Programa CCBB Educativo Arte & Educação

Programação semanal destacada os 61 anos de Brasília

 

Nesta semana, a programação do CCBB Educativo destaca o Aniversário de Brasília, em 21 de abril, com visita on-line especial, focando no rico patrimônio material, imaterial, natural e artístico da capital do país, englobando o próprio CCBB Brasília, ele próprio parte integrante e pulsante desse patrimônio. O debate não apenas desvendará o mapa da capital, com as maravilhas resultantes do talento de tantos artistas como Oscar Niemeyer, Athos Bulcão e Lúcio Costa, como mergulhará nas profundezas do Lago Paranoá em busca de uma vila submersa. Também aspectos sócioculturais da cidade, incluindo aquela que não costuma ser apresentada como cartão postal, serão abordados no encontro realizado digitalmente.

A programação da semana também conta com Visitas Mediadas Online Visitas para Escolas e Instituições, idiano à antiguidade”Lugar de CriaçãoCom a Palavra “Sobre Ivan Serpa: a expressão do concreto“, com Daniela Bousso e Múltiplo Ancestral “Per Concertos- Concertos para monumentos e outros biomas urbanos”, com Camilo Gan e Johnny Herno.

O programa oferece, mensalmente, visitas educativas, cursos, oficinas, encontros e práticas culturais, tudo adaptado para o universo digital nesses tempos de pandemia. As atividades dialogam com a programação do CCBB e destinam-se a todos os públicos, com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, cultura e interessados.

Sucessos do programa ccbb educativo acessível pelo site

A todo momento, o público pode visitar o site www.ccbbeducativo.com  para acessar um vasto acervo de atividades digitais já realizadas. Destaque para Com a Palavra, em que especialistas conduzem visitas por exposições de sucesso que passaram pelo CCBB, a exemplo de Linhas da Vida, de Chiharu Shiota, edições dos cursos Tranversalidades, ambas as atividades com tradução em libras e Pílulas Mediadas às exposições “Egito Antigo- do Cotidiano à Antiguidade”, “Ivan Serpa” e “Alphonse Mucha”. No site estão disponíveis mais de 100 atividades para crianças e famílias e cerca de 200 conteúdos voltados à comunidade escolar, artistas e público em geral. O acervo aborda assuntos transversais entre arte, cultura, educação e contemporaneidade.

*O programa CCBB Educativo-Arte e Educação funcionará, exclusivamente online, enquanto durar a restrição determinada pelo GDF, como medida de contenção da pandemia. Como já vinha investindo em conteúdos nas plataformas digitais desde o início da pandemia, públicos diversos continuarão contando com uma rica programação para curtir, informar-se e aprender sem ter que deixar a segurança de casa.

 

 

 

VISITAS PARA ESCOLAS E INSTITUIÇÕES

O que é: Atividades de mediação cultural para escolas e outras instituições em grupos de 10 a 45 pessoas, nos turnos da manhã, tarde e noite.

As visitas mediadas realizadas pelos educadores são sempre pautadas pela conversa em torno de temas relevantes do presente, como as produções artísticas que nos ajudam a compreendê-lo e o patrimônio cultural como forma de construção de nossa identidade, levando em consideração a pluralidade de nossos públicos.

Na modalidade virtual, as visitas acontecem mantendo essa vocação. Acreditamos que é possível manter a intensidade e a potência das conversas, mesmo à distância. A partir de ativações, questões e de uma escuta sempre atenta às experiências do público, os educadores prepararam visitas com temas distintos.

As atividades envolvem o contato com conteúdos das exposições em conversas e exercícios de reflexão e invenção, preparados e acessíveis para pessoas de todas as idades.

Serviço:

Durante todo o mês de abril

Duração: 0h50 ou 1h40. 

Capacidade: grupos de até 45 pessoas, com mínimo de 10 participantes.

Classificação indicativa: a partir de 5 anos. 

