Mostra fotográfica e apresentações musicais

0

A Mostra Instrumental Paulista acontece entre os dias 12 e 25 de abril e reúne em 14 shows, online e gratuitos, instrumentistas de renome, naturais ou residentes do Estado de São Paulo. Nos shows em formações diversas, solo, duos, trios, quartetos, quintetos, os artistas apresentam suas composições próprias em um panorama do cenário da música instrumental paulista. As transmissões serão através do canal de YouTube da Mostra Instrumental Paulista

Entrevistas com os artistas antecederão as apresentações musicais, bem como uma exposição de fotografias de shows ao vivo de música instrumental, registradas por 4 fotógrafos convidados para a mostra.

As apresentações, divididas em seis dias, foram filmadas em alta qualidade, com captação de áudio e vídeo, mas mantendo o clima de live, e acontecerão nas plataformas de streaming. Esse registro permanecerá online, mesmo após a Mostra, como um registro da música instrumental, seus compositores e composições, nesse momento da história.

Todos os shows terão como mestre de cerimônias o multi-instrumentista, pesquisador e compositor, Thiago Espirito Santo. Além dessa apresentação, Thiago conduzirá uma série de entrevistas, com todos os artistas participantes, sobre o cenário instrumental do país, como é viver de música, seus próprios processos de composição e como vêem o futuro da música instrumental no Brasil.

“Com esses diferentes profissionais oferecendo o seu ponto de vista sobre a música instrumental, esperamos expandir a compreensão sobre esse estilo musical que tem tanto potencial para crescer junto ao grande público, bem como apresentar ao Brasil todo, e ao exterior, os talentosos compositores e instrumentistas que temos por aqui.” Complementa a criadora e produtora Giselle Ventura.

No line up estão:

Alexandre Ribeiro, clarinetista e compositor muito respeitado na cena instrumental paulista, tem seus trabalhos próprios e também já se apresentou junto a Orquestras e muitos artistas da cena nacional.

Amilton Godoypianista, compositor, maestro e arranjador participou e venceu importantes concursos de piano a longo de sua carreira, foi um dos criadores de um dos maiores grupos instrumentais reconhecido nacional e internacionalmente,  Zimbo Trio.

André Marques, pianista, compositor e arranjador, acompanha Hermeto Pascoal há mais de 20 anos e tem uma sólida carreira na música instrumental.

André Mehmari, compositor, arranjador e multi instrumentista, tornou-se conhecido pelo grande público ao vencer, em 1998, a primeira edição do Prêmio Visa de MPB.  Apontado como um dos mais originais e completos músicos da cena brasileira atual.

 

Arismar do Espirito Santo, Nome consagrado no meio musical, referência em vários instrumentos, Arismar do Espirito Santo é um artista completo. Recebeu o Prêmio Sharp de Música e foi eleito um dos 10 melhores guitarristas e violonistas do Brasil (revista Guitar Player).

 

Edu Ribeiro, baterista, compositor e educador, vencedor de dois Grammy Awards. Em seus 25 anos de carreira, Edu gravou/lançou diversos álbuns como líder, com seus grupos Trio Corrente e Vento em Madeira.

 

Fábio Peron, bandolinista, é expoente da nova geração de músicos brasileiros. Tem se dedicado à composição, pesquisas e arranjos de vários estilos da música, combinando tais influências com o virtuosismo, o ritmo e a harmonia de suas melodias.

 

Jota P. – João Paulo Ramos Barbosa, toca saxofones e flauta, compõe e arranja, e tem 2 discos lançados. Acompanha Hermeto Pascoal pelo mundo em um ambiente musical totalmente desafiador e improvisado.

 

Léa Freire –  Léa Freire, flautista e compositora, ouvia desde cedo eruditos brasileiros como Guarnieri, Villa Lobos, Radamés Gnattali e Souza Lima entre outros, durante seus estudos de piano, onde também conheceu a obra de Bach, Debussy e os muitos autores estrangeiros. Também se interessou pelo rock and roll e depois o jazz, que a trouxe de volta para a bossa nova, que chamou o choro e que mostrou o caminho para os inúmeros ritmos brasileiros. Está em uma nova etapa – a de unir o popular ao erudito – o formalismo à improvisação, com sotaque brasileiro.

 

Projeto Unknown é formado pelos conhecidos Djalma Lima (guitarra), Gustavo Bugni (piano), Bruno Migotto (contrabaixo) e Cuca Teixeira (bateria) e apresenta um som criativo, livre de rótulos ou preconceitos.

