Especialista em segurança pública alerta para golpe do Dia das Mães; saiba como se proteger

O Dia das Mães será comemorado no próximo domingo (9) e com ele há um aumento considerável na demanda no comércio. Por causa da pandemia e muitas vezes por falta de tempo, muita gente recorre para as compras online. Mas, atenção, fique atento a alguns detalhes para não ser vítima de golpes. 

Há poucos dias, o velho golpe envolvendo a marca Boticário voltou a circular pelo WhatsApp. Trata-se de um falso prêmio que oferece um kit para as mães com produtos da empresa. Para conseguir o tal brinde, é necessário clicar em um link malicioso —portanto não clique!

Este é um golpe recorrente que costuma fazer milhares de vítimas todos os anos. Desta vez, a mensagem traz a frase “Olha esse pra sua mãe!” acompanhada de um link malicioso. Ao clicar, as pessoas caem em sites que roubam informações pessoais e podem instalar vírus no smartphone.

Triângulo de prevenção

O especialista em segurança pública Leonardo Sant’Anna explica que as mães são a chave do perigo para as próximas 72 horas. Portanto, um triângulo do crime que deve ser usado pelos bandidos para enganar quem deseja fazer as suas compras para a comemoração do domingo.

“Os bandidos vão se aproveitar: da falta de tempo para sair e comprar presentes; do uso apressado da internet e de caixas eletrônicos para fazer compras e de promoções relâmpago, sempre tentadoras e atrativas”, disse o especialista.

Portanto, de acordo com Sant’Anna, as pessoas devem usar o triângulo da prevenção: 

1. Use uma horinha e ganhe tempo para planejar sobre a sua compra. Isso diminuirá a sua chance de ser enganado ou pego de surpresa; 

2. Se for comprar pela internet ou correr para sacar ou tomar dinheiro em empréstimos, saiba que a chance de seu produto chegar a tempo é pequena (ou quase nula) e a correria para fazer saques e pegar valores em cima da hora podem te deixar mais vulnerável; e 

3. Confira preços de promoções na internet ou em quem te ofereça uma “esmola” muito grande, e use a tática dos 5 minutos – veja o que deseja comprar, pesquise por 5 minutos, e observe se realmente os valores batem com os preços de mercado.

“Essas dicas podem salvar as suas economias e evitar que você caia em golpes digitais, de dinheiro emprestado, dos caixas eletrônicos e dos cartões de crédito. Sua mãe vai agradecer. Pode ter certeza.”

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.