5 mil kg de defensivos agrícolas falsificados são apreendidos em Brasília

Das onze empresas fiscalizadas, quatro possuíam grande estoque de produtos vencidos, sem identificação e falsificados

Mais de 5 mil quilos de defensivos agrícolas falsificados foram apreendidos por uma ação conjunta entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A operação ocorreu no Distrito Federal e entorno e teve como alvo produtos armazenados que seriam comercializados aos produtores rurais e utilizados nas lavouras.

Das onze empresas fiscalizadas, quatro possuíam grande estoque de produtos vencidos, sem identificação e falsificados. Em uma das empresas foi encontrado um estoque oculto, no qual estavam armazenados os defensivos agrícolas ilegais.

Durante a operação, foram analisados documentos de origem, rótulos, bulas, embalagens e QRcodes de segurança que algumas empresas estão utilizando para identificar a autenticidade dos defensivos agrícolas originais por elas produzidos. Os produtos irregulares foram apreendidos e as empresas responderão administrativamente processos nos dois órgãos.

“Os estabelecimentos comerciais têm a obrigação de realizar a devolução dos defensivos agrícolas vencidos às empresas registrantes, conforme determina a legislação vigente.  Manter esses produtos vencidos no comércio pode alimentar o mercado de ilegais, além de ser infração gravíssima”, explica o chefe de fiscalização de Agrotóxicos do Mapa, Júlio Lima. As infrações também são consideradas crime ambiental.

No total da operação em que participaram AFFAs do Mato Grosso e de Brasília, foram emitidos quatro autos de infração para as empresas fiscalizadas, com apreensão de 18 marcas de defensivos agrícolas diferentes, sendo cinco delas falsificadas.

As informações são da Agência Brasil

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.