CCBB Educativo retoma parte das atividades presenciais

0

PROGRAMA CCBB EDUCATIVO – ARTE E EDUCAÇÃO

 

Programação de maio de 2021 retoma parte das atividades presenciais

A programação do CCBB Educativo de maio retoma, semanalmente, no modo presencial, as Visitas Mediadas, Visitas Mediadas em Libras e o sucesso das atividades em família: o Lugar de Criação (esta semana tem Jogos de Arte). O retorno acontece com limitação de público e extremo cuidado às medidas sanitárias e de distanciamento necessários à contenção da pandemia. Já a abrangência e alcance da programação digital são cada vez maiores. Nesta semana, digitalmente, além das Visitas para Escolas e Instituições, o público poderá acompanhar o  Laboratório de Crítica “Hérnia de Discos e o Tropicalismo” e a  Data Comemorativa pelo “Dia Internacional da Família”.

O Programa CCBB Educativo – Arte & Educação desenvolve ações que estimulam a experiência, a criação, a investigação e a reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Todo mês oferece visitas educativas, cursos, oficinas, encontros e práticas culturais. As atividades dialogam com a programação do CCBB e destinam-se a todos os públicos, com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, cultura e interessados.

Sucessos do programa CCBB Educativo acessível pelo site

A todo momento, o público pode visitar o site www.ccbbeducativo.com  para acessar um vasto acervo de atividades digitais já realizadas. Destaque para Com a Palavra, em que especialistas conduzem visitas por exposições de sucesso que passaram pelo CCBB, a exemplo de Linhas da Vida, de Chiharu Shiota, edições dos cursos Tranversalidades, ambas as atividades com tradução em libras e Pílulas Mediadas às exposições “Egito Antigo- do Cotidiano à Antiguidade”, “Ivan Serpa” e “Alphonse Mucha”. No site estão disponíveis mais de 100 atividades para crianças e famílias e cerca de 200 conteúdos voltados à comunidade escolar, artistas e público em geral. O acervo aborda assuntos transversais entre arte, cultura, educação e contemporaneidade.

*Neste momento, em que protocolos especiais de visita e permanência são necessários para a segurança de todos nós frente ao COVID 19, a programação trabalhada digitalmente traz uma nova abrangência, possibilitando acesso de públicos de todo o território nacional. Como já vinha investindo em conteúdos nas plataformas digitais desde o início da pandemia, públicos diversos continuarão contando com uma rica programação para curtir, informar-se e aprender sem ter que deixar a segurança de casa.

 

 .

PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL

 

VISITAS MEDIADAS

O que é: Visitas à exposição permanente “Acervos do Brasil, do Museu Banco do Brasil e à exposição Egito Antigo- do cotidiano à antiguidade e ao Centro Cultural Banco do Brasil Brasília. Nessas visitas, educadores e público dialogar, trocam ideias, compartilham impressões sobre as obras, produzindo novos significados a partir das narrativas presentes nas exposições em cartaz.

Serviço:
Terças, quartas e sextas, às 12h e às 18h

Quintas às 12h

Duração: 1h

Classificação indicativa: a partir de 5 anos

Capacidade: 6 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM

www.ccbbeducativo.com/visitas.

https://www.sympla.com.br/produtor/ccbbeducativo

 

VISITAS MEDIADAS EM LIBRAS

O que é: Nas visitas mediadas em Libras, ocorrendo simultaneamente em português, com tradução em língua brasileira de sinais (Libras), os educadores se juntam ao público para dialogar, trocar ideias, compartilhar impressões sobre as obras, produzindo novos significados a partir das narrativas presentes nas exposições em cartaz.

Serviço:

Quintas e sábados, às 18h.

Duração: 1 hora.

Classificação indicativa: a partir de 5 anos.

Capacidade: 6 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM.

www.ccbbeducativo.com/visitas.

https://www.sympla.com.br/produtor/ccbbeducativo

 

LUGAR DE CRIAÇÃO- JOGOS DE ARTE

O que é: Vivências para todos os públicos com atividades artísticas de criação e mediação cultural que estimulam o convívio e o diálogo com as artes e com temas da atualidade.

Sinopse: Encontros voltados à criação em artes, explorando brincadeiras e jogos de criação que envolvem estratégias das artes visuais, teatro, música, práticas corporais e escrita.

Serviço:

Serviço:

Sábados às 15h

Duração: 1h

Classificação indicativa: a partir de 3 anos

Capacidade: 24 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM.  Para esta atividade é emitido apenas um ingresso por CPF; o representante poderá estar acompanhado por até cinco (05) pessoas de sua família, com o mesmo ingresso. 

Local: redes do CCBB e site do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação

 

 

PROGRAMAÇÃO DIGITAL

 

VISITAS PARA ESCOLAS E INSTITUIÇÕES

O que é: Atividades de mediação cultural para escolas e outras instituições em grupos de 10 a 45 pessoas, nos turnos da manhã, tarde e noite.

As visitas mediadas realizadas pelos educadores são sempre pautadas pela conversa em torno de temas relevantes do presente, como as produções artísticas que nos ajudam a compreendê-lo e o patrimônio cultural como forma de construção de nossa identidade, levando em consideração a pluralidade de nossos públicos.

Na modalidade virtual, as visitas acontecem mantendo essa vocação. Acreditamos que é possível manter a intensidade e a potência das conversas, mesmo à distância. A partir de ativações, questões e de uma escuta sempre atenta às experiências do público, os educadores prepararam visitas com temas distintos.

As atividades envolvem o contato com conteúdos das exposições em conversas e exercícios de reflexão e invenção, preparados e acessíveis para pessoas de todas as idades.

