A Funarte será entregue ao GDF, mas ainda não há planejamento da pasta da Cultura para gestão do espaço

0

Fonte entre os servidores da Funarte – Fundação Nacional das Artes, confirmou que a partir do dia 13 de junho, domingo, todo o Complexo Cultural da Funarte Brasília passará a ser administrado pelo Governo do Distrito Federal.

Um ponto que preocupa os profissionais da cultura é que a partir desta data as dependências do Complexo, que compreende Teatro Plínio Marcos, Sala Cássia Eller, Galeria Fayga Ostrower, Espaço Marquise e Administração, estarão sem funcionários da segurança, manutenção e limpeza.

“O local, alheio ao olhar e cuidado do Estado, ficará vulnerável a depredações do patrimônio e roubo dos equipamentos que fazem possível a realização de eventos”, comentam ativistas do Movimento Cultural Organizado do DF.

Outro ponto que merece especial atenção é quais encaminhamentos serão dados aos projetos culturais já aprovados em editais e recebedores dos prêmios geridos a fomentados pela Funarte.

A Funarte Brasília já abrigou importantes festivais de música e artes cênicas como Festival Internacional Cena Contemporânea, Festival Internacional de Palhaços, Cerrado Jazz, Movimento Internacional de Dança e Festival Internacional de Bonecos.

Estas incertezas suscitam insegurança ao fazer cultural e geração de emprego e renda à população do DF. “Há anos aguardamos a reabertura do Teatro Nacional e agora vivemos a ameaça de perder outro importante centro de arte, lazer e entretenimento para o nosso povo”, alertam os trabalhadores e trabalhadoras do setor.

Gestores das Secretaria Nacional de Cultura e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do DF ainda não responderam aos questionamentos dos trabalhadores e das trabalhadoras da cultura local.

www.funarte.gov.br/regional/brasilia/

anuncio patrocinado