Balão gástrico: saiba como funciona procedimento de Jojo Todynho

Segundo gastrocirurgião, dispositivo para controlar saciedade pode ser colocado e retirado a qualquer momento

 

Jojo Todynho deu um baita susto nos fãs ao aparecer no hospital nesta semana para realizar o procedimento de retirada de balão gástrico.  A cantora teria passado menos de 25 dias com o dispositivo para controlar a sensação de saciedade e eliminado 14 kg. Jojo, no entanto, não se adaptou ao tratamento, que a teria deixado “muito desconfortável”.

Segundo o gastrocirurgião Eduardo Grecco, endoscopista do Instituto EndoVitta, o balão gástrico é um dispositivo de silicone que pode ser colocado e retirado a qualquer momento no prazo de 12 meses, dependendo da validade. Feito em ambiente hospitalar, o procedimento de inserção se assemelha a um exame de endoscopia, e pode eliminar até 20% do peso total.

“A ideia é que o balão sirva como forma de mudança de hábitos. O verdadeiro tratamento, no entanto, começa com a retirada do dispositivo, já que o paciente não terá mais nada para ajudá-lo. Por isso, é indispensável o acompanhamento psicológico e nutricional”, explica o cirurgião.

A colocação e retirada do dispositivo custa em torno de R$ 13 mil, segundo a estimativa de Grecco.

“É natural que os pacientes relatem algum desconforto no início do tratamento”, avalia o endoscopista, referindo-se ao caso de Jojo Todynho.

“No começo o paciente tem muitos sintomas como dor, desconforto, vômito e enjoo, por isso encara uma dieta líquida nas primeiras três semanas. Mas logo vai se acomodando.”

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.