Serviço:

Durante todo o mês de maio

Duração: 50min ou 1h40min 

Capacidade: grupos de até 45 pessoas, com mínimo de 10 participantes.

Classificação indicativa: a partir de 5 anos. 

Inscrições: www.ccbbeducativo.com/visitas

 

 

12/05- LABORATÓRIO DE CRÍTICA- “Hérnia de Discos e o Tropicalismo”, com DJ Paulão

O que é: Laboratório de crítica e reflexão sobre arte, incluindo a esfera do jornalismo cultural, memória e patrimônio, em diálogo com a programação do CCBB. Busca especialmente um diálogo com estudantes de artes, jornalismo, museologia, curadoria e história.

Sinopse: O que foi esse movimento, tão importante quanto breve, e quais suas influências sobre a música brasileira? O que a turma de Caetano, Gil, Mutantes e Tom Zé, junto com maestros como Julio Medaglia e Rogério Duprat acrescentou aos já originais anos 60?  E quem são os artistas que viviam essa ideia, mas não foram “da turma”? Paulo Sakae Tahira, o DJ Paulão, que soma quase 30 dedicados à pesquisa e documentação da história discográfica nacional, é o guia nessa viagem. Usando os discos que definem o movimento, analisando suas capas e ouvindo suas músicas, pensaremos sobre o Tropicalismo como proposta musical mas também como manifestação política e estética.

Sobre o convidado: Paulo Sakae Tahira, o DJ Paulão, é radialista, empresário e curador de projetos culturais. Formado em Ciência Política pela UNICAMP em 1997, por lá começou sua pesquisa da documentação discográfica brasileira. Já se apresentou ao lado de dezenas de artistas do Brasil e do mundo, expoente de diversos estilos e movimentos.  Desde 2006, já foram 20 turnês pelo mundo e participação em inúmeros eventos e festivais. Além do trabalho como DJ, desenvolveu projetos de live PA como o OVNIL e Tremoço, com Marcos (Farufyno) e Marcelo Castilha (Língua de Trapo). Em 1992 entra no coletivo que daria origem a Rádio MUDA, hoje uma referência mundial em radiodifusão alternativa, participando da produção e realização de programas até 2006. Pesquisador do Tropicalismo nos anos 90, estende sua pesquisa à história da discografia do Brasil nos últimos 70 anos. Em 2005, colaborou com a exposição Tropicália: A revolution in Brazilian culture, realizada pelo Museum of Contemporary Art de Chicago e pelo Bronx Museum of Art, e responsável pela volta dos Mutantes, em show apoteótico no Barbican Gallery of London. Também colaborou com a pesquisa discográfica para a direção de arte do filme Tropicália, de Marcelo Machado. Lançou o vinil BRAZUCA! samba rock and brazilian groove in the golden years (1966-1978) e está em negociações para lançamento do segundo volume. Entre as curadorias, destaque para turnê brasileira do etíope Girma Beyene com a banda francesa Akalé Wubé e o show de Marcos Valle e Azymuth no vão livre do MASP. A partir de 2020 Paulão passa a integrar o time de curadores da Blend, banco de eventos que tem como filosofia amarrar qualidade artística e responsabilidade social, apoiando e fomentando ONGs com projeto social relevante. Hoje faz lives musicais no seu canal twitch.tv/djpaulao e prepara curadorias de apresentações e festivais on-line.

Serviço:

Quarta-feira, às 14h

Duração: 3 horas

Encontro em formato webinar

Vagas: 200Classificação indicativa: a partir de 16 anos

Acesso: Evento gratuito

Inscrições: www.ccbbeducativo.com

15/05- DATA COMEMORATIVA – DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA

O que é: A atividade faz parte do projeto de Educação Patrimonial do Programa CCBB Educativo Arte & Educação, que mensalmente celebra algumas das datas comemorativas que marcam o calendário brasileiro anualmente como uma oportunidade de revisar narrativas e fortalecer nossos vínculos com a cultura brasileira.

Sinopse: Que histórias guardam as fotografias que fazemos em família? Nossos álbuns de fotos, sejam impressos ou digitais, carregam as festas, passeios, celebrações, dias comuns de convívio, brincadeiras, diferentes momentos de partilha e presença. Percorrer estas imagens é sempre uma oportunidade de celebrar a vida e honrar a passagem do tempo. Para celebrar o Dia Internacional da Família será realizada uma conversa mediada que tem como ponto de partida as fotografias de família partilhadas pelos participantes, uma forma de resgatar, valorizar e honrar as memórias das mães, pais, filhos, netos, avós, sobrinhas, primos e tantos outros que somos nos imaginários e nas vidas de nossos familiares.

Serviço:

Sábado, às 10h

Duração: 1h30min

Encontro em formato webinar

Vagas: 100

Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 5 anos

Acesso: Evento gratuito

Inscrições: www.ccbbeducativo.com

Assessoria de imprensa CCBB Educativo – Conteúdo Comunicação

Adriana Morais- (61) 98156-9563

Charlotte Vilela- (61) 98151-2400

conteudocomunicacao@gmail.com

 

Assessoria de imprensa CCBB: Pedro Emídio – pedro.emidio@bb.com.br – (61) 98478-8416

CCBB Brasília

Aberto de terça a domingo das 9h às 21h

SCES Trecho 2 – Brasília/DF | Tel.: (61) 3108-7600

E-mail: ccbbdf@bb.com.br   Site: bb.com.br/cultura

Redes sociais: facebook.com/ccbb.brasilia, twitter.com/CCBB_DF e instagram.com/ccbbbrasil

anuncio patrocinado