Inscrições: www.ccbbeducativo.com/visitas

 

VISITAS MEDIADAS ONLINE  

O que é: Visitas à exposição permanente “Acervos do Brasil, do Museu Banco do Brasil e à exposição Egito Antigo- do cotidiano à antiguidade. e ao Centro Cultural Banco do Brasil Brasília. O público pode escolher entre três propostas de visitas em diferentes dias e horários.

Serviço:

Até 25/04

Domingos às 10h, 12h, 16h e 17h30.

Terças, quartas e sextas, às 10h, 12h, 16h, 17h30 e às 19h. Quintas às 10h, 12h, 16h e 19h.

Sábados às 10h, 12h e 16h.

A partir de 27/04 – Domingos, segundas, quartas e sextas, às 12h e às 18h.

Quintas e sábados às 12h.

Duração: 1h

Classificação indicativa Livre – Indicado para pessoas acima de 5 anos.

www.ccbbeducativo.com/visitas.

https://www.sympla.com.br/produtor/ccbbeducativo

 

 

24/04- LUGAR DE CRIAÇÃO- Oficinas de Artes

O que é: Vivências para todos os públicos com atividades artísticas de criação e mediação cultural que estimulam o convívio e o diálogo com as artes e com temas da atualidade.

Sinopse: Exercícios de experimentação de materiais, sons e movimentos em processos artísticos voltados à criação de imagens.

Serviço:

Sábados às 15h00.

Duração: 1h

Classificação indicativa: a partir de 3 anos

Capacidade: 100 pessoas

Local: redes do CCBB e site do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação

www.ccbbeducativo.com

24/04 – OFICINA DE ARTES

20/04- COM A PALAVRA-  “Sobre Ivan Serpa: a expressão do concreto – em exposição no CCBB São Paulo”, com Daniela Bousso

O que é: Visitas mediadas realizadas por especialistas ou profissionais referência em temas diversos. Aborda as exposições a partir de outros campos de conhecimento, assim como múltiplos olhares, modos de conhecer e de se relacionar com a arte.

Sinopse: Um panorama completo sobre a vida e a obra do artista carioca, considerado referência na história da arte brasileira moderna e contemporânea. Ivan Serpa (1923-1973) foi um dos maiores artistas plásticos brasileiros, com importante e rica trajetória, tendo criado e liderado o Grupo Frente, que protagonizou uma revolução na arte nacional através da arte concreta e outras manifestações. A mostra traz à tona as diferentes linguagens utilizadas pelo artista em obras de coleções particulares, de museus e de sua própria família.
A exposição resume a essência da obra desse grande artista que, apesar de ser mais conhecido pelo Concretismo, também se aventurou pela liberdade do expressionismo, sem nunca perder contato com a ordem e a estrutura. Trata-se de uma exposição única, de um artista complexo, definitiva para reascender a memória sobre esse operário artístico tão importante para a arte moderna brasileira.”

Sobre Daniela Bousso: Doutora em Artes Visuais e Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, colaboradora do Canal Contemporâneo, da revista Select. Docente no curso de pós- graduação “Estéticas tecnológicas” da PUC-SP, coordenadora do curso independente “De Leonardo ao digital” no Instituto Cervantes. É especialista em planejamento e estratégia de políticas institucionais e corporativas para a arte contemporânea. Atuou na curadora de exposições, organização de projetos culturais, concepção de premiação e demais projetos como o planejamento estratégico da renovação do Museu da Imagem do Som em São Paulo. Foi diretora do Paço das Artes de 1997 a 2007 e dirigiu o Museu da Imagem do Som.

Serviço:

Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 10 anos

Local: redes do CCBB e site do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação

Acesso: Evento gratuito

Inscrições: www.ccbbeducativo.com

21/04- ANIVERSÁRIO DE BRASÍLIA – Visita online especial

O programa CCBB Educativo realizará visitas mediadas especiais com foco no rico patrimônio cultural dessa cidade em diálogo com a história do CCBB em Brasília, explorando aspectos do Modernismo brasileiro, a arquitetura e paisagismo de suas instalações, em contato com artistas e obras que integram seus espaços.

