUA). Dr. Rodrigo também é pós-graduado em reprodução humana e infertilidade masculina. Atualmente é sócio da clínica Andros – Centro Avançado de Urologia em Brasília.

Dr. Renato Argollo

Sobre o Urologista – graduado em medicina pela Faculdade de Medicina de Marília (SP). Aperfeiçoamento na área de microcirurgia urológica e videolaparoscopia, com certificado de treinamento em cirurgia robótica pelo Nicholson Center – Florida Hospital.

Serviço:

www.prostatabrasilia.com.br

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.