PROGRAMA CCBB EDUCATIVO – ARTE E EDUCAÇÃO

Fotos “musicais”, oficina de artes e curso sobre patrimônio cultural movimentam a semana

Nesta semana, o CCBB Educativo receberá crianças e suas famílias para duas edições de Lugar de Criação: uma digital e outra presencial. Na primeira (18/06), a atividade “Escute essa fotografia” estimulará os participantes a resgatar trilha sonora a partir de fotografias, na construção de uma verdadeira playlist de afetos e sensações. Na segunda (19/06), a diversão e aprendizado se darão com uma Oficina de Artes.  Já professores e educadores poderão participar do curso Transversalidade (16/06) que, ministrado pelo historiador Raul Lanari, abordará o “Patrimônio Cultural: a materialidade e a imaterialidade da cultura em tempos pandêmicos”.

A programação segue no presencial com Visitas Mediadas e Visitas Mediadas em Libras à exposição Egito Antigo- do cotidiano à antiguidade. Digitalmente, acontecem as Visitas para Escolas e Instituições (mediante agendamento).

As atividades presenciais acontecem com rigorosa atenção às medidas de contenção do coronavírus e número de participantes reduzido, mediante agendamento.

Sobre o CCBB Educativo

O Programa CCBB Educativo – Arte & Educação desenvolve ações que estimulam a experiência, a criação, a investigação e a reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Todo mês oferece visitas educativas, cursos, oficinas, encontros e práticas culturais. As atividades dialogam com a programação do CCBB e destinam-se a todos os públicos, com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, cultura e interessados.

Sucessos do programa CCBB Educativo acessível pelo site

Com um incremento de conteúdos ainda maior em tempos de pandemia, o site do CCBB Educativo oferece uma rica programação a públicos diversos que buscam se informar, aprender e se divertir sem abrir mão da segurança da própria casa. A todo momento, o público pode visitar o site www.ccbbeducativo.com  para acessar um vasto acervo de atividades digitais já realizadas nos CCBB’s de todo o país. Destaque para Com a Palavra, em que especialistas conduzem visitas por exposições de sucesso que passaram pelo CCBB, a exemplo de Linhas da Vida, de Chiharu Shiota, edições dos cursos Transversalidades, ambas as atividades com tradução em libras e Pílulas Mediadas às exposições “Egito Antigo- do Cotidiano à Antiguidade”, “Ivan Serpa” e “Alphonse Mucha”. No site estão disponíveis mais de 100 atividades para crianças e famílias e cerca de 200 conteúdos voltados à comunidade escolar, artistas e público em geral. O acervo aborda assuntos transversais entre arte, cultura, educação e contemporaneidade.

 

PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL

 

19/06- LUGAR DE CRIAÇÃO

O que é: Vivências para todos os públicos com atividades artísticas de criação e mediação cultural que estimulam o convívio e o diálogo com as artes e com temas da atualidade.

Sinopse: Exercícios de experimentação de materiais, sons e movimentos em processos artísticos voltados à criação de imagens.

Serviço:

Sábados às 15h

Duração: 1h

Classificação indicativa: a partir de 3 anos

Capacidade: 24 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM.  Para esta atividade é emitido apenas um ingresso por CPF; o representante poderá estar acompanhado por até cinco (05) pessoas de sua família, com o mesmo ingresso. 

Inscrições: www.ccbbeducativo.com/atividades-infantis

_

VISITAS MEDIADAS

O que é: Visitas à exposição Egito Antigo- do cotidiano à antiguidade. Nessas visitas, educadores e público dialogar, trocam ideias, compartilham impressões sobre as obras, produzindo novos significados a partir das narrativas presentes nas exposições em cartaz.

Serviço:
Terças, quartas e sextas, às 10h, às 12h e às 18h

Quintas, às 10h e às 12h

Duração: 1h

Classificação indicativa: a partir de 5 anos

Capacidade: 6 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM

Inscrições: www.ccbbeducativo.com/visitas.

_

VISITAS MEDIADAS EM LIBRAS

O que é: Nas visitas mediadas em Libras, ocorrendo simultaneamente em português, com tradução em língua brasileira de sinais (Libras), os educadores se juntam ao público para dialogar, trocar ideias, compartilhar impressões sobre as obras, produzindo novos significados a partir das narrativas presentes nas exposições em cartaz.

Serviço:

Quintas e sábados, às 18h.

Duração: 1 hora.

Classificação indicativa: a partir de 5 anos.

 Capacidade: 6 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM.

www.ccbbeducativo.com/visitas.

https://www.sympla.com.br/produtor/ccbbeducativo

_

PROGRAMAÇÃO DIGITAL

_

16/06 – TRANSVERSALIDADES – Patrimônio Cultural: a materialidade e a imaterialidade da cultura em tempos pandêmicos, com Raul Lanari

 O que é: Curso para professores e educadores, com módulos independentes, que aborda temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando as questões presentes nas exposições às urgências e reflexões cotidianas. Ministrado por profissionais convidados de áreas diversas, conta com intérprete de Libras e tem entre seus temas as práticas artísticas, pedagógicas e sociais, a memória, a produção de subjetividades, de territórios e de patrimônios.

