Quais as principais vitaminas para o cabelo

 

Todos sabemos que manter uma má alimentação acarreta em vários malefícios para a saúde. Um organismo com baixa quantia de nutrientes principais é incapaz de realizar as suas funções principais, e isso afeta diretamente a saúde dos fios.

A queda dos fios é uma fase natural, porém, se esse ritmo de queda começar a causar buracos na estrutura capilar e cair aos montes em escovas e pentes, talvez seja a hora de checar se você não está deixando de consumir alguma vitamina para fortalecer o cabelo. Essas vitaminas estão inclusas em alimentos, muitos de fácil procura em mercados e feiras.

Sabendo disso, fizemos esse artigo, e nele vamos apresentar as principais vitaminas para os fios, as vitaminas que são essenciais para saúde dos fios, que se consumidas da maneira correta e na quantia certa podem deixar suas madeixar mais brilhantes, bonitas e fortes. Confira abaixo alguma delas:

 

Vitamina C

 

A vitamina C, é reconhecida por ser uma vitamina para fortalecer o cabelo e tem reconhecimento pelo seu poder de combate a queda capilar, ela também tem diversos benefícios aos fios, confira:

  • Dá força e brilho aos fios;
  • Tem poder antioxidante;
  • Combate os radicais livres, que em contato com os fios causam queda e envelhecimento;
  • Ajuda a absorção do colágeno pelos fios;
  • Hidrata e deixa os fios mais jovens.

 

Existem alimentos ricos em vitamina C, alguns exemplos são a laranja, limão, acerola, morango, caju, mamão e o tomate.

 

Vitamina A

 

A vitamina A é uma poderosa vitamina para fortalecer o cabelo, pois auxilia no crescimento capilar, combatendo a queda, desde que ingerida (e não aplicada por cosméticos aos fios).

Alimentos como, ovos, peixes, beterraba, brócolis e batata-doce são ótimos exemplos de fonte dessa vitamina.

Vitaminas do complexo B

 

O complexo B é formado pelas vitaminas B1, B2, B5, B6, B7, B9 e B12, e elas tem o poder de reduzir a queda, aprimorar a circulação sanguínea, aumentar a queratina nos fios e reduzir os fios brancos.

Alguns alimentos como couve, cereais, feijão, leite (e derivados), fígado, carne vermelha e arroz, possuem alta quantia de vitaminas desse complexo.

Ferro

 

O ferro é uma ótima vitamina para fortalecer o cabelo, pois ela tem alto poder na prevenção da queda, pois auxilia o transporte do oxigênio para os folículos capilares. Vale lembrar que a falta de ferro no organismo acarreta em quedas capilares, principalmente nas mulheres,

Alguns alimentos como carnes vermelhas, beterraba, chia, frutas secas e folhas verde-escuras, são ricos de ferro, e devem ser consumidos com regularidade.

Zinco

 

O zinco tem extrema importância na formação da queratina, na produção do colágeno e na multiplicação das células, esses fatores são de total importância para a saúde capilar.

O zinco pode ser encontrado nos peixes, nas castanhas, nas sementes de abóbora e na carne de frango.

 

Aminoácidos essenciais

 

Os aminoácidos essenciais são compostos por arginina, metionina, lisina e cisteína, esses aminoácidos são importantes para a saúde dos fios e no combate da queda, isso se deve ao fato dessa vitamina ter 90% de participação na estrutura capilar.

Alguns alimentos como ovos, carnes, cebola roxa, salmão, atum e amendoim, são uma ótima fonte dessa vitamina para fortalecer o cabelo.

Ômega 3

O ômega 3 é um ácido graxo totalmente essencial para a saúde do couro capilar, ele também equilibra a oleosidade dos fios.

Alguns alimentos como nozes, óleos vegetais, e atum são grandes fontes desse componente.

 

Mas atenção…

Nem só de alimentação equilibrada vive os fios, existem alguns fatores que também podem afetar a saúde dos fios, como se hidratar da maneira correta bebendo 2 litros de água diariamente, ter um sono equilibrado, evitar tomar banhos com água muito quente.

Tomando esses cuidados é possível manter a saúde capilar em dia sem a necessidade de muitos produtos cosméticos, ou seja, a saúde capilar é um conjunto de fatores, que juntos podem finalmente dar o efeito desejado aos fios, então se atente a esses fatores. Caso o seu cabelo tiver a saúde um pouco mais prejudicada, procure um profissional.

 

É isso, espero que tenha gostado do artigo, o crescimento e fortalecimento capilar é algo simples de se entender, então para que seja colocado a saúde dos fios em dia, basta seguir todas as dicas aqui colocadas, pois todas já foram testadas e possuem alta eficácia.

E claro, caso tenha gostado desse artigo, mande para alguma amiga, para que ela possa se beneficiar de qualquer vitamina para fortalecer o cabelo contida nos alimentos citados nessa matéria. Mi

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.