Como economizar na quarentena

0

Confira 5 dicas para economizar seu dinheiro durante a quarentena causada pelo coronavírus!

A crise da covid-19 tem causado imensas perturbações não apenas na saúde pública, mas também nas condições de trabalho e geração de renda.

As empresas foram forçadas a parar temporariamente para apoiar os esforços na contenção da pandemia. Algumas até encerrando as operações devido às enormes perdas incorridas durante a quarentena.

A perda abrupta de renda traz grande pressão financeira. O que torna necessário revisar as despesas e identificar onde se pode economizar ou, pelo menos, manter as finanças em ordem em meio a esse cenário sem precedentes.

Listamos então algumas dicas que podem ajudar a economizar dinheiro, possibilitando superar a crise financeira que o vírus consequentemente impôs.

1 – Avalie as mudanças nas suas despesas

A pandemia trouxe mudanças significativas em seu trabalho e estilo de vida que certamente afetam as finanças. Agora é a hora de avaliar sua nova situação financeira – o que mudou nela, o que pode ser melhorado e onde podem surgir oportunidades para economizar.

Por exemplo, a maioria das pessoas está operando num modelo home office, portanto, os custos de transporte são mais baixos. Em contrapartida, os custos de eletricidade em casa podem certamente aumentar.

Fazer essa avaliação do seu cenário atual é o primeiro passo para identificar possíveis pontos de economia.

Dê uma olhada em seus extratos bancários anteriores e estime quanto em valores está poupando mensalmente em coisas que não comprou mais devido à crise e monitore os possíveis aumentos nas contas.

Anote quais eram os custos que haviam cotidianamente e quais as fontes de renda. Feito isso, identifique o que mudou neles durante a pandemia.

2 – Realoque seus gastos

Se, em qualquer caso, sua renda foi afetada negativamente por esta pandemia, é hora de revisitar e ver como pode realocar seus gastos para sobreviver longe de qualquer sufoco.

Cortar custos pode ajudar a passar por esta difícil situação financeira com menos estresse. Mas antes de fazer isso, saiba identificar com o que tem utilizado seu dinheiro.

Comece com suas despesas fixas, isso inclui as coisas de que precisa para manter um padrão básico de vida, como moradia, prestações públicas, alimentação e seguro.

Em seguida, estão suas despesas secundárias ou despesas discricionárias. Isso pode incluir compras mensais, entretenimento, cuidados pessoais e estéticos e recreação.

Deve ser capaz de colocar cada gasto em sua respectiva categoria e decidir o que pode ser eliminado para sustentar e equilibrar sua receita e despesas mensais.

Havendo muitos casos de valores pequenos, juntos, podem totalizar um gasto significativo desnecessário e que poderia poupar recursos para prioridades. Se atente quanto a isso.

3 – Identifique fontes alternativas de receita

Além de cortar despesas e descobrir como pode economizar estrategicamente mais dinheiro, também é importante diversificar sua receita. Ampliar a fonte de renda.

Depender exclusivamente de uma única fonte pode ser uma ameaça à sua estabilidade financeira, especialmente se a crise o impede de obter sua taxa de renda normal.

Além de desenvolver suas habilidades e consolidar seus conhecimentos, pense em como pode alavancar essas habilidades para iniciar um projeto paralelo. Isso inclui monetizar sua experiência e diversificar suas fontes de receita.

Existem muitas oportunidades de emprego online que podem ser experimentadas e, assim, recompensar habilidades e conhecimentos que se tenha com remuneração justa que ajude ao final do mês.

Considere que, não podendo sair frequentemente, o tempo em casa pode ser mais proveitoso realizando afazeres mais flexíveis e esporádicos de acordo com sua organização pessoal.

4 – Faça um balanço dos seus estoques atuais

Mais para o início da pandemia, era comum encontrar nos supermercados prateleiras, à medida que as pessoas recorriam ao ato de comprar e acumular desesperadamente.

Antes de sair de casa para fazer compras e ceder ao impulso de comprar tudo que vier à sua cabeça, certifique-se de fazer uma avaliação dos seus suprimentos atuais. Isso é válido tanto para sua casa quanto para sua empresa.

Dê preferência para usar o que já tem e busque avaliar quanto tempo cada item tem durado ao longo desse período.

Além de economizar, estará mantendo itens que provavelmente outra pessoa esteja precisando mais no momento.

Esse tipo de controle é essencial para reconhecer excessos de despesa e aceleração de consumo, seja da família, seja na empresa.

5 – Veja o que não está sendo utilizado

Há muita coisa que não se pode controlar, mas é possível gerenciar o fluxo de caixa para liberar algum dinheiro, cortando despesas de coisas que não serão utilizadas, por exemplo.

Aqui estão alguns possíveis itens que podem ser cortados nesse momento em suas despesas e que, com certeza, ajudarão a manter as finanças em dia:

  • Assinaturas de aplicativos online – pode não gastar muito em aquisições físicas agora, mas aquelas assinaturas digitais podem realmente consumir seus fundos com o tempo. Não se trata necessariamente das coisas que têm auxiliado nesse processo como formas de distração e entretenimento, vide os streamings (Netflix, Amazon Prime, Disney+, etc.), mas de todos os apps, bem como assinaturas que não podem ser utilizadas nesse momento ou que foram deixadas de lado.

  • Associação à academia / clube – semelhante ao item anterior, sair, de modo geral, não tem sido mais algo diário para muitos, sendo assim, certas recreações entraram em desuso. Treinar em uma academia é discutível e também pode ser adaptável, mas frequentar clubes, estádios e eventos, por exemplo, não tem sido possível.

  • Planos de telefone – verificou seu plano de telefone recentemente? Talvez não precise mais de tantos dados móveis como antes, visto que em alguns casos o tempo em casa tem sido bem maior, utilizando assim, a conexão Wi-Fi doméstica;

  • Aluguel de imóveis – ao invés de continuar pagando aluguel para manter os equipamentos/documentos da sua empresa, por que não economizar migrando para um box de armazenamento? Dessa forma, pode proteger seus pertences enquanto a pandemia não acaba. Se precisar guardar computadores, mesas ou qualquer outro móvel ou objeto, é possível encontrar unidades de self storage em Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre e várias outras cidades do território nacional, poupando não só valores de locação, como também de energia elétrica, internet e até água.

Apesar das condições atuais delicadas, é possível manter as contas em dia, aproveitar o conforto particular e preservar materiais sem danos e grandes preocupações.

Infelizmente não há uma previsão concreta para o fim desse cenário, o que torna ainda mais necessário ter organização, controle financeiro e principalmente cuidados higiênicos e médicos para que haja uma retomada o quão antes e da melhor forma.

anuncio patrocinado