Telemedicina do Iges já realizou mais de 2,4 mil atendimentos 

Diretor-presidente do Iges conferiu pessoalmente serviço que possibilita videoconferências ao vivo entre médicos 

Com uma estrutura composta por computadores e telões onde são transmitidas videoconferências para discussão de casos de pacientes graves entre médicos ao vivo, o Serviço de Telemedicina instalado no Hospital de Base (HB) recebeu a visita, nesta quinta-feira (22), do diretor-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF), Gilberto Occhi.

Ele foi conferir como funciona o serviço, que é coordenado pela Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (Diep) do Iges e consiste em ofertar – para médicos do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) – apoio de especialistas das áreas de cardiologia, pneumologia, clínica médica, infectologia, endocrinologia, nefrologia e psiquiatria.

“Os especialistas orientam médicos e sugerem intervenções, em tempo real, durante atendimentos a pacientes”, explicou a diretora da Diep, Emanuela Ferraz. “Esse é um serviço importante que facilita os profissionais a tomarem decisões de forma mais rápida para melhor atender os pacientes”, avaliou Occhi.

Adotada durante a pandemia pelo Iges-DF, a telemedicina já realizou aproximadamente 2,4 mil atendimentos entre abril de 2020 e março de 2021. Mais de 80 médicos já receberam o suporte.

Funcionamento

Os médicos das UPAs ou do HRSM enviam uma solicitação pelo sistema e são direcionados para o especialista que atenderão a demanda. A partir daí, em poucos instantes, o médico do Hospital de Base (HB) inicia a discussão do caso clínico em tempo real.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e as unidades que recebem o auxílio também contam com computadores exclusivos.

Além do apoio por especialidade, a telemedicina do Iges-DF oferta a opção de discussão dos casos por reuniões clínicas virtuais, nas quais os médicos plantonistas das UPAs debatem o quadro de saúde dos pacientes internados com todo o grupo de especialistas escalados.

Texto: Ailane Silva

Fotos: Ascom Iges-DF

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.