Como prevenir doenças bucais em idosos

Cuidar da saúde não tem idade, seja física, mental ou bucal. Afinal, é preciso tratar  todo o corpo para manter uma vida saudável e prevenir doenças. Nesse sentido, doenças bucais em idosos se mostram como algo comum, mas devem ser cuidadas, prevenindo riscos.

Seja por consequência do envelhecimento, maus hábitos no decorrer da vida, higienização incorreta ou mesmo consumo de produtos com alto pigmento e uso de medicamentos, bem como os hormônios, diferentes fatores podem impactar na saúde bucal dos idosos e conhecer esses aspectos é fundamental para que a cavidade seja preservada.

 

Assim, diversas doenças podem ser curadas e evitadas ao dar uma atenção especial à saúde/higiene bucal, tendo mais qualidade de vida e bem-estar na terceira idade, adotando novas práticas.

 

Dentre os problemas que podem se manifestar mais facilmente nessa fase, as doenças odontológicas mais comuns são:

 

  • Xerostomia;
  • Cárie na raiz;
  • Periodontite;

 

Por isso, cabe aos idosos e aos seus familiares cuidarem com muita atenção do sorriso, evitando esses problemas, estando atentos às mudanças e adequações necessárias.

 

Apesar do implante dentário ser um dos procedimentos mais realizados na terceira idade, por exemplo, o cuidado pode evitar sua recorrência. Além disso, tratamentos estéticos também podem ser feitos, garantindo mais saúde, higiene e beleza.

 

Vale ressaltar que a ida ao dentista de forma regular é fundamental, prevenindo diversas doenças bucais por meio do diagnóstico precoce, com todo o cuidado necessário e com profissionais qualificados e experientes.

Doenças orais mais comuns em idosos

Assim como já citado, apesar de algumas doenças serem comuns em idosos, principalmente pela idade avançada, é necessário cuidar com atenção, evitando maiores problemas.

 

Por isso, listamos e explicamos algumas doenças orais mais comuns entre a terceira idade e formas de prevenir/reduzir seus impactos.

1.   Boca seca ou Xerostomia

A boca seca está associada ao uso de algumas medicações, como analgésicos, antidepressivos e relaxantes musculares, bem como a alteração da mucosa.

 

Assim, é preciso se atentar a esse ponto, mantendo uma hidratação adequada e mais recorrente. Afinal, ao diminuir o fluxo de saliva – impactado pela redução da água – o número de cáries pode aumentar.

2.   Cárie na raiz

Na terceira idade, por conta das mudanças na mucosa e hábitos adquiridos ao longo da vida, a gengiva do paciente pode sofrer retração.

 

Com isso, a raiz é exposta, provocando o aparecimento de cáries e também uma hipersensibilidade.

3.   Periodontite

Muito comum na terceira idade, essa doença pode levar à perda dos dentes pela inflamação na gengiva e dos tecidos próximos, deixando a dentição amolecida.

 

Isso acontece quando a gengiva não é tratada e higienizada, sendo os sinais de perigo o sangramento e vermelhidão no local.

 

Para evitar as doenças bucais, é necessário que, independentemente da idade, o dentista seja visitado regularmente e, com a manifestação da idade e doenças sistêmicas, a regularidade deve ser ampliada, ocorrendo a cada 4 meses.

4.   Endocardite

Devido a alta incidência de cárie e bactérias, infecções na parede interna do coração podem ocorrer, pois  por meio da circulação os microorganismos têm acesso aos demais sistemas, interferindo na saúde geral.

 

Esse problema é muito perigoso para os pacientes na terceira idade, mas também pode ocorrer nas demais fases se não houver a higienização ou o tratamento correto para a periodontite.

Como prevenir as doenças bucais em idosos

Para evitar esses problemas, é preciso seguir alguns passos simples de higiene bucal, alimentação e hidratação, conferindo mais saúde e qualidade de vida.

1.   Mantenha-se hidratado

Para evitar a xerostomia, beba bastante água, mantendo a boca e o corpo sempre hidratados, evitando a proliferação de bactérias e cáries.

2.   Tenha uma alimentação saudável

A escolha de alimentos saudáveis faz bem para todo o corpo e fortalece os sistemas. Por isso, opte por frutas, verduras e legumes, realizando as adequações necessárias junto ao profissional no caso do uso de aparelho invisivel ou próteses.

 

Além disso, é preciso evitar alimentos como doces, frituras e massas, que alteram a mucosa e agridem a dentição.

3.   Escove os dentes com atenção

Escove os dentes com atenção e cuidado. Assim você os mantém limpos, cuida do esmalte e previne feridas na gengiva, mantendo o sorriso branco e livre de cáries.

 

Caso haja o uso de aparelho dental invisivel ou mesmo de próteses móveis, o cuidado e a atenção na hora de escovar os dentes deve ser redobrado.

4.   Utilize fio dental

O fio dental limpa os dentes, principalmente os espaços em que a escova não alcança de forma eficaz, garantindo que toda a boca fique limpa e livre de bactérias. O item deve ser utilizado após todas as refeições.

 

Quem utiliza lente de contato dental deve se atentar ainda mais na hora da limpeza, garantindo muito mais durabilidade ao tratamento, sem prejudicar a estrutura ou gengiva, mantendo um sorriso bonito e saudável.

Visite o dentista periodicamente

Assim como já citado, as pessoas da terceira idade devem visitar com mais frequência o dentista.

 

Isso porque, a partir de consultas rotineiras, é possível evitar problemas bucais e realizar tratamentos precocemente.

 

Além de realizar procedimentos de prevenção e tratamento, é possível verificar a viabilidade de metodologias estéticas, como o clareamento dental, proporcionando um sorriso mais branco e melhorando a saúde geral.

 

Vale ressaltar que, independentemente da idade, a consulta odontológica é de extrema importância para checar a saúde e entender quais procedimentos realizar conforme as necessidade para uma boa qualidade de vida, seja de rotina, pré-cirúrgica ou estética.

 

No último caso, é possível avaliar quanto custa lente de contato dental ou demais procedimentos e a viabilidade em relação ao quadro de saúde, promovendo mais bem-estar e até saúde mental.

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Networkflow, especializada em materiais para network, empreendedorismo e dicas para a saúde e qualidade de vida.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.