Mais de 400 inscrições concorrem ao Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social

0

Iniciativas certificadas e finalistas serão anunciadas em julho

 

A 11ª edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social recebeu propostas de 24 estados da federação e do Distrito Federal. Ao todo foram inscritas 451 iniciativas, 34,6% a mais que o mesmo período em 2019. O estado de São Paulo enviou o maior número de inscrições, 101, seguido pelo Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, ambos com 45 cada. Já a categoria com mais propostas recebidas foi Educação Para o Futuro, com 135 iniciativas. Seguida por Meio Ambiente e Renda, com 126; Cidades Sustentáveis, com 53; e Inovação Digital, com 30. Para a premiação Especial 20 Anos foram cadastradas 105 propostas.

A partir de agora uma comissão julgadora da Fundação BB certificará as tecnologias sociais que passarão a fazer parte da plataforma Transforma! As experiências precisam ser reconhecidas como soluções capazes de causar impacto positivo e efetivo na vida das pessoas, já implementadas em âmbito local, regional ou nacional e passíveis de serem reaplicadas.

A plataforma Transforma! conta com mais de 600 iniciativas e foi destaque também no blog do BB . O canal digital reúne metodologias reconhecidas por promoverem a solução de problemas socioambientais presentes em diversas comunidades brasileiras. No acervo, é possível consultar por tema, cidade, estado ou país, entre outros parâmetros de pesquisa.

Certificadas e finalistas

A divulgação das Tecnologias Sociais certificadas e as finalistas está prevista para a primeira quinzena de julho.  A seleção leva em conta o mérito de efetividade, inovação, sistematização da tecnologia e a interação com a comunidade. Para a escolha das tecnologias finalistas, além dos critérios anteriores, o júri considera também o potencial de transformação social e a reaplicabilidade das iniciativas. As vencedoras do Prêmio serão anunciadas em evento previsto para acontecer em outubro.

Neste ano, o total do investimento é de até R$ 2 milhões em premiação e certificação, divididos entre as seguintes categorias: “Cidades Sustentáveis”“Educação para o Futuro”“Inovação Digital”“Meio Ambiente e Renda” e uma categoria denominada “Especial 20 anos”. O Prêmio é destinado a instituições de ensino e de pesquisa, fundações, cooperativas, organizações da sociedade civil e órgãos governamentais de direito público ou privado, legalmente constituídas no Brasil.

Parceiros e apoiadores

Nesta edição, o evento conta com a parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); BB Gestão de Recursos (BBDTVM); BB Tecnologia e Serviços (BBTS); Ativos S.A. e com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO); Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); Escola Nacional de Administração Pública (Enap); Pátria Voluntária; Casa Civil; Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações; Ministério da Cidadania; Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Sobre a Fundação Banco do Brasil

Em 35 anos de atuação, a Fundação Banco do Brasil investe em projetos, programas e ações de Educação para o Futuro, Meio Ambiente e Renda, Ajuda Humanitária, Voluntariado e Tecnologia Social. A Fundação BB fomenta e multiplica soluções para a transformação socioambiental do país por meio das melhores práticas de governança e integridade e da mobilização de recursos de novas parcerias com investidores sociais. De 2010 a 2020 foram destinados mais de R$ 3,1 bilhões em recursos, aplicados em mais de 6 mil iniciativas com a participação de 5,6 milhões de pessoas em cerca de 2,2 mil municípios brasileiros.

Acesse o Relatório de Atividades 2020 da Fundação BB.

anuncio patrocinado