Uma em cada quatro jovens já faltou a aula por não poder comprar absorvente

0

Projeto PIMPIN promove campanha para arrecadar itens básicos de higiene para jovens gestantes e mães no processo pós-parto, em vulnerabilidade social. Ação vai até 30 de junho.

 

Você sabia que, no Brasil, muitas jovens sofrem com a falta de itens básicos de higiene? Seja por falta de informação ou dinheiro, muitas não conseguem nem mesmo comprar um pacote de absorventes. Segundo pesquisa feita por Always e Toluna com 1.124 mulheres de 16 a 29 anos, em todas as regiões do país, uma a cada quatro meninas já faltou à aula por não terem acesso ao item durante o período menstrual.

Ao todo, 29% das mulheres brasileiras já ficaram sem adquirir esses itens em algum momento da vida. E quanto menor a renda, maior a porcentagem delas deixaram de comprar esses produtos.

Pensando nisso, o Projeto Integrado Multidisciplinar Primeira Infância (PIMPIN), do Centro Universitário IESB, lançou uma nova campanha de solidariedade. O objetivo é angariar itens básicos de higiene feminina e distribuir a jovens e adolescentes gestantes ou mães que estão, neste semestre, sendo atendidas pelo projeto social.

Os itens sugeridos para doação são: absorvente, sabonete, creme dental, escova de dente, desodorante, shampoo, condicionador, hidratante corporal entre outros.

Os interessados em ajudar podem fazer a doação até 30 de junho, nos três campi do IESB (Asa Norte 609, Asa Sul 613/614 e Ceilândia Norte QNN 31), no horário comercial.

A partir da arrecadação, serão montados kits para distribuição. As alunas do curso de Serviço Social do IESB, com a ajuda de estudantes voluntários do projeto, trabalharão em parceria para realizar a triagem dos materiais e construir o kit para a entrega, que beneficiará essas jovens.

“Durante o repasse das cestas básicas, originárias do IESB em Ação, constatamos que não são oferecidos materiais de higiene pessoal, inclusive, absorventes, a essas jovens e adolescentes puérperas. Entendemos que a gestação, principalmente a não planejada, e o pós-parto são períodos hormonais intensos, com transformações que precisam de acompanhamento. Portanto, o nosso objetivo é proporcionar esse bem-estar e autoestima, contribuindo com o repasse de um kit de higiene, que seja acompanhado de afetividade, acolhimento e empatia”, explica a coordenadora do projeto PIMPIN e professora do curso de Serviço Social do IESB, Erci Ribeiro.

Para mais informações sobre as doações, basta o interessado encaminhar um e-mail para responsabilidadesocialiesb@gmail.com ou entrar em contato com o número do IESB em Ação: Telefone: +55 61 9293-7507, ou acessar o DM @projetopimpin

anuncio patrocinado