Filme brasileiro sobre Lévi-Strauss é selecionado em mostra da República da Eslovênia

Lévi-Strauss, Saudades do Brasil, longa-metragem dirigido por Maria Maia, está na seleção de filmes brasileiros para exibição online no evento “Latin American Days”, promovido pelo Ministério das Relações Exteriores da República da Eslovênia, que se realizará entre 19 e 23 de abril.

Trata-se de um evento anual da Conferência Internacional dos Dias da América Latina e do Caribe, em que participam autoridades governamentais e grandes empresas destes e de outros países latino-americanos e europeus, com o objetivo de fortalecer a cooperação bilateral e birregional com os países da América Latina e Caribe.

Os temas dos filmes da conferência versam sobre as áreas de conteúdo do evento – em especial, antropologia, etnologia, meio-ambiente e gestão de recursos hídricos. Além de Lévi-Strauss, Saudades do Brasil, foram selecionados os filmes Ailton Krenak: o Sonho da Pedra, de Marco Altberg e Caminho do Mar, de Bebeto Abrantes.

O documentário realizado por Maria Maia e produzido por Dea Barbosa para a TV Senado, em 2006, faz uma reconstituição da experiência que o pensador, antropólogo e etnólogo francês Claude Lévi-Strauss teve no início da sua carreira no Brasil, de 1935 a 1939. O antropólogo fez parte da segunda leva de professores europeus que vieram dar aula na recém-criada Universidade de São Paulo (USP).

Além de uma entrevista com o próprio Lévi-Strauss, em Paris, o filme traz depoimentos de Jean Malaurie, editor de “Tristes Trópicos”, Antônio Cândido, Manuela Carneiro, Eduardo Viveiros de Castro e Caetano Veloso, que o cita em sua canção O Estrangeiro, belamente interpretada no filme. Link: https://www.youtube.com/watch?v=PK7Hh0hZzeE

Mais informações sobre a conferência: https://bledstrategicforum.org/blog/3rd-latin-american-and-caribbean-conference/

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.