Como criar looks monocromáticos para qualquer ocasião?

0

 

Montar um visual diz mais sobre cada pessoa do que ela própria consegue admitir. A escolha de um determinado corte, peça, cor e estampa transmitem o que priorizamos e o que gostamos nas ocasiões mais diversas.

 

Os looks monocromáticos são famosos por passar um ar mais sofisticado e sério, sendo frequentemente usados em contextos mais formais, como ambientes de trabalho.

 

Se você adora montar composições com peças lisas, veja algumas dicas para criar esses visuais em diferentes contextos e, confira também os cuidados que devem ser tomados para não sobrecarregar o look.

 

Nuance de cor

 

A dica de ouro para criar visuais monocromáticos é não usar todas as peças na mesma cor, mas sim apostar em nuances de uma mesma cor (o famoso ton sur ton), o que traz estilo e versatilidade para o look.

 

Embora cores clássicas como o branco, o nude e o preto se destacam nesse estilo, a tendência mais recente é apostar em tons mais quentes que combinam muito bem com a estação.

 

No caso de composições mais coloridas, vale combinar cores contrastantes (amarelo e roxo, laranja e azul, verde e vermelho) para dar personalidade ao visual e deixá-lo equilibrado e alegre.

 

Sobreposições e acessórios

 

Outra dica valiosa para quem deseja compor mais looks monocromáticos é investir em sobreposições e caprichar nos acessórios. Essa estratégia é fundamental já que dá profundidade para a composição e não a deixa cansativa.

 

Lembre-se de que peças um pouco mais compridas (como camisetões, casacos e vestidos longos) alongam a silhueta. Quando escolher as cores, é importante ter em  mente que as cores escuras diminuem e tornam determinada parte do corpo mais discreta, enquanto as cores claras e estampas evidenciam ou aumentam essas partes.

 

Cores clássicas

 

É possível montar looks monocromáticos com qualquer cor. Se você adora roupas brancas, tome cuidado com a combinação calça e camiseta nessa cor caso você não queira ser confundido com profissionais da área de saúde.

 

Em vez disso, opte por peças como macacões, vestidos, saias e shorts nessa cor. Looks monocromáticos brancos são ótimos para ocasiões que pedem leveza e elegância.

 

O preto é outra cor bastante utilizada nesse estilo de visual. A principal vantagem dessa cor é a sua versatilidade, podendo estar presente em visuais do tipo street style (que apresentam uma pegada bem urbana).

 

Para ocasiões mais informais, aposte em uma t-shirt com estampa e a combine com uma saia de couro com detalhes metalizados. O acabamento deste look é dado por uma pequena bolsa transversal de alça de corrente e um bom coturno de couro. Esta é uma combinação prática, fácil de fazer e que dá um ar jovial e versátil devido às texturas e detalhes prateados.

 

Cores inovadoras

 

Para quem gosta de verde, uma ótima dica é investir em casacos longos (claros ou escuros) e criar contraste entre ele e outras peças, o que garante sofisticação para essa composição.

 

Se você curte um visual mais romântico, o rosa é a cor principal para dar essa sensação descontraída – além de tons claros como o amarelo e o azul. Uma boa opção é usar blazer e calça nestas tonalidades combinados a acessórios, como brincos e pulseiras.

 

Para tons mais escuros de azul, invista em outras peças além de calças jeans, calças sociais e terninhos. Uma boa aposta é a camisa jeans sem mangas que permite dar um nozinho na barra. Para um look mais elegante, opte por tecidos diferentes (como o laise) para a blusa em outro tom. Complemente com um sapato de salto e uma bolsa. Outra opção ótima é a pantacourt ou saia jeans.

 

Se você não tem medo de composições fortes, o vermelho é uma das cores mais enérgicas, que transmitem uma personalidade poderosa e determinada. Como esta cor já dá muita presença para quem a veste, vale equilibrar as peças da produção, como um macacão com amarração frontal combinada com uma sandália mule aberta ou rasteira num visual mais minimalista nos pés. Isso deixa o look mais despojado e criativo.

anuncio patrocinado