PROGRAMA CCBB EDUCATIVO – ARTE E EDUCAÇÃO Programação de 24 a 30 de maio de 2021

Para encerrar a programação de maio, além das atividades presenciais compostas de Lugar de Criação Oficina de Histórias, Visitas Mediadas e Visitas Mediadas em Libras à exposição “Egito Antigo- do cotidiano à antiguidade” e acervo do Museu Banco do Brasil, o público poderá conferir, digitalmente, Visitas para Escolas e Instituições, feitas a partir de agendamento, Com a Palavra “Sobre Arte Contemporânea Brasileira na coleção de Andrea e José Olympio Pereira” e Múltiplo Ancestral “Provocações sonoras”.

O Programa CCBB Educativo – Arte & Educação desenvolve ações que estimulam a experiência, a criação, a investigação e a reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Todo mês oferece visitas educativas, cursos, oficinas, encontros e práticas culturais. As atividades dialogam com a programação do CCBB e destinam-se a todos os públicos, com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, cultura e interessados.

O retorno de parte da programação presencial acontece com limitação de público e extremo cuidado às medidas sanitárias e de distanciamento necessários à contenção da pandemia. Já a abrangência e alcance da programação digital são cada vez maiores.

Sucessos do programa CCBB Educativo acessível pelo site

Como já vinha investindo em conteúdos nas plataformas digitais desde o início da pandemia, públicos diversos continuarão contando com uma rica programação para curtir, informar-se e aprender sem ter que deixar a segurança de casa. A todo momento, o público pode visitar o site www.ccbbeducativo.com  para acessar um vasto acervo de atividades digitais já realizadas. Destaque para Com a Palavra, em que especialistas conduzem visitas por exposições de sucesso que passaram pelo CCBB, a exemplo de Linhas da Vida, de Chiharu Shiota, edições dos cursos Transversalidades, ambas as atividades com tradução em libras e Pílulas Mediadas às exposições “Egito Antigo- do Cotidiano à Antiguidade”, “Ivan Serpa” e “Alphonse Mucha”. No site estão disponíveis mais de 100 atividades para crianças e famílias e cerca de 200 conteúdos voltados à comunidade escolar, artistas e público em geral. O acervo aborda assuntos transversais entre arte, cultura, educação e contemporaneidade.

 .

PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL

 

VISITAS MEDIADAS

O que é: Visitas à exposição permanente “Acervos do Brasil, do Museu Banco do Brasil e à exposição Egito Antigo- do cotidiano à antiguidade e ao Centro Cultural Banco do Brasil Brasília. Nessas visitas, educadores e público dialogar, trocam ideias, compartilham impressões sobre as obras, produzindo novos significados a partir das narrativas presentes nas exposições em cartaz.

Serviço:
Terças, quartas e sextas, às 12h e às 18h

Quintas às 12h

Duração: 1h

Classificação indicativa: a partir de 5 anos

Capacidade: 6 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM

www.ccbbeducativo.com/visitas.

https://www.sympla.com.br/produtor/ccbbeducativo

 

VISITAS MEDIADAS EM LIBRAS

O que é: Nas visitas mediadas em Libras, ocorrendo simultaneamente em português, com tradução em língua brasileira de sinais (Libras), os educadores se juntam ao público para dialogar, trocar ideias, compartilhar impressões sobre as obras, produzindo novos significados a partir das narrativas presentes nas exposições em cartaz.

Serviço:

Quintas e sábados, às 18h.

Duração: 1 hora.

Classificação indicativa: a partir de 5 anos.

Capacidade: 6 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM.

www.ccbbeducativo.com/visitas.

https://www.sympla.com.br/produtor/ccbbeducativo

_

29/05- LUGAR DE CRIAÇÃO- OFICINA DE HISTÓRIAS

O que é: Vivências para todos os públicos com atividades artísticas de criação e mediação cultural que estimulam o convívio e o diálogo com as artes e com temas da atualidade.

Sinopse: Encontros de leitura mediada de livros ilustrados, seguidos pela criação de narrativas de invenção com imagens e textos reunidos em publicações artesanais.

Serviço:

Sábados às 15h

Duração: 1h

Classificação indicativa: a partir de 3 anos

Capacidade: 24 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM.  Para esta atividade é emitido apenas um ingresso por CPF; o representante poderá estar acompanhado por até cinco (05) pessoas de sua família, com o mesmo ingresso. 

Local: redes do CCBB e site do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação

_

PROGRAMAÇÃO DIGITAL

 

VISITAS PARA ESCOLAS E INSTITUIÇÕES

O que é: Atividades de mediação cultural para escolas e outras instituições em grupos de 10 a 45 pessoas, nos turnos da manhã, tarde e noite.

As visitas mediadas realizadas pelos educadores são sempre pautadas pela conversa em torno de temas relevantes do presente, como as produções artísticas que nos ajudam a compreendê-lo e o patrimônio cultural como forma de construção de nossa identidade, levando em consideração a pluralidade de nossos públicos.

Na modalidade virtual, as visitas acontecem mantendo essa vocação. Acreditamos que é possível manter a intensidade e a potência das conversas, mesmo à distância. A partir de ativações, questões e de uma escuta sempre atenta às experiências do público, os educadores prepararam visitas com temas distintos.

