Parabéns, capital!

 

 

 

A capital da República foi erguida em menos de quatro anos, no meio do cerrado durante o governo de Juscelino Kubitschek. Surgiu após várias discussões sobre a transferência de poder político do litoral, para algum ponto central.

Nascida em 21 de abril de 1960, um marco na historia brasileira, a ideia seguia o urbanismo de Lúcio Costa, a arquitetura de Oscar Niemeyer e projetos de estrutura de Joaquim Cardoso com várias transformações, a partir de uma concepção modernista com sua diversidade de povo e cultura, Brasília já foi palco de muitas manifestações históricas.

Brasília é um patrimônio histórico da humanidade, tendo um reconhecimento por muitos devido aos projetos urbanísticos e arquitetônicos quem encantam  olhares.

Formada pelas Asas Norte e Sul, Setor de Garagens e Oficinas, Setor Militar Urbano, Setor de Indústrias Gráficas, Área de Camping, Eixo Monumental, Esplanada dos Ministérios, Setor de Embaixadas Sul e Norte, Vila Planalto, Granja do Torto, Vila Telebrasília, Setor de áreas Isoladas Norte e ainda é sede dos três poderes da Republica do Brasil. Executivo, Legislativo e Judiciário.

Brasília carrega vários pontos turísticos em sua riquíssima arquitetura quando além de seu lindo paisagismo de Burle Max. A cidade tem pontos que são verdadeiras obras de arte. A praça dos Três Poderes, o Congresso Nacional, Palácio do Planalto onde também se tem belíssimas obras de arte, temos o Supremo Tribunal Federal onde também se encontra a famosa estátua da Justiça, Palácio do Itamaraty com obras de artes  que enfeitam seus salões produzidas somente por brasileiros, Palácio da Alvorada, Palácio da Justiça com uma arquitetura moderna, Biblioteca Nacional, a ponte JK, Torre de TV e Mirante de Brasília, os bares na  Orla do Lago, Feira da Torre, Pontão do Lago Sul, Jardim Botânico de Brasília,  Ecoparque Villa  Giardini, Parque Ecológico de Águas Claras, Ermida Dom Bosco e Praça dos Cristais.

A capital além de parecer um grande museu ainda nos oferece o Memorial JK, Centro Cultural Banco do Brasil, Caixa Cultural de Brasília, Museu de Valores do Banco Central, Museu Nacional, Museu do Catetinho, Catedral Metropolitana de Brasília, Templo da Boa Vontade, Igreja Dom Bosco, Igrejinha, Espaço Cultural 508 Sul, FADM, FBT e o Teatro Dulcina que ocupam ao mesmo espaço, o Teatro Nacional, entre vários pontos turísticos. Brasília tem uma beleza única. Com seus balões, tesourinhas e túneis, seus bares… Não temos esquina, mas temos entre quadras. Esta cidade que é inspiração para vários artistas e de lá saem grandes marcos. Athos Bulcão tem sua marca na cidade, edifícios no Aeroporto Internacional de Brasília, na Catedral Metropolitana de Brasília  e no congresso nacional, podemos perceber vários artistas plásticos e além de obras em museus, artistas que criaram um belíssimo paisagismo na cidade, a capital  obteve  uma marca grande na música como  Capital Inicial, Raimundos, Ellen Oleria, Mascavo entre outros. A nossa  capital  que não e só do rock, é  do axé, do samba, do choro, do jazz, do rap, sertanejo, reggae, MPB, do eletrônico… É a Brasília de todos os sons e de todas as artes. Nas cênicas  Brasília não fica para trás. Tem desde vampiros a anjos circulando pela cidade. Podemos citar nomes como Juliano Cazarré, Welder Rodrigues, Alvaro Neto, Matheus Solano, entre muitos talentos. Com certeza você pensou em algum objeto, arquitetura ou artista que não está aqui, pois é uma cidade de muitos talentos e beleza. É uma cidade de muitos encantos.

Brasília de muitas artes com artistas multifacetados, onde produzem, desenvolvem e apresentam ao mesmo projeto sempre com sorriso nos olhos. Brasília das plásticas, cênicas, da música… Brasília de muitas artes…. Brasília de todas as artes, todas as culturas, estilos e tribos.

Brasília em sua planta parece um avião, avião este que decola nas artes, por onde se olha, se vê uma exposição onde se realizam de grandes canções a exposições, uma cidade que te leva em uma viagem no meio de tanta beleza que fluem a sua imaginação, inspirando canções, obras plásticas e visuais e muitas apresentações em ruas, palcos e escolas. A arte assim decola neste avião.

Venha você também viajar e com esta cidade se encantar, pois este avião de brasilienses e candangos está sempre disposto a viajar.  Avião ou pássaro, ela está sempre pronta a decolar .

 

Por Gabriel Ferreira

 

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.