Bagagem cultural: 5 filmes para auxiliar nos estudos

0
Back View of a Man Sitting on a Couch Watching Movie on His Big Flat Screen TV.

Alguns filmes podem tornar mais simples a assimilação de conteúdos enquanto estiver estudando para provas

 

Os concursos públicos costumam ser bastante corridos. A promessa de uma boa remuneração, benefícios e estabilidade na carreira faz com que muitas pessoas se candidatem, o que torna os exames seletivos ainda mais difíceis. Por isso, é essencial que os candidatos de concursos estejam bem preparados e treinados para o melhor desempenho nas provas.

 

Para deixar o estudo ainda mais eficiente, é possível utilizar recursos diferentes para assimilar os conteúdos. Entre eles, os filmes garantem divertimento ao mesmo tempo em que é possível aprender mais sobre diversos assuntos, principalmente sobre história do Brasil e do mundo. Veja abaixo cinco filmes que auxiliam nesta época de estudos.

 

Caramuru, a invenção do Brasil

 

Este filme aborda a chegada dos portugueses no território que se tornaria o Brasil. Apesar de bastante divertido, ele pode ajudar os estudantes a compreender melhor o período, que costuma ser cobrado, tanto em provas de vestibular, quanto em concursos públicos.

 

Boa noite e boa sorte

 

Outra questão que costuma estar bastante presente na parte de história dos editais dos exames de concursos é a respeito das guerras – especificamente, a Guerra Fria, que causou diversas mudanças no mundo.

 

Este filme, que se passa nos anos 50, retrata a perseguição que pessoas acusadas de serem comunistas poderiam sofrer, ainda mais durante a doutrina do Macartismo.

 

Olga

 

Uma grande obra-prima para o cinema brasileiro, esse filme conta a história real de Olga Benário. Ela era judia, militante comunista e foi casada com o revolucionário Luís Carlos Prestes.

 

O filme traz os momentos difíceis que o casal viveu, principalmente quando Getúlio Vargas resolve deportá-la para a Alemanha Nazista. Além da questão da figura histórica de Olga, o filme também permite conhecer muitos detalhes do período em que Vargas governou o Brasil.

 

Bom dia, Vietnã

 

Neste filme, um DJ é contratado para ir até as bases americanas no Vietnã para distrair os soldados. A partir de seu contato com as pessoas do local, um pouco mais da história e dos horrores do episódio são narrados pelo filme, que ajuda a compreender melhor o que aconteceu durante a guerra do Vietnã.

 

O que é isso, companheiro?

 

Baseado em um livro de mesmo nome, essa obra conta a história de dois grupos opositores da ditadura militar: a Ação Libertadora Nacional (ALN) e o Movimento Revolucionário Oito de Outubro (MR-8). Em uma de suas ações, os grupos sequestram Charles Burke Elbrick, embaixador dos Estados Unidos. O objetivo é negociar a libertação de companheiros que estavam presos pelo governo militar.

 

Apesar da bagagem cultural entregue pelos filmes, séries e podcasts, os estudos para os concursos de 2021 não devem ser interrompidos. Assim, o candidato estará preparado para o dia do exame.

anuncio patrocinado