Fiocruz entrega nesta sexta mais 5 milhões de doses da Oxford

A previsão faz parte de um total de 18,4 milhões de doses do imunizante previsto para até o dia 1º de maio

 

Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) vai entregar nesta sexta-feira (23) mais 5 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra a covid-19 ao Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde. A Oxford/AstraZeneca é produzida pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos, com ingredientes importados. A quantidade será de 300 mil doses a mais do que as 4,7 milhões que foram previstas inicialmente para esta semana.

Por questões logísticas relacionadas à distribuição das vacinas, a Fiocruz passará a liberar os lotes para o PNI (Programa Nacional de Imunizações) sempre às sextas-feiras. Segundo a fundação, a decisão foi tomada em conjunto com o Ministério da Saúde, o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e o Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde).

Na semana passada, Bio-Manguinhos também liberou 5 milhões de doses, porém em duas remessas, na quarta-feira e na sexta-feira. Para a semana que vem, o cronograma prevê mais 6,7 milhões de doses, o que fará com que a fundação entregue mais de 18,4 milhões de doses no mês de abril.

Para os próximos meses, a programação é que as entregas cresçam em volume e cheguem a 21,5 milhões, em maio; 34,2 milhões, em junho; e 22 milhões, em julho. Desse modo, a fundação cumprirá a meta de produzir 100,4 milhões de doses a partir do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) importado, conforme acordo de encomenda tecnológica firmado com a farmacêutica AstraZeneca. No segundo semestre, a Fiocruz prevê produzir 110 milhões de doses com IFA fabricado no Brasil.

Já foram entregues ao Programa Nacional de Imunizações 14,8 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, sendo 10,8 milhões produzidas por Bio-Manguinhos. As outras quatro milhões foram importadas prontas da Índia nos meses de janeiro e fevereiro.

A vacina Oxford/AstraZeneca tem eficácia de 76% 20 dias após a primeira dose. Com a segunda aplicação, o percentual sobe para 82%.

Vacinas aplicadas

O Ministério da Saúde está distribuindo aos estados e Distrito Federal 3,5 milhões de doses de vacinas contra covid-19 nesta semana. Desde o início da campanha de vacinação, em 18 de janeiro, foram destinadas a todas as unidades federativas mais de 57,3 milhões de doses de imunizantes, com um alcance de aproximadamente 32,6 milhões de brasileiros. Até o dia 22 de abril, mais de 34 milhões de doses já foram aplicadas.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.