Tio estupra sobrinha, família é contra denúncia e ainda culpa vítima por abusos em BH

“Na ocasião, a avó da menina manifestou expressamente a vontade de que não fosse denunciado o caso. A tia, companheira do autor, disse que era para que não acreditassem na menina, porque era muito mentirosa, e se fosse comprovado, que era uma safada”, disse a delegada do caso

Um homem de 39 anos foi preso, na última sexta-feira (23/4), em São José da Lapa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, acusado de abusar sexualmente de uma criança de 11 anos, sobrinha de sua companheira. A menina admitiu à Polícia Civil (PCMG) que as relações sexuais aconteciam desde o segundo semestre de 2020 e que perdeu sua virgindade com o suspeito.

De acordo com Nicole Perim, delegada que acompanha o caso, um primo da vítima denunciou o crime após conseguir acesso ao celular onde a menina e o tio trocavam mensagens pelo Whatsapp. Foram encontradas diversas conversas de cunho sexual e vídeos, onde a criança estava nua ou tomando banho. Ele e o avô já suspeitavam da relação entre os dois e decidiram investigar a situação.

Depois de comprovar suas suposições, o jovem convocou uma reunião familiar entre a avó, responsável legal da criança, a tia, esposa do abusador, e outro tio para mostrar as conversas e pedir que o caso fosse denunciado às autoridades.

No entanto, os membros da família foram contra a denúncia e ainda culparam a menina pelo crime. O tio ainda tentou quebrar o celular para esconder as provas do abuso.

“Na ocasião, a avó da menina manifestou expressamente a vontade de que não fosse denunciado o caso. A tia, companheira do autor, disse que era para que não acreditassem na menina, porque era muito mentirosa, e se fosse comprovado, que era uma safada”, disse Nicole Perim.

Como observado em diversos casos de abuso sexual infantil, a delegada informou que a menina não conseguia enxergar a problemática da situação, afirmando que o homem era ‘carinhoso’ e que ostava dela.

“É uma criança de 11 anos, ela não tem o discernimento necessário para decidir sobre seus atos, principalmente sobre seus atos na vida sexual. Já é uma decisão na jurisprudência, inclusive pelo STJ, que o estupro de vulnerável independe da vítima ou de uma relação entre as partes”, informou a policial.

Na última sexta-feira (23/4), o suspeito foi preso no lava jato em que trabalhava. De acordo com a Polícia Civil, ele negou todos os fatos e disse que “não sabia de onde a menina inventou toda a questão”. Um exame de corpo de delito feito na vítima comprovou as relações sexuais.

Ainda segundo a delegada do caso, o restante da família também será investigado, inclusive a avó, responsável legal da vítima, e que tentou impedir a denúncia contra os crimes cometidos pelo genro com a sua neta. A mãe da criança é usuária de drogas e possui outros 13 filhos que, neste momento, vivem em maioria em abrigos.

Maio laranja

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – 18 de maio – busca sensibilizar e conscientizar a população a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes para garantir tenham todos os direitos ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual.

Com a campanha já próxima, a delegada Nicole Perim reforçou a importância de denúncias nos casos de abuso infantil. “Fazemos um apelo para que qualquer pessoa que tenha notícias de crianças que são vítimas de abuso proceda essa denúncia o mais rápido possível. Como foi neste caso, quem tem a proteção legal para a criança não está protegendo. Então, se uma pessoa de fora dessa situação não procurar ajuda ou os casos dessas crianças vão ser cada vez piores.”

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.