Saiba tudo sobre clareamento dental

 

Os cuidados com a aparência e saúde do corpo, cabelos e pele são essenciais para a manutenção da autoestima e para o processo de desenvolvimento da autoconfiança. No entanto, um sorriso bonito e brilhante tem se tornado, cada vez mais, o foco de interesse das pessoas, e a procura pelo clareamento dental tem disparado entre os tratamentos para a promoção da beleza e bem-estar.

Afinal, tais atributos são extremamente importantes no cotidiano para o alcance de objetivos e o melhor desenvolvimento social, visto que a aparência do sorriso está diretamente relacionado com a autopercepção e até senso de higiene, bem como na imagem que demais pessoas com que se relaciona constroem.

O clareamento é um procedimento de cunho estético que tem como objetivo eliminar a coloração amarelada que o dente pode adquirir com o passar do tempo.

Essa tonalidade pode ser resultado desde condições genéticas até hábitos alimentares ou o uso de medicamentos.

O tratamento é realizado a partir de substâncias químicas que, em reação com o oxigênio, ajudam a modificar a cor e nuance dos dentes, deixando-os mais brancos e brilhantes.

Tal recuperação pode impactar positivamente na autoestima e na capacidade de melhor interagir nas relações interpessoais, bem como no bem-estar com a própria fisionomia.

Como o tratamento é realizado?

Como qualquer outro procedimento dentário, o tratamento de clareamento deve ser feito com o acompanhamento de um profissional dentista. 

Esse especialista é quem irá verificar a necessidade e aplicabilidade do processo para cada paciente, bem como garantirá que tudo seja feito com segurança e responsabilidade.

Antes do tratamento, o médico responsável poderá pedir uma bateria de exames para verificar a presença de algum problema na parte superficial e interna dos dentes, a fim de identificar o nível de sensibilidade. Também pode ser necessário realizar essa checagem após o fim do tratamento.

Depois da análise clínica sobre a saúde do paciente, o gel clareador é aplicado ao redor dos dentes (protegendo a gengiva), causando uma reação química que quebrará as moléculas responsáveis pela tonalidade amarelada.

Tipos de clareamento

Esse procedimento é uma técnica que pode ser realizada de três diferentes formas: com o dentista no consultório, com kits caseiros ou em uma combinação de ambos. No último caso, o procedimento se inicia com o dentista e é seguido pelo próprio paciente à domicílio.

  1. Clareamento a laser

O clareamento a laser é realizado exclusivamente no consultório médico e é considerada a forma mais efetiva de alcançar os resultados almejados. É a forma mais cara de procedimento e tem o risco de causar a sensibilidade nos dentes.

  1. Clareamento caseiro

Essa forma de clarear os dentes é realizada a partir de um kit que é disponibilizado pelo próprio dentista. 

Por ser feita com o acompanhamento mais distante, o tratamento usa uma quantidade mais baixa de clareadores, o que pode ocasionar em uma das formas mais demoradas para obtenção do resultado, podendo chegar a três semanas de tratamento.

Para sua realização, é necessário o uso diário dos produtos em um processo que pode durar de 30 minutos a 8 horas.

  1. Tratamento em consultório e em casa

O dentista utilizará produtos mais fortes e concentrados para alcançar o efeito com mais rapidez e eficácia. 

No entanto, conforme o quadro e necessidade, é possível que ele indique um tratamento complementar caseiro para garantir o melhor efeito e duração, realizando a manutenção do tratamento.

Para que serve o clareamento?

Com o decorrer dos anos, naturalmente os dentes tendem a adquirir aspectos mais amarelados, principalmente devido aos hábitos e costumes alimentares. 

Além disso, pacientes que fazem uso do aparelho de dente também podem necessitar/desejar o tratamento, visto que a estrutura e a alimentação realizada durante o uso podem impactar na estética dental.

O clareamento estético serve para eliminar esse tipo de mancha dos dentes, devolvendo a cor original e um sorriso mais harmonioso.

Outros tratamentos estéticos também podem ser utilizados com a mesma intenção de corrigir a coloração dos dentes, como é o caso da aplicação da lente de contato dental, que também pode contribuir para outros ajustes.

No entanto, até para a aplicação da lente, pode ser necessária a realização prévia do clareamento intenso para que os resultados sejam plenamente satisfatórios. Isso ocorre principalmente quando a lente é colocada em apenas alguns dentes.

Principais benefícios e vantagens

Os benefícios da realização desse tipo de procedimento estético são perceptíveis. Inclusive, por esse motivo o clareamento se tornou o tratamento mais realizado nos últimos anos no país. 

Para se ter uma ideia, a Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE), afirmou que o Brasil é o segundo país com o maior índice de alterações odontológicas do mundo, sendo o clareamento o procedimento mais demandado.

 Por isso, é preciso identificar as principais vantagens do clareamento dental, sendo elas:

  • Melhora do bem-estar e autoestima;
  • Maior satisfação com a própria aparência;
  • Grande durabilidade;
  • Tratamento seguro;
  • Baixo custo.

Com relação à durabilidade, é importante ressaltar que com os cuidados devidos, realizando a higienização e alimentação correta, o tratamento pode durar entre dois e cinco anos.

O clareamento é um procedimento recorrido principalmente por pacientes que fizeram o uso do aparelho ortodôntico fixo, pois estes podem deixar os dentes manchados e com as marcas de uso do acessório, principalmente devido a colagem e hábitos alimentares durante o tratamento, conforme mencionado.

O tratamento clareador torna-se, assim, uma saída para retomar a cor original dos dentes e estabelecer um sorriso perfeito, com alinhamento e tom tão desejados.

Além disso, uma boa notícia é que pacientes que fazem o uso do implante dentário também podem realizar o procedimento para clarear alguns dentes que possam estar escurecidos.

No entanto, nesse caso, o ideal é que a peça seja colocada após, ou considerando a coloração para tratamento, pois os implantes não podem ser clareados.

Restrições à realização do clareamento

Ainda que grande parte dos pacientes interessados em realizar o tratamento sejam aptos a fazê-lo, é necessário manter-se atento às contra indicações.

 

Por isso, basicamente, o clareamento não poderá ser realizado por pacientes com:

 

  • Menes de 18 anos;
  • Gestantes ou lactantes;
  • Quadros de periodontite ou problemas de cáries;
  • Dentes quebrados ou gastos;
  • Sensibilidade na gengiva;
  • Muitas restaurações.

 

Portanto, caso esteja interessado em realizar o procedimento é primordial a consulta e o parecer do dentista, bem como o tratamento prévio de qualquer problema identificado durante a avaliação.

 

Assim, será possível alcançar um dente não só mais branco e brilhante, como também mais saudável.

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações, dicas e conteúdos ricos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.