Junho Preto:  mês é dedicado à luta contra o câncer de pele / melanoma

0

 

O melanoma é um dos mais perigosos e com alta incidência de morte

Neste mês de junho, os médicos dermatologistas se empenham com o objetivo de conscientizar a população e prevenção do câncer de pele do tipo melanoma. Explicando suas características, esse tipo tem origem nos melanócitos, que são células produtoras de melanina (substância que determina a cor da pele e tem predominância em adultos brancos).

De acordo com dados do Instituto do Câncer, o de pele seja o mais frequente no país, devido ao estilo tropical do Brasil, ele corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no pais. A médica dermatologista Dra. Wanessa Simão explica que mesmo o melanoma representar apenas 4% dos tumores de pele, ele é um dos mais graves, devido à alta possibilidade de metástase. “É um câncer bastante perigoso, chega a 79% dos óbitos por câncer de pele”, salienta.

A exposição solar intermitente à radiação solar, incluindo queimaduras, principalmente na infância é um dos fatores de risco. Relação genética também está entre os motivos de ocorrência do melanoma. “Ele se apresenta na pele como um sinal normal de cor escura”, exemplifica a dra. Wanessa.

Fatores de risco

•      Exposição intermitente à radiação solar – queimaduras solares, principalmente na infância.

•      Fatores Genéticos – Histórico pessoal ou familiar de melanoma

•      Pessoas com muitos nevus (sinais) irregulares, os chamados nevus displásicos ou atípicos

•      Homens (mais comum no tronco). Mulheres (mais comum na perna)

 

Serviço:

Derma Prime – Dermatologia e Otorrinolaringologia

www.clinicadermaprime.com.br/

anuncio patrocinado