Higienização do ar condicionado evita doenças respiratórias

Seja em casa, trabalho ou no carro, a limpeza é fundamental para respirar ar puro

 

    Especialistas recomendam que, se for para escolher, melhor um ambiente aberto, arejado, com as janelas proporcionando melhor circulação do ar. Quando isso não é possível e com o incômodo térmico das altas temperaturas, fazer o uso de ar condicionado requer atenção para a saúde. O equipamento tem o papel de deixar o ambiente com o ar menos seco.

O médico otorrinolaringologista Dr. Dyego Barbosa, explica que, o uso constante do aparelho sem os devidos cuidados, pode causar doenças respiratórias, entre elas: alergias, rinite, e sinusite. “O ar condicionado retira umidade do ambiente, podendo induzir com isso crises de rinite alérgica. Além disso, caso não seja feita a limpeza adequada para remover microorganismos como fungos, ácaros e bactérias, pode aumentar a frequéncias de crises alérgicas e infecções respiratórias”, destacou.

O especialista salienta que a limpeza deve ser feita frequentemente, externamente com pano úmido e uma limpeza mais profunda por um profissional capacitado para a remoção dos filtros com a lavagem adequada, assim como aplicação de produtos eficientes para eliminar vírus, bactérias, ácaros e fungos. “Essas manutenções são essenciais para o bom funcionamento do equipamento e não gerar danos à saúde do usuário”, completou.

O ar condicionado do veículo também merece atenção, com a troca dos filtros frequentemente e higienização com gases capazes de limpar os dutos de ar.

Corpo Clínico

Dr. Dyego Frederick Simão Barbosa

Possui graduação em Medicina pela Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal (ESCS-DF). Fez residência médica em Otorrinolaringologia pelo Hospital das Forças Armadas (HFA-DF). Título de Especialista pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (ABORL-CCF) CRM: 19640 – DF
RQE Nº: 18184

Serviço:

Derma Prime – Dermatologia e Otorrinolaringologia

www.clinicadermaprime.com.br/

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.