PROGRAMA CCBB EDUCATIVO – ARTE E EDUCAÇÃO

0

Programação de 07 a 13 de junho

O podcast, uma das mídias de maior destaque da atualidade e que mais cresce, tanto em termos de audiência como em oportunidade para produtores de conteúdo, é destaque nesta semana no CCBB Educativo. Na quinta 10, no módulo Processos Compartilhados, Tiago Rugero ministrará “Oficina de produção de podcasts”. Também digitalmente, acontecem as Visitas para Escolas e Instituições (mediante agendamento).

E mais: para quem está com saudade da convivência presencial, a novidade é que, desde maio, com rigorosa atenção às medidas de contenção do coronavírus e número de participantes reduzido, algumas atividades voltaram a ser realizadas nas instalações do CCBB Brasília. São elas Lugar de Criação, Visitas Mediadas e Visitas Mediadas em Libras. E neste sábado 12, o Lugar de Criação realizará a atividade Jogos de Artes, um encontro voltado à criação em artes, explorando brincadeiras e jogos de criação que envolvem estratégias das artes visuais, teatro, música, práticas corporais e escrita.

O Programa CCBB Educativo – Arte & Educação desenvolve ações que estimulam a experiência, a criação, a investigação e a reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Todo mês oferece visitas educativas, cursos, oficinas, encontros e práticas culturais. As atividades dialogam com a programação do CCBB e destinam-se a todos os públicos, com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, cultura e interessados.

Sucessos do programa CCBB Educativo acessível pelo site

Com um incremento de conteúdos ainda maior em tempos de pandemia, o site do CCBB Educativo oferece uma rica programação a públicos diversos que buscam se informar, aprender e se divertir sem abrir mão da segurança da própria casa. A todo momento, o público pode visitar o site www.ccbbeducativo.com  para acessar um vasto acervo de atividades digitais já realizadas nos CCBB’s de todo o país. Destaque para Com a Palavra, em que especialistas conduzem visitas por exposições de sucesso que passaram pelo CCBB, a exemplo de Linhas da Vida, de Chiharu Shiota, edições dos cursos Transversalidades, ambas as atividades com tradução em libras e Pílulas Mediadas às exposições “Egito Antigo- do Cotidiano à Antiguidade”, “Ivan Serpa” e “Alphonse Mucha”. No site estão disponíveis mais de 100 atividades para crianças e famílias e cerca de 200 conteúdos voltados à comunidade escolar, artistas e público em geral. O acervo aborda assuntos transversais entre arte, cultura, educação e contemporaneidade.

 

PROGRAMAÇÃO DIGITAL

 

VISITAS PARA ESCOLAS E INSTITUIÇÕES

O que é: Atividades de mediação cultural para escolas e outras instituições em grupos de 10 a 45 pessoas, nos turnos da manhã, tarde e noite.

As visitas mediadas realizadas pelos educadores são sempre pautadas pela conversa em torno de temas relevantes do presente, como as produções artísticas que nos ajudam a compreendê-lo e o patrimônio cultural como forma de construção de nossa identidade, levando em consideração a pluralidade de nossos públicos.

Na modalidade virtual, as visitas acontecem mantendo essa vocação. Acreditamos que é possível manter a intensidade e a potência das conversas, mesmo à distância. A partir de ativações, questões e de uma escuta sempre atenta às experiências do público, os educadores prepararam visitas com temas distintos.

As atividades envolvem o contato com conteúdos das exposições em conversas e exercícios de reflexão e invenção, preparados e acessíveis para pessoas de todas as idades.

Serviço:

Durante todo o mês de junho

Duração: de 50min a 1h30min 

Capacidade: grupos de até 45 pessoas, com mínimo de 10 participantes.

Classificação indicativa: a partir de 5 anos. 

Inscrições: www.ccbbeducativo.com/visitas

_

10/06 – PROCESSOS COMPARTILHADOS – Oficina de produção de podcasts, com Tiago Rogero

O que é: Voltado para formação de artistas, educadores, críticos, produtores, curadores e demais profissionais do campo da arte e da produção cultural, o curso aborda aspectos dos trabalhos de diferentes áreas da indústria cultural.

Sinopse: O que é necessário para produzir um podcast de qualidade? Quais as ferramentas, equipamentos e estratégias vitais para desenvolver um novo programa, da concepção à publicação? Nesta oficina, o jornalista Tiago Rogero abordará desde práticas de gravação até dicas para construção de roteiro, passando por noções de edição, divulgação e formas de financiamento.

Sobre o convidado: Tiago Rogero é jornalista e apresentador do Vidas Negras, podcast original Spotify produzido pela Rádio Novelo. Foi repórter de O Globo, O Estado de S. Paulo e BandNews FM. Vencedor do 42º Prêmio Vladimir Herzog (2020) com o Negra Voz, podcast lançado em 2019 por O Globo. Também em 2019, foi fellow do International Center For Journalists (ICFJ), nos EUA, com foco na produção de podcasts.

Serviço:

Quinta-feira, às 14h

Duração: 3 horas

Encontro em formato Webinar

Vagas: 200

Classificação indicativa: a partir de 16 anos

Acesso: Evento gratuito

Inscrições: www.ccbbeducativo.com

 

 

 

PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL

 

VISITAS MEDIADAS

O que é: Visitas à exposição Egito Antigo- do cotidiano à antiguidade. Nessas visitas, educadores e público dialogar, trocam ideias, compartilham impressões sobre as obras, produzindo novos significados a partir das narrativas presentes nas exposições em cartaz.

Serviço:
Terças, quartas e sextas, às 10h, às 12h e às 18h

Quintas, às 10h e às 12h

Duração: 1h

Classificação indicativa: a partir de 5 anos

Capacidade: 6 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM

Inscrições: www.ccbbeducativo.com/visitas.

_

VISITAS MEDIADAS EM LIBRAS

O que é: Nas visitas mediadas em Libras, ocorrendo simultaneamente em português, com tradução em língua brasileira de sinais (Libras), os educadores se juntam ao público para dialogar, trocar ideias, compartilhar impressões sobre as obras, produzindo novos significados a partir das narrativas presentes nas exposições em cartaz.

Serviço:

Quintas e sábados, às 18h.

Duração: 1 hora.

Classificação indicativa: a partir de 5 anos.

 Capacidade: 6 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM.

www.ccbbeducativo.com/visitas.

https://www.sympla.com.br/produtor/ccbbeducativo

_

12/06- LUGAR DE CRIAÇÃO- Jogos de Artes

O que é: Vivências para todos os públicos com atividades artísticas de criação e mediação cultural que estimulam o convívio e o diálogo com as artes e com temas da atualidade.

Sinopse: Encontros voltados à criação em artes, explorando brincadeiras e jogos de criação que envolvem estratégias das artes visuais, teatro, música, práticas corporais e escrita.

Serviço:

Sábados às 15h

Duração: 1h

Classificação indicativa: a partir de 3 anos

Capacidade: 24 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM.  Para esta atividade é emitido apenas um ingresso por CPF; o representante poderá estar acompanhado por até cinco (05) pessoas de sua família, com o mesmo ingresso. 

Inscrições: www.ccbbeducativo.com/atividades-infantis

anuncio patrocinado