Pandemia diminui a procura por exames ginecológicos em até 50%

Having advise with a gynecologist

Na intenção de se proteger contra o novo coronavírus, muitas mulheres têm adiado os exames preventivos. A prevenção, nada mais é, do que um acompanhamento precoce, são medidas para evitar o surgimento de doenças ginecológicas benignas ou malignas.

Um dado publicado pela SBOC (Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica), antes da pandemia (2019), mostra que mais da metade das mulheres brasileiras (52%) já não realizavam o papanicolau – tradicional exame ginecológico de prevenção a esse tumor. Segundo o relato de especialistas, esse número aumentou pois muitas mulheres preferiram adiar os exames neste período. Outro levantamento afirma a falta feminina nos consultórios. O Radiologista da Clínica Villela Pedras, Dr. Augusto Villela Pedras, responsável pelos exames ginecológicos de imagem na clínica, afirma que a realização de imagens diagnósticas teve importante queda durante a pandemia, e nos exames de *ultrassonografia e tomografia, houve uma redução de até 50%.
Também a   ginecologista do Vida-Centro de Fertilidade, Alessandra Evangelista, explica que estar com os exames ginecológicos em dia é muito importante. “A paciente saber que não tem nenhuma alteração no colo do útero, na cavidade uterina, nas mamas, é essencial. O corpo feminino tem suas alterações cíclicas e também dá sinais do bom e do mau funcionamento. Então uma cólica forte pode ser sinal de endometriose, alterações menstruais podem sugerir miomas ou mesmo alterações hormonais. Portanto estar em dia com a saúde e conhecer seu corpo é fundamental”, ressalta a especialista.
Ainda segundo a ginecologista, a consulta com um especialista deve ser feita anualmente.
O Ministério da Saúde adverte a primeira coleta de preventivo aos 25 anos e após dois exames normais a mulher pode espaçar o exame. Assim como a mamografia deve ser realizada apenas aos 50 anos de maneira rotineira. “O primordial, sem dúvida, é a coleta de preventivo e a mamografia”, afirma a médica.
Na hora de escolher a clínica ou hospital, para a realização de exames, o Dr. Augusto Villela aconselha que as pacientes observem os cuidados com higiene, limpeza, bem como a aglomeração na recepção e sala de espera.
Ambos alertam para a importância de manter os exames ginecológicos em dia para evitar agravamentos na saúde e manter todos os cuidados preventivos!
anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.