Sinopse: Nesse encontro, Raul Lanari buscará apresentar o conceito de patrimônio cultural em suas diferentes abordagens existentes ao longo do tempo, associando as práticas patrimoniais aos dilemas dos períodos em que foram disseminadas. Serão apresentados conceitos fundamentais para as políticas de preservação do patrimônio cultural, como os de Monumento históricoPatrimônio urbanoConjuntos Arquitetônicos e Paisagísticos, os bens imateriais e suas modalidades, bem como as reflexões sobre as paisagens culturais. A partir da exposição e análise desses conceitos, será buscada uma compreensão sobre a complexidade dos fenômenos de memória da sociedade contemporânea e, também, elementos para a compreensão do lugar e dos dilemas do patrimônio cultural no contexto atual do isolamento social acarretado pela pandemia do COVID-19.

Sobre o convidado: Raul Amaro de Oliveira Lanari é bacharel, mestre e doutor em história pela UFMG. Pós-doutorando em história pela UNIRIO. Professor substituto do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas e Coordenador da especialização em Conservação e Gestão do Patrimônio Cultural na mesma instituição. Diretor da Peixe Vivo Histórias – Memória e Patrimônio. Autor do livro O Patrimônio por Escrito: a política editorial do SPHAN durante o Estado Novo (Ed. Letramento, 2018) e co-organizador das coletâneas Cultura Intelectual em Perspectiva: linguagens, instituições e trajetórias (Ed. Letramento, 2020) e Patrimônio Imaterial e Políticas Públicas no Brasil: trajetórias e desafios (Ed. Letramento, 2021)

Serviço:
Quarta, às 15h

Duração: 2h

Encontro em formato webinar

Acessível em Libras

Vagas: 500

Classificação indicativa: a partir de 16 anos

Inscrições: www.ccbbeducativo.com

_

18/06 – LUGAR DE CRIAÇÃO DIGITAL – Escute essa fotografia

O que é: Vivências digitais para todos os públicos com atividades artísticas de criação e mediação cultural que estimulam o convívio e o diálogo com as artes e com temas da atualidade.

Sinopse: Você já pensou em criar trilhas sonoras para fotografias antigas? Ao longo da nossa vida, desde a infância até a velhice, somos cercados por sons e músicas. É comum, por exemplo, relacionarmos uma música a alguma ocasião especial, como uma viagem, uma visita a casa dos avós, um aniversário ou uma conquista.  A proposta de hoje é ativar essas lembranças e fazer uma playlist de algumas memórias felizes! Vamos lá?

Serviço:

Sexta, às 10h

Classificação indicativa: a partir de 3 anos

Local: redes do CCBB e site do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação

_

VISITAS PARA ESCOLAS E INSTITUIÇÕES

O que é: Atividades de mediação cultural para escolas e outras instituições em grupos de 10 a 45 pessoas, nos turnos da manhã, tarde e noite.

As visitas mediadas realizadas pelos educadores são sempre pautadas pela conversa em torno de temas relevantes do presente, como as produções artísticas que nos ajudam a compreendê-lo e o patrimônio cultural como forma de construção de nossa identidade, levando em consideração a pluralidade de nossos públicos.

Na modalidade virtual, as visitas acontecem mantendo essa vocação. Acreditamos que é possível manter a intensidade e a potência das conversas, mesmo à distância. A partir de ativações, questões e de uma escuta sempre atenta às experiências do público, os educadores prepararam visitas com temas distintos.

As atividades envolvem o contato com conteúdos das exposições em conversas e exercícios de reflexão e invenção, preparados e acessíveis para pessoas de todas as idades.

Serviço:

Durante todo o mês de junho

Duração: de 50min a 1h30min 

Capacidade: grupos de até 45 pessoas, com mínimo de 10 participantes.

Classificação indicativa: a partir de 5 anos. 

Inscrições: www.ccbbeducativo.com/visitas

_

 

Assessoria de imprensa CCBB Educativo – Conteúdo Comunicação

Adriana Morais- (61) 98156-9563

Charlotte Vilela- (61) 98151-2400

conteudocomunicacao@gmail.com

 

Assessoria de imprensa CCBB: Pedro Emídio – pedro.emidio@bb.com.br 

(61) 98478-8416

CCBB Brasília

Aberto de terça a domingo das 9h às 21h

SCES Trecho 2 – Brasília/DF | Tel.: (61) 3108-7600

E-mail: ccbbdf@bb.com.br   Site: bb.com.br/cultura

Redes sociais: facebook.com/ccbb.brasilia, twitter.com/CCBB_DF e instagram.com/ccbbbrasil

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.