 

Michael Pipoquinha, contrabaixista e compositor, toca desde criança, é tido como um dos mais jovens improvisadores virtuosos do país e é artista convidado para shows em festivais de jazz por toda a Europa, geralmente acompanhado de Big Bands.

 

Panorama do Choro Paulistano Contemporâneo, criado pelos  percussionistas Roberta Valente e Yves Finzetto, lançou 2 discos, com músicas de autores que nasceram em São Paulo e/ou fixaram morada no Estado, com um time dos sonhos do choro de São Paulo.

 

Silvia Goes tornou-se profissional aos 11 anos, e, aos 27 se encantou pelo piano, instrumento que segue até hoje. Silvia, nesses 60 anos de atividade musical, gravou 9 CDs, lançou 8 livros – entre eles “O Cérebro Musical”, “A Música no Divã” e o mais recente “Ser Músico – Pequeno Manual Prático”. Ministra cursos e palestras motivacionais sobre o “Desenvolvimento Humano Através Da Harmonia Musical”.

 

Toninho Ferragutti é acordeonista, compositor e arranjador com três indicações ao Latin Grammy. Com 9 trabalhos autorais é reconhecido no Brasil por suas composições e o virtuosismo no instrumento.

 

Os fotógrafos

André Chuí

“Fotógrafo e mais um monte de coisas: administrador e sociólogo, consultor de branding meio publicitário;  orientador profissional e de carreiras em construção, e por último, mas não menos importante, contrabaixista.” André tem uma série especial de fotografias dedicada apenas à música ao vivo e, durante o período de quarentena, vêm desenvolvendo o projeto BioMus, fotografando remotamente, músicos reclusos em suas casas.

 

Paulo Rapoport

Sociólogo formado pela USP, músico e fotógrafo.

Devido a sua longa atividade como músico esse é o primeiro assunto presente de seu trabalho fotográfico. ” Acredito que a fotografia acabou sendo a síntese dos meus interesses e necessidade de expressão, passando a ser a minha atividade principal nos últimos anos.”

 

Jean Carvalho Cruz

Estudou fotografia na Escola Panamericana de Artes, trabalhava em loja de discos e com produção de shows. Daí, a união das duas coisas foi muito natural, de cliques sem compromisso até assumir a fotografia profissionalmente.

Tiago Cardeal

“Uma imagem causa impacto! Gosto de olhar tudo ao redor por um ângulo diferente. Tento transmitir mensagens, emoções e surpresas através das fotografias.” Já participou de exposições no MIS em São Paulo, Pinacoteca de Santos, Teatro Municipal de Santos entre outros.

 

 

Mestre de Cerimônia, Entrevistador Anfitrião

Thiago Espirito Santo tem mais de 25 anos de carreira e inspira músicos e audiências pelo Brasil todo. Além de tocar, é professor, produtor, arranjador, apresentador e compositor premiado.

Thiago é reconhecido como um dos mais versáteis e originais contrabaixistas em atividade no mundo. O gosto pela liberdade de execução do instrumento o tornou referência no cenário jazzístico mundial.

  

Produção Executiva

Giselle Ventura, produtora e empresária musical há mais de 20 anos, é responsável pela gestão de carreira do artista Thiago Espirito Santo e pela criação e curadoria de projetos e shows especiais, além de turnês de artistas nacionais e internacionais.

Fotos emhttps://drive.google.com/drive/folders/1CeNIVOqLDgT-0q1S9QEXYduuP9xl73jf?usp=sharing

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA MOSTRA INSTRUMENTAL PAULISTA

12 a 25 de abril de 2021

12/4 a 25/04 – mostra de fotografias nas redes sociais

20/04 a 25/04 – shows às 19h e 20h

Classificação indicativa – Público em geral de todas as idades 

20/04 – Terça-feira

19hs – André Mehmari

20hs – Alexandre Ribeiro convida Alessandro Penezzi

    COMPLETA 21h – Silvia Goes convida Thiago Espirito Santo

21/04 – Quarta-feira

19hs – Edu Ribeiro Trio

20hs – Arismar do Espirito Santo

22/04 – Quinta-feira

19hs – Jota P. Quinteto

20hs – Michael Pipoquinha convida Sandro Haick

23/04 – Sexta-feira

19hs – Panorama do Choro Paulistano Contemporâneo

20hs – Toninho Ferragutti

24/04 – Sábado

19hs – André Marques Trio

20hs – Projeto Unknown

  25/04 – Domingo

      18h – Léa Freire

      19h – Fábio Peron Trio

       20h – Amilton Godoy

anuncio patrocinado