Serviço

Quarta-feira às 12h e às 18h

Duração: 1h

Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 10 anos

Local: redes do CCBB e site do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação
Inscrições: www.ccbbeducativo.com

21/04- ANIVERSÁRIO DO CCBB SÃO PAULO – Visita online especial  

Para celebrar o aniversário do Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo, o Programa CCBB Educativo realizará duas visitas especiais, convidando o público a dialogar sobre o centro histórico, o contexto de formação da cidade (triângulo histórico) e como um centro cultural pode valorizar o passado ao mesmo tempo que promove ações no presente. Nos encontros, poderemos refletir sobre a importância do CCBB São Paulo para a revitalização da área central da cidade, com a sua modernização urbana e investimentos na Cultura.

Serviço:

Quarta-feira às 16h30.

Duração: 1h

Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 10 anos

Local: redes do CCBB e site do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação

Inscrições: www.ccbbeducativo.com

23/04 – MÚLTIPLO ANCESTRAL- “Per Concertos- Concertos para monumentos e outros biomas urbanos”, com Camilo Gan e Johnny Herno

O que é: O Múltiplo Ancestral são trocas ligadas a diferentes saberes e práticas culturais, articulando a memória e o patrimônio. Alia a tradição oral, o afeto e olhares sobre o patrimônio material e imaterial, fortalecendo a relação do sujeito com a diversidade. Mensalmente, um novo episódio disponível em vídeo sobre saberes ancestrais, contação de histórias, brincadeiras, cantigas e outras manifestações da cultura brasileira.

Sinopse: Trabalho proposto pelos músicos mineiros e agitadores culturais, Camilo Gan e Johnny Herno, que tem como objetivo traduzir as paisagens etnográficas em forma de musicalidade espontânea, onde o arquivo sonoro de cada um dos artistas é o sensor primordial para interpretar as notas musicais presentes nas formas físicas de monumentos. Em sua primeira edição escolheram o berço da vanguarda da arquitetura modernista do Brasil, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, apresentando 4 atos, Saudação a Lagoa (Portal da Memória), Casa do Baile, Museu de Arte da Pampulha e Igreja de São Francisco de Assis. E no entorno da Avenida do Contorno, no coração da encruzilhada das 4 avenidas, o Centro Cultural Banco do Brasil com seus prédios e monumentos, encontra-se o carrilhão de palmeiras em linha reta, com folhas secas, flores e cores expandindo o contorno e os braços do complexo arquitetônico em seus espaços que regam arte junto ao pulso da metrópole. Com licença poética, Camilo e Johnny propõem nesta segunda edição de Per Concertos, celebrar com cantos, arte sonora e poesia corporal a referência dos espirais, das rodas sagradas em torno do fogo, ou até mesmo a luz do sol, no ancestral dos ciclos de translações e rotações, rumo ao infinito da imaginação, em que impressões da visita criam o enredo e a cena para a trilha súbita.

Sobre os convidados: Camilo Gan é percussionista, dançarino e educador musical, com carreira iniciada em 1998. Orgulha-se que sua formação profissional se inicia e está conectada, principalmente, aos saberes da cultura negra. Johnny Herno é um artista com 20 anos de dedicação à música e às artes, atualmente trabalha com composições exclusivas para o monocórdio Berimlata.

Serviço:

Sexta-feira às 10h

Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 3 anos

Local: redes do CCBB e site do CCBB Educativo

Inscrições: www.ccbbeducativo.com

Assessoria de imprensa CCBB Educativo – Conteúdo Comunicação

Adriana Morais- (61) 98156-9563

Charlotte Vilela- (61) 98151-2400

conteudocomunicacao@gmail.com

 

Assessoria de imprensa CCBB: Pedro Emídio – pedro.emidio@bb.com.br – (61) 98478-8416

CCBB Brasília

Aberto de terça a domingo das 9h às 21h

SCES Trecho 2 – Brasília/DF | Tel.: (61) 3108-7600

E-mail: ccbbdf@bb.com.br   Site: bb.com.br/cultura

Redes sociais: facebook.com/ccbb.brasilia, twitter.com/CCBB_DF e instagram.com/ccbbbrasil

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.