As atividades envolvem o contato com conteúdos das exposições em conversas e exercícios de reflexão e invenção, preparados e acessíveis para pessoas de todas as idades.

Serviço:

Durante todo o mês de maio

Duração: 50min ou 1h40min 

Capacidade: grupos de até 45 pessoas, com mínimo de 10 participantes.

Classificação indicativa: a partir de 5 anos. 

Inscrições: www.ccbbeducativo.com/visitas

 

_

27/05- COM A PALAVRA- “Sobre Arte Contemporânea Brasileira na coleção de Andrea e José Olympio Pereira –em exposição no CCBB Rio de Janeiro”, com Marcos Chaves

O que é: Visitas mediadas realizadas por especialistas ou profissionais referência em temas diversos. Aborda as exposições a partir de outros campos de conhecimento, assim como múltiplos olhares, modos de conhecer e de se relacionar com a arte.

Sinopse: Arte Contemporânea Brasileira reúne 68 artistas e cerca de 119 obras de arte produzidas no Brasil nas últimas quatro décadas, possibilita inúmeras reflexões sobre a produção de arte contemporânea e sua conexão com a vida e o cotidiano.

Sobre o convidado: Marcos Chaves iniciou sua atividade artística nos anos 80, trabalhando sobre os parâmetros da apropriação e da intervenção. Sua obra é caracterizada pela utilização de diversas mídias, transitando livremente entre a produção de objetos, fotografias, vídeos, desenhos, palavras e sons. Participou da Manifesta7 – The European Biennial of Contemporary Art, Itália, 25a Bienal Internacional de São Paulo, SP; 1a e 5a Bienais do Mercosul, Porto Alegre, Brasil, 17a Bienal de Cerveira, Portugal, 4a Bienal de Havana, Cuba; TRio – Tridimensional Intern’l Rio Biennial 2015 – CCBB, Rio de Janeiro, Brasil; 3a Bienal de Lulea, Suécia. Realizou e participou de dezenas de exposições individuais e coletivas em instituições e galerias ao redor do mundo.

Serviço:

Quinta-feira, às 10h (lançamento nas plataformas)

Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 10 anos

Local: redes do CCBB e site do CCBB Educativo

Acesso: Evento gratuito

_

28/05-MÚLTIPLO ANCESTRAL- “Provocações sonoras”, com o Grupo Cuidado Que Mancha

O que é: O Múltiplo Ancestral são trocas ligadas a diferentes saberes e práticas culturais, articulando a memória e o patrimônio. Alia a tradição oral, o afeto e olhares sobre o patrimônio material e imaterial, fortalecendo a relação do sujeito com a diversidade. Mensalmente, um novo episódio disponível em vídeo sobre saberes ancestrais, contação de histórias, brincadeiras, cantigas e outras manifestações da cultura brasileira.

Sinopse: A música nos leva para muitas paisagens. Um mesmo tema pode suscitar diferentes emoções, lembranças e desejos para diferentes pessoas. Qual o efeito de uma música em duas atrizes/escritoras? Não se trata aqui de uma letra de música. A proposta foi: ouvindo a música, o que ela gera em vocês? Uma música para duas atrizes, uma escrita para um músico. As atrizes Raquel Grabauska e Vika Schabbach se jogaram neste passeio artístico a partir desta provocação sonora de Gustavo Finkler. Sem nenhuma conversa prévia, cada atriz escreveu um texto a partir do que a música despertou nelas. Cada um dos integrantes do projeto gravou um vídeo, em isolamento social. O vídeo foi editado e o resultado está aí. Uma provocação sonora.

Sobre o convidado: O Grupo Cuidado Que Mancha tem 25 anos de trajetória, sendo os últimos 20 anos dedicados ao teatro infantil. Ao longo desse trabalho continuado, somam 14 espetáculos em repertório, 3 livros/CD, 4 livros e um DVD. Há cinco anos criaram o Espaço Cuidado Que Mancha, uma mistura de escola de arte e brinquedoteca, e também sede do grupo, com um pequeno auditório onde recebemos nosso público.

Serviço:

Sexta-feira, às 10h (lançamento nas plataformas)

Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 3 anos

Local: redes do CCBB e site do CCBB Educativo

Inscrições: www.ccbbeducativo.com

____

Assessoria de imprensa CCBB Educativo – Conteúdo Comunicação

Adriana Morais- (61) 98156-9563

Charlotte Vilela- (61) 98151-2400

conteudocomunicacao@gmail.com

 

Assessoria de imprensa CCBB: Pedro Emídio – pedro.emidio@bb.com.br – (61) 98478-8416

CCBB Brasília

Aberto de terça a domingo das 9h às 21h

SCES Trecho 2 – Brasília/DF | Tel.: (61) 3108-7600

E-mail: ccbbdf@bb.com.br   Site: bb.com.br/cultura

Redes sociais: facebook.com/ccbb.brasilia, twitter.com/CCBB_DF e instagram.com/ccbbbrasil

Pro Planeta Respirar

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.