O governo do DF descarta novas restrições mesmo com aumento da taxa de transmissão

O governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou que não há previsão de medidas mais rígidas e que capacidade hospitalar do DF garante estabilidade

 

Mesmo com a taxa de transmissão da covid-19 subindo, o governo do Distrito Federal não cogita adotar novas medidas restritivas na capital federal. Durante evento na região administrativa de Arniqueira, nesta quinta-feira (20/5), o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), disse que não existe previsão de restrição. “Temos hoje uma capacidade hospitalar que nos garante essa tranquilidade, e não teremos nenhum tipo de restrição no momento. Essas alterações acontecem, mas estão sempre à margem de 1, e estamos tranquilos em relação a esse índice de transmissibilidade”, disse.

Segundo Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do DF (SES), a taxa de transmissão (Rt) da covid-19 chegou a 1. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice de 1 é o limite de segurança na pandemia. Ainda assim, a instituição recomenda a adoção de medidas restritivas nesse ponto, pois o novo coronavírus pode avançar.

Como funciona

Se a taxa for de 1,2, significa que cada 100 pacientes infectados tendem a transmitir a doença para 120 pessoas. Caso o índice esteja em 0,85, representa que cada 100 diagnosticados com a covid-19 podem contaminar 85 indivíduos. “Funciona como um retrato sobre o quanto o vírus está aumentando ou diminuindo naquela população. A contaminação em um cenário de Rts acima de 1, é qunando os casos vão crescer a cada dia — o Rt é calculado diariamente”, explica o pesquisador Breno Adaid, da Universidade de Brasília (UnB) e coordenador do mestrado em administração do Iesb. “Vamos ver uma crescente de casos agora”, prevê.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.