Projeto Jovem Cientista abre inscrições para estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas do DF

 

 

Iniciativa visa ampliar as oportunidades de estudantes da rede pública no acesso à universidade

 

Estudantes do Ensino Médio matriculados em escolas públicas e privadas do Distrito Federal ganharão um reforço para ingressar na universidade com o Projeto “Jovem Cientista”, desenvolvido pela Escola de Física e Matemática Aplicada – EFMat. As inscrições tiveram início nesta terça-feira (1º/6) e seguem até o dia 22 de junho. O projeto é gratuito e visa potencializar o estudo das ciências exatas entre os estudantes  do Distrito Federal.

 

De acordo com os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017 divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), sete de cada dez alunos do 3º ano do ensino médio têm nível insuficiente em matemática. Entre os estudantes desta etapa de ensino, menos de 4% têm conhecimento adequado nesta disciplina. Neste sentido, o Jovem Cientista é um itinerário formativo que consiste na conjunção de 6 núcleos de aprofundamento, nas áreas de física, matemática, física experimental, computação, estatística e ciência de dados.

 

“Nossos alunos saem muito atrás do potencial que poderiam alcançar nesses anos de nível básico. Nosso projeto vai oferecer uma oportunidade para que o potencial deles seja alcançado e, ao sair do Ensino Médio, possam não apenas competir internacionalmente, mas possam entrar na universidade preparados para a complexidade das matérias de física, matemática, estatística e ciências de dados”, explica o professor Felipe Rodrigues, um dos coordenadores do projeto.

 

Segundo Rodrigues, a escola surgiu como um projeto de extensão da Universidade de Brasília que visava aprofundar o conhecimento de alunos do nível básico em física e em matemática, permitindo que eles avancem dentro do conteúdo já aprendido a ponto de se qualificarem para exames e olimpíadas internacionais de sua faixa etária. Atualmente, a EFMat mantém os objetivos anteriormente traçados e ampliou seu escopo para conseguir alcançar outras metas educacionais dentro das áreas das ciências e engenharias, de modo que o projeto agora recebe o nome de Jovem Cientista.

 

“Nosso objetivo de longo prazo é que os alunos participantes possam ingressar na universidade com um conhecimento matemático que lhes permita avançar sem dificuldade pelo curso escolhido”, completa o professor.

 

Como participar? Para participar do projeto e iniciar o processo de inscrição, os candidatos devem, primeiramente, acessar o endereço https://sites.google.com/view/escolafm.  Para a finalização da inscrição e futura participação na prova de seleção, é necessário que o estudante cadastre um e-mail do GMAIL válido e que seja confirmado o cadastro na sala de aula que será utilizada para aplicação do teste. O estudante que não cadastrar um e-mail válido, ou não aceitar o convite para a sala de aula do teste será eliminado da seleção. A sala de aula do teste será criada no Google Classroom, após o final do período de inscrições.

 

Quem pode participar? Para participar do projeto é preciso ser morador do Distrito Federal ou regiões próximas e estar vinculado a alguma instituição de ensino básico ou superior. Os interessados também precisam ter de 13 a 17 anos de idade, ser aprovado no processo seletivo para o projeto, ter acesso à internet e tempo disponível para conciliar as atividades do projeto com outras atividades escolares.

 

A prova de seleção para a Escola Avançada de Física e Matemática será disponibilizada dia 1º de julho por meio de um formulário online, que deverá ser preenchido pelo estudante. Neste mesmo formulário, o estudante deverá enviar uma imagem, que poderá ser produzida por qualquer aparelho fotográfico digital, de sua folha de rascunho com um documento de identidade na mesma imagem. A ausência da identificação acarretará a eliminação do candidato. Outras informações estão disponíveis em: https://sites.google.com/view/escolafm

 

Serviço:

 

Projeto “Jovem Cientista”

Inscrições: (1º/6) e seguem até o dia 22 de junho.

Local:https://sites.google.com/view/escolafm

Informações: E-mail: escolafismat@gmail.com

Whatsapp (Horário comercial): (61) 995937262

 

 

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.