Técnica recente chamada Enucleação de próstata promove mais qualidade de vida dos pacientes

0

Procedimento é minimamente invasivo e sem corte

Brasília é uma das capitais em que realiza esse procedimento urológico, indicado para pacientes que tem o crescimento benigno da próstata. É uma técnica nova, realizada através de laser e que proporciona menos tempo de internação. Ela consiste na remoção da parte central da próstata com o objetivo de proporcionar mais espaço para a passagem da urina. Na maioria das vezes, esses pacientes se queixam de dificuldade para urinar, portanto, o procedimento inovador traz mais conforto ao indivíduo.

Para o médico urologista Dr. Rodrigo Carvalho, o procedimento consiste em descolar o tecido da próstata de sua cápsula. “No mesmo momento que se descola o tecido prostático, é feita a coagulação dos vasos, resultado em um amplo espaço para a saída da urina com um mínimo de sangramento”, detalha.

O especialista enumera as vantagens na realização da Enucleação prostática:

– Melhora imediata do fluxo urinário

– Menor tempo de internação e de sondagem

– Baixos riscos de complicação

– Eficiente para todos os tamanhos de próstata, em especial para as próstatas grandes

– Risco baixo de incontinência

– Não causa impotência sexual (disfunção erétil).

Segundo o urologista, o envelhecimento populacional aumenta a quantidade de casos de crescimento benigno da próstata, portanto, o diagnóstico tardio pode causar problemas em outros órgãos, entre eles a bexiga e rim. “Consultar o médico urologista frequentemente e observar sinais suspeitos são fundamentais para iniciar o tratamento precoce e obter melhores êxitos no tratamento”, completa o Dr. Rodrigo.

anuncio patrocinado