Rede Feminina celebra Páscoa com pacientes oncológicos do HB

0

Ambulatório de Oncologia foi decorado para uma manhã italiana

Mais de 100 pacientes no Ambulatório de Oncologia do Hospital de Base (HB) participaram, nesta quinta-feira (1º), de uma manhã italiana promovida pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília. Houve distribuição de ovos de chocolate em alusão à Páscoa e decoração com o tema italiano, marcando o encerramento de mais uma edição do Movimento do Bem, desta vez com destino a Roma, capital da Itália.
O movimento consiste em mobilizar pacientes, acompanhantes e voluntários dispostos a fazer atividades físicas, cada um na sua casa, e a compartilhar uns com os outros a quilometragem que percorreram por dia até atingirem a meta estipulada.
“Nós somamos a quilometragem dos 52 participantes envolvidos até conseguirmos alcançar a meta desta edição, que era de 8 mil km, correspondentes à distância entre Brasília e Roma”, detalhou a coordenadora da Rede Feminina, Vera Lúcia Bezerra. “Foram três meses de trocas de experiências entre os participantes até atingirmos a meta”, detalhou.
Na ação de hoje, foram distribuídos ainda sucos de uva e mini pizzas, ao som de músicas italianas. “Mostramos o vídeo da ação dentro da Basílica de Santo Antônio de Pádua, um local que poucas pessoas têm acesso, mas a nossa voluntária que mora em Roma conseguiu filmar”, contou Vera. Foi disponibilizado também um banner com a foto do Papa e outro com a imagem do Coliseu, anfiteatro antigo e famoso ponto turístico de Roma.

Para a paciente oncológica Lídia Maria Reis, 28 anos, a iniciativa trouxe alegria para dias sombrios. “Nós chegamos aqui tão desmotivados, e um gesto como esse nos anima”, declarou. Moradora de Santa Maria, Lídia confessou que estava com sintomas de ansiedade antes de chegar ao hospital. “Na véspera da quimioterapia, eu geralmente nem durmo direito, mas, ao chegar aqui, pude sorrir com essa ação. Agradeço a todos os envolvidos.”

Texto: Thays Rosário
Fotos: Davidyson Damasceno/Ascom Iges-DF
anuncio patrocinado