Outono e os cuidados com os olhos

0

A chegada da estação requer cuidados especiais

A estação se caracteriza por clima considerado ameno (temperaturas em torno de 25ºC) e  baixa umidade. Portanto, os especialistas recomendam atenção, visto que o ressecamento ocular e surgimento de problemas ligados à saúde ocular é comum. Os olhos estão mais suscetíveis a ter alergias, infecções e doenças oculares, decorrente dos olhos estarem menos lubrificados e expostos à poluição.

A Dra. Keila Prado, médica oftalmologista da Auge Oftalmologista, explica que a lágrima, ou filme lacrimal, é um líquido produzido pelas glândulas lacrimais, composto por água, sais minerais, proteínas e gordura. “Tem como função lubrificar, limpar e proteger os olhos das adversidades causadas por substâncias estranhas ou micro-organismos”, esclarece a especialista da Auge Oftalmologia.

Para tratar os sintomas do olho seco, faz-se necessário a utilização de lubrificação artificial, ou seja, os colírios. E o médico oftalmologista é o profissional capacitado para diagnosticar e indicar a melhor opção para o paciente. Por isso, é de extrema importância a consulta médica, visto que os olhos ressecados podem ainda desencadear os quadros de conjuntivite alérgica, que pode ser causada por poeira, ou a infecciosa, que tem na sua origem os vírus, bactérias e/ou fungos.

A médica recomenda evitar coçar os olhos, principalmente pela pandemia que estamos enfrentando. “As mãos contaminadas nos olhos, nariz ou boca pode ser porta de entrada do coronavírus”, destaca o especialista.

Cuide da saúde dos olhos no outono:
• Usar soro fisiológico – ou colírio, com indicação médica – para limpar os olhos.
• Proteger os olhos nas atividades externas com óculos de sol.
• Evitar ficar posicionado em frente a ar-condicionado.
• Não coçar os olhos.
• Não compartilhar objetos de uso pessoal, como toalhas, maquiagem e colírios.

Corpo Clínico
Serviço:
Auge Oftalmologia
Brasília Medical Center – SGAN 607 Bloco A Salas 309/310 – Asa Norte
Contato: (61) 3322-6000
www.augeoftalmologia.com.br
Siga também os perfis nas redes sociais.

anuncio patrocinado