Goiânia faz teste de covid-19 em massa em crianças e adolescentes

Começou na terça-feira, dia 6, testes em massa para a Covid-19 em crianças e adolescentes, de 2 a 18 anos. Os pacientes assintomáticos, da Região Metropolitana de Goiânia e de outros municípios, são atendidos pelo sistema drive-thru, no Câmpus V da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), no Jardim Goiás, em Goiânia. Serão aplicados 5 mil exames gratuitos, até sábado, dia 10 de abril. Os testes são feitos até sexta-feira, das 8 às 19 horas, e no sábado, das 8h às 12h.

Para participar, as crianças e os adolescentes precisam estar matriculados em uma escola e não há necessidade de agendamento. Os interessados devem comparecer ao local acompanhados de pais ou responsáveis e apresentar documento de identificação. É preciso também preencher um Termo de Assentimento Livre e Esclarecido, direcionado aos menores de idade, ou um Termo de Consentimento, no caso dos adolescentes com 18 anos e dos responsáveis pelas crianças. As pessoas com sinais e sintomas de síndrome gripal não podem participar da testagem.

Durante a ação, as crianças e adolescentes passam por uma triagem para realização do teste rápido. A amostra é coletada por meio de um pequeno furo na ponta do dedo (punção digital), para que se obtenha uma gota de sangue para análise. O resultado deve ser liberado em cerca de 20 minutos e, caso seja positivo, a pessoa é encaminhada, de imediato, para outra triagem, para que seja feito um teste de antígeno rápido, coletado por meio de swab nasal (cotonete).

Mesmo para as crianças que já tiveram contato com o vírus antes, as orientações sobre a prevenção continuam. “Os pais precisam seguir as recomendações e as medidas restritivas, mesmo em momentos de lazer com os filhos”, reforça a dra. Bianca F. Fernandes, pediatra em Campinas.
Além de identificar a prevalência da infecção pelo coronavírus, o inquérito nas crianças e adolescentes pretende descrever as características sociais, demográficas e epidemiológicas dos participantes; analisar os fatores associados à contaminação pelo vírus e realizar o rastreamento de contato para os casos positivos.

“É importante a participação das pessoas, pois pretendemos propor medidas de prevenção e controle baseadas nos resultados desse levantamento”, explica a superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim.

A iniciativa é realizada pela SES-GO, por meio das Superintendências de Vigilância e Saúde e da Escola de Saúde de Goiás, além das Regionais de Saúde Central e Centro-Sul. E conta com o apoio das secretarias municipais de Saúde e de Mobilidade de Goiânia; do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás; da PUC-GO e do Centro Universitário Alfredo Nasser (Unifan).

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.