4 museus focados em comida espalhados pelo mundo

0
Manhattan, New York. November 13, 2020. The Ice Cream Museum in Soho.

Com intenção de homenagear a gastronomia, seja na importância histórica ou na diversão, aumentam as exposições gastronômicas no mundo

 

 

Apesar de ser um pouco inusitado, os museus com foco na gastronomia ganharam um espaço considerável nos últimos anos. Como é essencial para a sobrevivência humana, a importância histórica da comida é fundamental para a formação e a identidade de diversas culturas ao redor do mundo. E nada mais justo do que criar museus que prestam homenagens mais do que justas à comida, não é mesmo? Conheça aqui alguns dos museus que dão foco à gastronomia e que são destaques!

  1. Museu do Sorvete (Nova York e São Francisco, EUA)

O Museu do Sorvete (em inglês, Museum of Ice Cream – MOIC) traz uma estética de museu divertida, para que o público possa tirar fotos para postar nas redes sociais. Com piscinas de granulados coloridos e cenários cor-de-rosa, a estética do estabelecimento é toda voltada para tons pastéis, com várias atividades lúdicas e sensoriais para despertar o apetite em sorvetes. Ao longo do passeio, ainda é possível provar vários sorvetes e doces especiais.

  1. Museu Mais Doce do Mundo (Itinerante, Brasil)

Original de Portugal, o Museu Mais Doce Do Mundo ganhou popularidade no Brasil, principalmente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A proposta do museu é oferecer diversão e cenários “instagramáveis”, para que o público guarde recordações prazerosas. Dentre os cenários, há rosquinhas, cupcakes e sorvetes gigantes para você tirar fotos.

  1. Exposição Pratodomundo – Comida para 10 bilhões (Museu do Amanhã, Rio de Janeiro)

Premiada pelo Grand Prix de bronze na categoria Exposição temporária e visitada por mais de 250 mil visitantes, a exposição Pratodomundo – Comida para 10 bilhões ficou em cartaz no Museu do Amanhã (Rio de Janeiro) em 2019. Agora em ambiente online, a exposição tem como objetivo alimentar dez bilhões de pessoas e refletir sobre os desafios das mudanças climáticas e as consequências da falta de alimentos para a população mundial, sendo dividida em áreas temáticas. Você pode fazer um tour virtual no link https://pratodomundo.museudoamanha.org.br/pt/.

  1. Museu da Gastronomia Baiana (Salvador, Brasil)

O Museu da Gastronomia Baiana é pioneiro na América Latina, pois é o primeiro a ser totalmente dedicado à comida. Com uma proposta inovadora, o museu expõe as histórias das comidas típicas e mais comuns no fogão dos baianos, com as devidas referências culturais, étnicas e sociais que compõem a identidade cultural baiana. Além disso, o museu também conta com um teatro, um restaurante e uma arena para eventos. O acervo do museu é composto por filmes, maquetes, utensílios e vários materiais que fazem parte da gastronomia baiana, inclusive com amostras de pesquisas, que indicam que as receitas baianas, na verdade, foram adaptadas pelas mulheres indígenas que pilotavam o fogão na época da colonização. Devido à pandemia de COVID-19, é possível fazer um tour virtual a uma exposição do museu, através do link: https://www.ba.senac.br/museu/Museu/Exposicao.

anuncio patrocinado